quarta-feira, 19 de outubro de 2011

É errado usar "o mesmo"?




Embora o uso das expressões o(a) mesmo(a) e os(as) mesmos(as) não seja gramaticalmente incorreto, o seu uso é considerado deselegante e pode demonstrar ignorância da língua ou do uso de pronomes.

Tudo indica que o vício surgiu nos meios jurídicos e policiais, onde o recurso é mnuito utilizado, mas também muito criticado por vários advogados



Vejamos o que diz a 
Profa. Maria Teresa Piacentini*:


Embora possa ser relativamente comum em outros idiomas, no português do Brasil o uso de “o mesmo” no lugar de nomes e pronomes é considerado indevido e até inconveniente. A palavra MESMO pertence a diversas categorias gramaticais e seu emprego é absolutamente correto nas seguintes situações:

A. Como adjetivo/pronome (portanto variável), com o sentido de ‘exato, idêntico! , tal qual, próprio, em pessoa':
  1. Foi pelo mesmo caminho.
  2. Sou sempre a mesma pessoa.
  3. Eles mesmos redigiram o discurso.
B. Como advérbio (portanto invariável), com o significado de ‘justamente, até, ainda, realmente':
  1. É lá mesmo que vendem o produto.
  2. Estes remédios são mesmo eficazes.
  3. Há mesmo necessidade disso?
C. Como conjunção concessiva, equivalente a ‘embora, apesar de':
  1. Mesmo diante de tais alegações em sede de reconvenção e contestação, o apelado quedou-se silente, reforçando ainda mais a veracidade delas.
  2. Sendo assim, mesmo inexistente a cláusula resolutória, com o inadimplemento do outro contratante a parte lesada pode requerer a resolução do acordo.
D. Como substantivo (expressão invariável, no masculino), significando ‘a mesma coisa':
  1. Fato alegado e não provado é o mesmo que fato inexistente.
  2. Houve incidência de juros legais a partir da citação e correção monetária a contar do ajuizamento do pedido, o mesmo acontecendo em relação às despesas processuais e custas derradeiras.
O problema está em usar “o mesmo” no lugar dos pronomes pessoais, sejam do caso reto (ele/ela) ou do caso oblíquo (o/a, lhe). Isso indica pobreza de linguagem ou falta de familiaridade com os pronomes pessoais. Algumas vezes – imagino – a pessoa tem insegurança no trato com os pronomes, mas ao mesmo tempo quer evitar a repetição de um determinado substantivo, então coloca ‘o mesmo' (ou ‘ a mesma', se feminino) no seu lugar.

Observe que nos exemplos 1 e 2, acima, ‘mesmo' acompanha um substantivo – não o substitui. No exemplo 3 acompanha um pronome. Em 4, acompanha um advérbio. Em 5 e 6, um adjetivo. Em nenhum bom exemplo a palavra ‘mesmo' toma a vez do substantivo.

É mais uma questão de estilo do que de gramaticalidade. Digamos então que fica ruim, ou não convém, escrever da forma abaixo:
  • Deixou de constar a declaração do condutor do veículo pelo fato de o mesmo estar hospitalizado sem condições de prestá-la.
  • Registra o parecer técnico que Valente abandonou a esposa e filhos por diversas vezes, sendo que a mesma mudou-se de Estado.
  • Ontem vi meu ex-chefe e convidei o mesmo para um cafezinho.
  • Já que o secretário executivo esteve nos visitando, entregamos ao mesmo a documentação.
  • Busque as fichas no almoxarifado e verifique se as mesmas estão carimbadas.
  • Desejando rever o conteúdo jurídico do projeto, solicito seja o mesmo retirado de pauta.  

Em melhor português você diria assim: 
 
  • Deixou de constar a declaração do condutor do veículo pelo fato de ele estar hospitalizado sem condições de prestá-la.
  • Registra o parecer técnico que Valente abandonou a esposa e filhos por diversas vezes, sendo que ela mudou-se de Estado.
  • Ontem vi meu ex-chefe e o convidei para um cafezinho.
  • Já que o secretário executivo esteve nos visitando, entregamos a ele [ou entregamos-lhe] a documentação.
  • Busque as fichas no almoxarifado e verifique se [elas] estão carimbadas.
  • Desejando rever o projeto, solicitou seja [ele] retirado de pauta.




    * Maria Tereza de Queiroz Piacentini - Diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros 'Só Vírgula', 'Só Palavras Compostas' e 'Língua Brasil – Crase, pronomes & curiosidades'





2 comentários:

  1. Adorei! Meu antigo professor de Gramática dizia a mesma coisa e ficava muito irritado quando alguns alunos que utilizavam "o mesmo" e derivados para escrever em redações.
    Acho que algumas pessoas falam "o mesmo" para que, de alguma maneira, pareçam um pouco mais formais, apesar de que acabam sendo deselegantes. É tão simples usar "ele" ao invés de "o mesmo"!
    Esses dias vi um aviso no banheiro feminino: "Utilize duas folhas de papel para secar as mãos. Após o uso, jogue as mesmas no lixeiro". Fiquei até confusa, não sabia se queriam que eu jogasse as folhas de papel ou as mãos no lixeiro!

    ResponderExcluir