quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Recuperação: 10 dicas para se recuperar na escola



Ainda dá tempo de você se recuperar na escola e conseguir passar de ano. 
Saiba como melhorar sua performance nos estudos e garantir um boletim todo azul!
 





1. Escolha a hora de estudar
Procure o horário em que você é mais produtivo(a). Pode ser logo depois da aula ou até no período da noite, vale respeitar o seu ritmo. Só não adianta estudar com sono, pois assim a matéria não se fixa de jeito nenhum.

2. Estabeleça a duração
Tem que ser de duas horas por dia no mínimo! Faça de tudo para cumprir essa meta. Não espere sentir vontade de começar, use a necessidade de ir bem como motivação.


3. Programe-se
Por exemplo, se está mal em matemática, dedique duas horas a essa matéria: uma para reforçar o que aprendeu naquele dia e outra para retomar o conteúdo anterior. Depois, estude as outras matérias dadas em sala.


4. Reveja seus hábitos
Quando chegar do colégio, costuma ir correndo direto sentar em frente ao computador para papear? Sua primeira atitude deve ser agora NÃO LIGAR O COMPUTADOR DE MANEIRA NENHUMA antes de estudar.


5. Saiba o que funciona para você
Experimente jeitos de estudar diferentes. Comece da forma como sempre fez e vá mudando os métodos (as matérias difíceis primeiro ou depois? Anotar no caderno?). Aí, observe em que situações o estudo pareceu render mais.

6. Conte com a sua memória
Na hora de estudar, coloque fórmulas, regras e os conceitos importantes em destaque no livro, caderno ou até post-its na escrivaninha! Antes de fazer a prova, dê uma revisada, pois a memória fotográfica pode ajudar a lembrar esses itens.


7. Tenha um local de estudo
Procure ter, na sua casa, um local especial para estudar. Isso ajuda você a manter uma rotina de estudos e facilita a concentração. É importante que esse espaço seja bem iluminado, bem ventilado e, se possível, afastado dos outros cômodos.



8. Durma bem
Especialistas recomendam dormir oito horas por dia. Ninguém consegue assistir à aula com atenção se estiver com sono. E não adianta varar a noite estudando: isso pode até salvá-la na prova do dia seguinte, mas o conhecimento não se sedimenta.



9. Capriche no cardápio
Comer direito é fundamental na hora de enfrentar uma maratona de estudos. Isso inclui não deixar muito espaço entre uma refeição e outra e preferir alimentos que o ajude. Vale chocolate e café para dar energia e até uma garrafinha de água.


10. Varie os tipos de matéria
Procure estudar, alternadamente, no mesmo dia, as matérias em que tenha maior e menor dificuldade. Mas tente não revisar em sequência aquelas que exigem o mesmo tipo de habilidade mental, como física e matemática ou história e geografia.


Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário