quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Diplomas falsos



Diplomas universitários de instituições públicas e privadas estão sendo oferecidos pela internet por R$ 410. A venda é ilegal, segundo a Procuradoria da República. As informações são do jornal "O Globo" de quarta-feira (10). Em seu site, a empresa EAD Center Diplomas e Certificados garante entregar em cinco dias "um diploma de nível superior, com total sigilo e segurança". 

Preencher um formulário e efetuar o pagamento: é isso que um site afirma ser necessário para conseguir um diploma de nível superior. A partir de R$ 410, o EAD Center Diplomas & Certificados promete entregar o documento em até cinco dias - tempo necessário para que sejam efetivados "os registros nos órgãos competentes como no MEC (Ministério da Educação)", além da publicação no Diário Oficial da União. O MEC informou que vai entrar em contato com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para que o caso seja investigado.

O valor pelo diploma pode ser parcelado em duas vezes, informa o site, que conta com um logo do MEC em sua página e afirma que tudo é feito com "total sigilo e segurança" e "sem receio de perder o dinheiro ou ter um documento sem validade". O EAD Center oferece, ainda, outros documentos, como histórico escolar e até mesmo Trabalho de Conclusão de Curso, ressaltando que não pede "nenhum documento comprovando sua experiência, contudo pedimos sinceridade consigo mesmo, para que quando adquirido o diploma não seja irresponsável." Os cursos nos quais o comprador pode obter diplomas vão de engenharia civil à medicina, e a lista de instituições públicas e privadas que o site afirma estarem "disponíveis" contém centenas de nomes.

A página não contém telefone ou endereço dos responsáveis, contando apenas com um endereço de e-mail. O site afirma que após a confirmação do pagamento da primeira parcela, é providenciada a entrada dos dados do cliente junto à instituição escolhida. "Trabalhamos com o Banco do Brasil e o envio é feito via SEDEX com prazo de entrega de até 5 dias úteis. Após a postagem da documentação, é gerado pelos correios um número de rastreamento que permite ao solicitante acompanhar em tempo real a entrega da encomenda", diz a página.

O site mostra, ainda, modelos de diploma, entre os quais figuram os nomes de instituições como as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Federal Fluminense (UFF).

Entre os modelos de diploma apresentados na página, estão os da UFF e da UFRJ.

Em nota, a UFRJ informou que não tem qualquer relação com o EAD Center Diplomas & Certificados, e afirma que a universidade tomará "as ações legais cabíveis pelo uso de seu nome e marca, bem como pela oferta claramente criminosa de seus certificados de graduação". Em seu site, a UFF esclareceu que "não tem, nem jamais teve vínculo com os responsáveis pelo esquema fraudulento de emissão de falsos diplomas", e que solicitou à Procuradoria Geral junto à UFF providências perante o MPF e a Polícia Federal.


Como diria meu colega José Ernilson, é de lascar!


Fonte: www.terra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário