terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Pessoal do Tarará abre inscrições para oficinas de teatro

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará está com inscrições abertas para uma oficina de teatro, intitulada “O Ator Absoluto” com o ator e diretor Dionízio do Apodi. Os trabalhos acontecerão na própria sede do grupo (à Rua Rodrigues Alves, 1012 – próximo ao Portal do Saber), às terças e quintas feiras, das 18h às 21h30, a partir da próxima terça-feira. O Pessoal do Tarará disponibilizará apenas dez vagas, que poderão ser preenchidas com pessoas com ou sem experiência em teatro. A oficina “O Ator Absoluto” acontecerá em oito encontros (25 e 27 de outubro; 8, 10, 22, 24 e 29 de novembro, e 01 de dezembro). As pessoas interessadas podem entrar em contato, pelo telefone 3314-9078, das 14h às 18h, com Aninha Nunes, para receber mais informações.


“Esta oficina é mais uma vontade do grupo, em estar próximo de tanta gente que quer alguma vivência conosco. Como é um projeto próprio, sem apoio, porque fazemos como colaboração ao desenvolvimento do teatro na cidade, só temos condições de receber dez pessoas, e por isso pedimos comprometimento aos inscritos. Faremos uma seleção entre os inscritos. Só participará quem tiver condições de presenciar todos os encontros e ser pontual. Faz tempo que não ministro esta oficina, e por isso estou com muita vontade de encontrar gente nova, e tenho esperança de formarmos uma turma com muita vontade, para trabalharmos, pensarmos e falarmos sobre teatro”, explica o diretor Dionízio do Apodi.


“O Ator Absoluto” constitui uma série de exercícios e temas sobre o trabalho do ator, desenvolvidos através das direções, e da própria atuação em espetáculos, por Dionízio do Apodi. “Eu sempre falo que o elemento mais importante do teatro é o ator. Ele não pode faltar, e por isso ele precisa ser pleno, absoluto em cena. Muita gente acaba aceitando um bom diretor como sinônimo de um bom espetáculo, e não é. Não adianta ter um cenário grandioso, figurinos sofisticados, luz cheia de efeitos, se não tivermos o ator consciente de seu papel. E é isso que trabalhamos. Para um ator absoluto, basta alguém para assisti-lo. Isto é suficiente para um teatro pleno, vivo, único”, destaca Dionízio do Apodi.


A CONSTRUÇÃO DA CENA – O Pessoal do Tarará concluiu a etapa de trabalho nas cidades contempladas com o projeto A Construção da Cena, realizado através do Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal. Foram cinco cidades visitadas (Upanema, Apodi, Umarizal, Janduís e Governador Dix-Sept Rosado), e que receberam oficinas de formação artística, intitulada A Construção da Cena.


Agora, O Pessoal do Tarará parte para outra etapa do projeto, que é a produção de uma revista e de um documentário a partir do trabalho que foi realizado em cada cidade. Até o final deste mês, o grupo disponibilizará este material gratuitamente, para artistas, grupos, instituições, jornalistas, bibliotecas comunitárias. “É uma forma de mapear a cultura do nosso Estado, e de o povo saber que muita coisa é feita nas cidades, mesmo sem quase que apoio nenhum”, destaca o ator Maxson Ariton, responsável pelas oficinas nestas cinco cidades.


A oficina faz parte de um projeto do grupo, em que a experiência adquirida com as montagens de espetáculos, são passadas para interessados em estudar teatro, independente do nível de formação.


ANIVERSÁRIO – E O Pessoal do Tarará já prepara uma série de atividades em comemoração aos nove anos do grupo, que foi fundado no dia 13 de novembro de 2002. Espetáculos novos, temporadas em Mossoró e em outras cidades, estão previstas, e começarão a partir do próximo mês. “Nos preparamos o ano inteiro, para termos novamente este momento com o público. Já estamos quase chegando, e por isso estamos ansiosos. A última apresentação que fizemos em Mossoró foi em dezembro do ano passado. Passamos por dificuldades, mas sempre trabalhando da maneira correta, nos doando ao máximo, renovamos o repertório, e queremos nos encontrar, mais uma vez, com Mossoró. Divulgaremos a programação de aniversário até o final do mês”, afirma o ator Antônio Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário