quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Construção da Cena em Governador Dix-Sept Rosado


O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará finaliza esta semana, o projeto A Construção da Cena, que executa ações na cidade de Governador Dix-Sept Rosado. O projeto, aprovado no Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Governo Federal e Banco do Nordeste, executa ações em Governador Dix-sept Rosado até a próxima sexta-feira (7), e nesta etapa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado.


“Este projeto não é nosso apenas. É das cidades também, porque é um incentivo aos grupos artísticos da região, que enxergam nesta oficina, uma capacidade de reciclagem e formação”, explica o ator Maxson Ariton.


A Construção da Cena é um projeto para cinco cidades da região: Upanema, Apodi, Umarizal e Janduís, além de Governador Dix-Sept Rosado, a última cidade a ser contemplada, e prevê a realização de uma oficina que aborda exercícios desenvolvidos pelo grupo O Pessoal do Tarará, em seus processos de montagem de espetáculos. “É uma troca de experiências. Não existe uma maneira apenas de se construir a cena, porque nós mesmos temos desenvolvido várias formas, mas o que queremos é passar esta experiência que ganhamos em nosso trabalho diário, e que possa ajudar na descoberta de outros processos, pelos próprios grupos artísticos que participam das oficinas nas cidades”, explica o ator Antônio Marcos.


O Pessoal do Tarará se mostra satisfeito com os resultados até aqui, e empolgado com a possibilidade de contribuir com cidades do Rio Grande do Norte. “Nosso grupo tem compromisso com a qualidade, com a excelência mesmo, porque é isso que buscamos, e tem a preocupação, também, em contribuir com os grupos das inúmeras cidades de nosso Estado, que são tão carentes de apoios. Então, queremos agradecer, também, ao Banco do Nordeste, BNDES e Governo Federal, que através de um programa democrático de acesso às artes possibilita formação em pequenas cidades do interior. Porque apoiar apresentação de espetáculos é mais fácil, porque dá uma visibilidade imediata. Mas formação, os resultados vêm com o tempo, e é isto que esperamos”, destaca o ator e diretor Dionízio do Apodi.


Em cada uma das cidades, O Pessoal do Tarará realiza passa cinco dias, sendo cinco horas de oficinas diárias, totalizando vinte e cinco horas, em cada município. Cada atividade do projeto é registrada através de textos, fotografia e imagens em vídeo, que ajudarão na produção de um documentário e de uma revista, que servirão para divulgar, ainda mais, as ações e os trabalhos artísticos que possuem cada cidade. “A revista e o documentário é algo que nos motiva muito, porque sabemos que estamos registrando a história destes municípios. O seu nascimento artístico, e em outros casos, o seu desenvolvimento. Se a gente não faz isso, tenho certeza que pouca gente, ou quase ninguém, ou ninguém está fazendo. É fundamental registrarmos o que tem estas cidades”, explica Maxson Ariton.


“Descobrimos que em Upanema já existe um trabalho de formação de artistas, capitaneado pela Secretaria de Cultura local, e que serve de exemplo para outros municípios. Em Umarizal, grupos artísticos de rua tentam movimentar a Casa de Cultura, praticamente abandonada pelos poderes públicos. Em Apodi, um pequeno grupo de pessoas que sonham com uma cidade melhor, persiste com muitos esforços, sonhando com oportunidades de crescimento artístico. Em Janduís, é o local onde encontramos a maior organização em termos de grupos, mesmo sem tanto apoio, e temos certeza que ali o movimento não morre porque tem raízes profundas através do Ciranduís e tantos outros. E Governador é o local que estamos conhecendo esta semana”, explica Dionízio do Apodi.


O documentário e a revista, depois de confeccionados, serão distribuídos para escolas, bibliotecas, centros comunitários, artistas, jornalistas e instituições.




Nenhum comentário:

Postar um comentário