terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Pessoal do Tarará realiza projeto e prepara novos espetáculos

Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará
           

                  
O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará tem se deparado com grande aceitação de seu projeto de formação em cidades do interior do Rio Grande do Norte, como é o caso de A Construção da Cena, que já percorreu as cidades de Upanema e Apodi, e agora chegará em Janduís, Umarizal e Governador Dix-sept Rosado, dentro do Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal.



                Diferente dos últimos projetos do grupo, em que muitas apresentações eram realizadas com um repertório variado de espetáculos, este contempla formação artística. A Construção da Cena consiste na realização de oficinas baseadas nos processos de montagem de espetáculos que O Pessoal do Tarará realiza ao longo de seus quase nove anos de existência. Cinco cidades são contempladas (Upanema, Apodi, Janduís, Umarizal e Governador Dix-sept Rosado, e em cada uma delas o grupo passa cinco dias, realizando um trabalho de 25 horas diárias, totalizando 25 horas de oficina, para cada local.

“Sempre tivemos muita vontade de passar nas cidades apenas trocando experiências através de oficinas, sem apresentações de espetáculos. Porque quando estamos apresentando, acabamos sem muito tempo para conhecer a realidade das cidades, da forma que realmente queremos”, explica o ator Maxson Ariton.
Depois de Upanema (13 a 17 de julho) e Apodi (02 a 06 de agosto), O Pessoal do Tarará se prepara para a próxima etapa, que será em Janduís, a partir do próximo dia 23. “Estamos ansiosos em chegar em Janduís, porque será a nossa primeira vez nesta cidade, que tem uma tradição tão grande de grupos artísticos, e é tão respeitada em nosso Estado pela história de luta que seus grupos têm”, destaca o ator e diretor Dionízio do Apodi.
                A Construção da Cena chegará ainda em Umarizal (12/09/2011 a 16/09/2011) e Governador Dix-Sept Rosado (03/10/2011 a 07/10/2011). Após a realização das etapas nas cidades, o grupo finalizará um documentário e uma revista, que está sendo produzida a partir da experiência do grupo, em cada uma destas cidades.

CIRCULANDO – O ator e diretor Dionízio do Apodi, encontra-se em Teresina (Piauí), participando do Festival Nacional de Teatro daquela cidade, como um dos jurados do concurso em que o grupo, em sua última participação em 2008, ganhou sete premiações. O festival reúne artistas de várias regiões brasileiras, e por isso a importância de ter uma pessoa assistindo, debatendo e participando ativamente do que está acontecendo de mais importante na cena brasileira. O festival acontece até o próximo domingo. Em seguida, Dionízio do Apodi embarca para o Rio de Janeiro (RJ) onde participará, também, de outra programação.

NOVOS TRABALHOS – Muito em breve O Pessoal do Tarará estreará seus novos espetáculos. Dois trabalhos são montados pelo grupo, no momento: o drama Casca de Noz, que segue com uma agenda de ensaios abertos, sendo montado a partir de um processo onde se escuta a opinião do público, e a partir dele a montagem se modifica. Este trabalho também está sendo montado numa versão em inglês, pelo grupo, já que O Pessoal do Tarará se prepara para uma experiência internacional, em breve; e a comédia Sem Palavras, onde o grupo, mais uma vez chega a um trabalho sem a utilização da linguagem verbal. Os dois trabalhos já tem temporada prevista em São Paulo.

NOVO SITE – O novo site do grupo, na internet, está sendo produzido para entrar no ar nos próximos meses, com muitas novidades. “Estamos preparando a nossa página para comemorarmos os nove anos do grupo. Está ficando muito bonita, e por isso pedimos um pouquinho de paciência às pessoas que gostam de nosso trabalho, porque estamos trabalhando para melhorarmos”, finaliza o ator Antônio Marcos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário