segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Pessoal do Tarará chega em Umarizal



Oficina em Apodi
O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará inicia, a partir desta terça-feira (23), a oficina A Construção da Cena, para os artistas da cidade de Umarizal, onde o grupo permanecerá até o próximo sábado, realizando esta etapa do projeto que acontece de forma gratuita graças ao Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal.

A oficina chega de forma gratuita, e tem a carga-horária de 25 horas. “Estamos muito felizes pela oportunidade de conhecer vários grupos artísticos de Umarizal, cidade onde já apresentamos há alguns anos atrás, os nossos espetáculos”, destaca o ator Antônio Marcos.
A Construção da Cena contempla cinco cidades: além de Umarizal, O Pessoal do Tarará ainda desenvolverá outras duas etapas: uma em Janduís (12 a 16 de setembro) e outra em Governador Dix-Sept Rosado (03 a 07 de outubro). O projeto já cumpriu agenda em Upanema (julho passado) e Apodi (no início deste mês).

“A aceitação está acima de nossas expectativas. Em Upanema nos deparamos com uma realidade que nos agradou, porque pegamos uma turma grande, de jovens talentos, que já tinham um trabalho desenvolvido pelo ator Américo Oliveira. E em Apodi, pudemos reencontrar um grupo de pessoas, composto por alguns que participaram de oficinas que já havíamos ministrado antes. A experiência tem sido muito proveitosa e com vários ensinamentos para o próprio grupo”, explica o ator Maxson Ariton.

Oficina em Upanema
A oficina é composta de técnicas de construção de cenas, desenvolvidas pelo grupo O Pessoal do Tarará, ao longo das montagens de seus espetáculos, nestes quase nove anos de existência. “Esta oficina nos dá a possibilidade de vermos como funciona esta técnica com outros grupos, com formações e trajetórias diferentes da nossa. Não existe uma única técnica, correta, certa. Mas existem muitas que são desenvolvidas e que precisam de aprofundamento. Estamos numa fase de muitas descobertas”, afirma o diretor e ator Dionízio do Apodi.

Além das oficinas, o projeto tem um caráter documental, já que serão confeccionados, após a realização de todas as etapas nas cidades, um jornal e um documentário, que juntos formarão um canal de informação e debate, para artistas, estudantes e professores de artes.



Informações: Assessoria de Comunicação d'O Pessoal do Tarará

Nenhum comentário:

Postar um comentário