quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Alunos da rede pública e privada com mesmo nível econômico têm notas parecidas


O aprendizado de estudantes de escolas públicas e privadas pode ser bastante próximo. De acordo com o “Pisa em Foco – 7″, publicação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), escolas que atraem alunos de mesmo nível sócio-econômico têm, em média, o mesmo desempenho no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) – seja na rede pública, seja na rede particular.




O documento, divulgado no início deste mês, revela que tanto as escolas particulares quanto as escolas públicas com estudantes de nível sócio-econômico mais elevado conseguem atingir bons resultados no ensino-aprendizagem de seu corpo discente. Por outro lado, afirma a publicação, não há evidência de que as escolas particulares ajudem a elevar o nível do sistema de ensino como um todo.

Brasil é o quarto com maior desigualdade
Entre os 48 países e economias avaliados na publicação, o Brasil é o quarto com maior diferença entre os desempenhos da rede particular e da rede pública na prova de leitura. Atrás, estão o Qatar, o Quirguistão e o Panamá.


Tunísia, Itália, Taipei, Hong Kong, Indonésia e Japão, por sua vez, têm maiores notas entre os alunos da rede pública. Finlândia e Tailândia oferecem a situação de maior equilíbrio entre as notas de leitura dos estudantes de escolas públicas e particulares.

Dados gerais
De acordo com os dados coletados pelo Pisa 2009, no total da população avaliada, alunos de escolas particulares têm desempenho melhor que os de instituições públicas. No entanto, esse resultado se deve, principalmente, às diferenças sócio-econômicas, uma vez que a rede particular atrai alunos com mais oportunidades.

Na maioria dos sistemas, as escolas particulares – na comparação com as públicas -, lidam com estudantes de nível sócio-econômico mais elevado, têm mais recursos materiais para o ensino, menos escassez de professores e uma atmosfera com mais disciplina.

“O Pisa ainda informa que as escolas públicas com alunos de nível sócio-econômico maior também têm mais recursos e menor escassez de professor, sugerindo uma diferença de qualidade de ensino dentro da própria rede pública. Não seria por acaso que esses alunos com nível sócio-econômico mais avantajado estão nessas escolas”, afirma Paula Reis Kasmirski, responsável pela área técnica do Todos Pela Educação.




Fonte: Movimento Todos Pela Educação

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