segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Greve da UERN ganha destaque no Twitter.


Imagem: Thaisa Galvao
Hoje era um dos dias mais aguardados pela imprensa e pela população potiguar, visto que em São Paulo ocorria um importante leilão que determinaria o grupo que construirá o tão esperado Aeroporto de São Gonçalo, na região metropolitana de Natal. O grupo vencedor foi o Inframérica que deve investir, até a Copa do Mundo de 2014, cerca de R$ 370 milhões na construção do terminal. Esse valor chegará a R$ 650 milhões na segunda etapa da obra. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve financiar 70% desses valores.

Contudo o grande destaque nas redes sociais não foi o consórcio Inframérica, nem o aeroporto de São Gonçalo. Quem dominou durante todo o dia as discussões no Twitter e Facebook foi a greve da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que já dura 83 dias.

Alunos, professores e demais servidores da instituição iniciaram, na manhã de hoje, um twittaço com a hastag #emdefesadaUern. O movimento foi um sucesso. Durante praticamente todo o dia a hastag #emdefesadaUern esteve entre os dez assuntos mais twittados no Brasil, chegando à tarde a assumir o primeiro lugar no Trending Topics Brasil. Além dos estudantes e servidores da UERN, participaram do movimento políticos, instituições e cidadãos potiguares.

Para quem não é adepto do microblog Twitter, vale esclarecer que o “Twittaço” ocorre quando um grupo de pessoas decide abordar sobre um mesmo assunto, ao mesmo tempo, pelo Twitter, transformando, com isso, o tema num dos mais comentados do Brasil na rede virtual.

O objetivo do movimento #emdefesadaUERN é pressionar o Governo do Estado a atender às reivindicações de estudantes e professores, que paralisados há aproximadamente três meses reclamam por reformas estruturais e o descontingenciamento da universidade estadual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário