quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Uma febre chamada Twitter


Você pode não possuir conta no Twitter (pronuncia-se "tuíter"). Pode até nem saber do que se trata, mas certamente já ouviu falar dele por aí. Afinal o Twitter é a sensação do momento. Criado em março de 2006, o Twitter é uma rede social e servidor para microblog que permite aos usuários enviarem e receberem atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através do website do serviço, por SMS, e-mail e/ou por softwares específicos.

A palavra "twitter", em inglês, significa 'gorjeio', aquele cantar curtinho dos passarinhos, o que se assemelha ao seu uso, uma vez que através dele as pessoas podem trocar mensagens curtas como se fossem micro-scraps. 

A possibilidade de postar pequenos textos através de SMS, e-mail, aplicativos e extensões para navegadores de internet, com limite de 140 caracteres no máximo ,tornou o Twitter um dos serviços mais utilizados no mundo. Segundo o site Oficina da Net, ele é utilizado por mais de 6 milhões de pessoas no mundo inteiro e - pasmem - a cada segundo, são postados cerca de 600 novos tweets. Em alguns países, o Twitter já supera o Orkut e o Facebook entre outros sistemas de microblog e redes sociais. De acordo com pesquisa divulgada no ano passado, o Brasil é um dos principais países em quantidade de usuários do Twitter, assumindo a segunda colocação no ranking mundial, com 8,7% de seu total de usuários.

Geralmente o Twitter é utilizado  como um diário, onde seus usuários contam tudo o que estão fazendo e o que acontece em cada instante do seu dia. Mas é também utilizado por alguns como forma de informar sobre as notícias do momento, como se fosse um programa jornalístico. Ultimamente as empresas resoveram usar o Twitter como mais uma mídia para campanhas publicitárias, onde divulgam produtos e promoções, e já existem casos de usuários recebendo de empresas para usarem os seus perfis para fazer propaganda, recebendo uma boa remuneração por isso.

Depois de mais de três anos no ar, o twitter já possui diversas ferramentas que possibilitam um universo de novas ações. Se ante ele servia apenas para publicar textos, agora já se pode publicar fotos. Já existem também programas para aumentar o número de seguidores do seu perfil, com base nos seguidores de outro perfil, além de ver um gráfico de como está o fluxo de pessoas te seguindo e saber qual a posição do seu perfil no ranking do twitter, enfim, é possível fazer muita coisa com o twitter e seus complementos.

Por isso resolvi escrever sobre o o Twitter. Afinal descobri nesse microblog uma extraordinária ferramenta de comunicação para todos: estudantes, professores, artistas, políticos, empresas e instituições. Mas, claro, assim como deve ocorrer com você, em meus primeiros contatos com o Twitter, não percebia nada de tão interessante nele. Como curiosa assumida que sou, criei uma conta só para saber do que se tratava. Contudo, por não saber muito bem como funcionava, minha página ficou abandonada por um bom tempo. Até que um dia resolvi interagir e, aos poucos, fui aprendendo a utilizá-lo. Interação vai, interação vem e percebi que ele pode servir como uma ferramenta muito útil para mim, não apenas como professora, mas principalmente como cidadã.

2 comentários:

  1. Oi, querida, já tinha tinha descoberto o seu novo blog, já me cadastrei com o e-mail Marina. Está lindo, parabéns pelo blog e pelo aniversário. gde bj

    ResponderExcluir