terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Cadê a Biblioteca do Professor?

Visitando o blog da Escola de Leitores, projeto do qual sou grande admiradora, que visa incentivar a leitura entre os alunos das escolas públicas do Estado do Rio Grande do Norte tomei conhecimento de um interessante programa do governo federal, chamado Biblioteca do Professor. O programa consiste num acervo bibliográfico criado pelo Ministério da Educação com o intuito de instrumentalizar de forma teórico-metodológica o docente em sua prática pedagógica. 

O acervo, segundo o blog, é composto por 154 obras, distribuídas da seguinte forma:
- 53 títulos para os anos iniciais do ensino fundamental;
- 39 para os anos finais do ensino fundamental
;
- 45 para o ensino médio e educação de jovens e adultos; e

- 17 para os anos iniciais e finais do ensino fundamental da educação de jovens e adultos.

Na expectativa de adquirir mais detalhes sobre o assunto, busquei mais informações acerca do programa no site do MEC (www.mec.gov.br) e, para minha surpresa, deparei-me com a notícia de que sua distribuição já ocorrera (ou deveria ocorrer) no ano passado. Contudo é do meu desconhecimento que tais obras tenham chegado às escolas nas quais leciono. Das duas uma. Ou os livros  ainda não chegaram às escolas apodienses por atraso nos Correios ou problema de distribuição do MEC. Ou chegaram às escolas e estão trancafiados sob sete chaves, como muitas vezes ocorrem quando livros são enviados à bibliotecas das escolas, sob a desculpa de que lá serão mal usados ou usurpados das prateleiras. Resultado: os livros ficam em ótimo estado de conservação, mas sem qualquer utilidade. Afinal o livro é para ser lido, não guardado. 

Espero que o acervo chegue, enfim, às mãos dos professores, pois se lugar de criança é na escola, lugar de livro é nas mãos dos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário