quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Como fazer uma boa redação



No próximo domingo (25), boa parte de meus alunos que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental estarão realizando a 2ª avaliação do ProITEC - Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania. O ProITEC é um curso de formação inicial e continuada, na modalidade de educação a distância, com carga-horária total de 160 horas. Os estudantes inscritos recebem material gratuito e assistem a aulas presenciais e teleaulas e ainda participam de um exame de seleção realizado em duas etapas. Os melhores colocados garantem uma vaga, em 2012, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Nesta segunda fase do exame que ocorrerá no domingo, além da prova com questões objetivas, os alunos deverão fazer uma prova discursiva. É a famosa e tão temida redação. 

Em vista disso, apresento aqui aos meus e a tantos outros alunos que apreensivos, nesta etapa final, correm em busca de dicas para se dar bem na redação. Vale contudo lembrar que não há receita para se escrever um bom texto. Como professora, uma de minhas preocupações é esclarecer aos estudantes que, se a intenção é obter sucesso na produção textual, só há duas coisas a fazer: ler, ler e ler; escrever, escrever, escrever. Apesar disso já ser lugar-comum, não há como fugir da máxima de que o hábito de leitura ajuda a desenvolver a escrita. Também não se pode negar que redigir, assim como nadar, jogar futebol e andar de bicicleta,  só se aprende mesmo praticando.

Afora isso, resta-nos algumas dicas rápidas que podem auxiliar no momento da produção do texto. Vamos a elas:

- Use sempre caneta azul ou preta para escrever seu texto.

- A sua redação deve ser limpa, com uma letra legível. Lembre-se que seu texto precisa ser lido e compreendido para ser avaliado.

- Respeite as margens da folha.

- Nada de colorir o seu texto ou destacar o título. Esse deve ser escrito com a mesma letra e caneta que o texto.

- Seja direto e use linguagem simples, clara. O uso de termos dos quais você não tem segurança (seja na escrita ou no significado) podem comprometer a compreensão do seu texto.

- Evite palavras científicas, elas podem conter um significado muito específico e não se adequarem ao contexto em que você as aplicou.

- Não use figuras históricas a menos que seja indispensável, pois caso você se engane a respeito de alguma informação sobre aquela pessoa você estará prejudicando a verossimilhança do texto.

- Evite os lugares comuns, conhecidos também como âncoras, clichês, etc. São palavras, expressões ou frases usadas anteriormente por outras pessoas ou por você e que se tornaram conhecidas.

- Nunca use gírias ou figuras de linguagem. Dessa maneira você pode não ser claro quanto ao conteúdo da sua redação.

- Evite ao máximo, semelhanças com a oralidade. Lembre-se que quando escrevemos uma redação (especialmente em concursos) devemos obedecer às normas da língua culta.

- Não use expressões do tipo “eu acho”, “eu penso”, “eu sinto” ou semelhantes.

- Evite o excesso de vírgulas. Só as use quando for realmente necessário, pois caso o texto possua pausas desnecessárias, além de comprometer o ritmo e a continuidade do texto, comprometerá também a coerência textual.

- Não faça períodos longos demais, mas não exagere nos pontos, de maneira que o seu texto se torne uma ladainha. É necessário o devido equilíbrio. Estude o uso adequado do ponto final.

- Evite os sinais de pontuação cujo uso você não domina. A exclamação, as reticências, as aspas, o ponto e vírgula e os dois pontos são sinais que podem ser evitados caso haja uma insegurança quanto ao uso. Contudo, o uso correto desses sinais pode enriquecer o texto e torná-lo mais compreensível, auxiliando não só a construção do texto como a compreensão do mesmo.

- Marque o tamanho do parágrafo e siga esta marcação até o final do seu texto.

- Não deixe espaços vazios nas laterais das linhas pois isso pode ser descontado.

- Faça algumas linhas a mais do que foi pedido sempre, mas não se exceda e respeite os limites da folha de redação.

- Comece parágrafos, frases e nomes próprios com letra maiúscula.

- Evite rasuras mas caso aconteça coloque entre parênteses e repita a(s) palavra(s) rasurada(s).

- Só coloque título na sua redação se a proposta lhe exigir isso.

- Não é permitido carinhas, corações ou bolinhas em cima do i, o que você deve colocar é apenas um pingo. O mesmo vale para o ponto final.

- Evite repetição de termos e palavras. Faça uso de sinônimos, pronomes e elipse;

- Fundamente os argumentos, mas nunca use exemplos pessoais;

- Lembre-se: o texto é uma conversa com um interlocutor desconhecido, portanto seja o mais claro possível


Antes de escrever o texto...

- Leia atentamente a proposta. Caso seja necessário, leia mais de uma vez.

- Faça uma lista dos tópicos com os seus conhecimentos a respeito do assunto.

- Separe os tópicos entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

- Use os tópicos para escrever o texto.

- Leia o texto e retire ou acrescente o que for necessário.

- Observe novamente a proposta para ter certeza de que não está fugindo ao tema.

- Reescreva e releia o texto, fazendo uma breve correção.

- Depois de corrigir os erros enxergados por você, passe a redação a limpo e não modifique mais nada.


Para finalizar, lembre-se que a prova de redação serve para avaliar a capacidade do candidato de se comunicar por escrito, de fazer reflexão e de conseguir se expressar de maneira simples e coesa. Por isso é tão importante não ser superficial e mostrar uma visão crítica sobre o tema a ser discutido.

Então mãos e mente à obra. E boa sorte!

-

2 comentários:

  1. é .. tô precisando aprender a fazer redação (principalmente dissertação) Se não vai ficar difícil passar pra faetec ou algo assim né? :((( COMPLICADOO !!! :/ Quero muito passar , mas precisa dominar matemática e português, duas matérias que sou péssima !! :(((

    ResponderExcluir