quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Estudantes fazem ato cívico para reivindicar melhorias na educação


Centenas de crianças e adolescentes, seus pais e educadores ocuparam o plenário



“Gostaria de saber como seria a educação se os filhos da presidenta Dilma, da governadora Rosalba Ciarlini e da prefeita Micarla de Souza fossem analfabetos e tivessem que estudar em escolas públicas”. A provocação foi da estudante Ana Ester, da Escola Estadual Hegésippo Reis, que apresentou dados sobre o analfabetismo e a relação com a independência do Brasil no Ato Literário “Por um Rio Grande do Norte de Leitores”, realizado na quinta-feira, 8 de setembro, no auditório da Assembléia Legislativa.

Centenas de crianças e adolescentes, seus pais e educadores ocuparam o plenário da Assembléia Legislativa não apenas para celebrar o dia internacional da alfabetização, mas debater e lançar sugestões que colaborem para uma melhor qualificação do ensino público, buscando tirar o Rio Grande do Norte dos rankings que apontam o estado como um dos piores no quesito indicadores na área da educação.

Durante toda manhã estudantes de escolas públicas fizeram apresentações culturais e palestras enfocando a importância da leitura para o desenvolvimento humano, além da reivindicação pela execução de políticas públicas mais eficientes e eficazes.  “O grande diferencial deste momento foi a participação das crianças, num verdadeiro ato de de cidadania” relatou a professora Cláudia Santa Rosa, coordenadora do Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE, ong que integra a Rede Potiguar de Escolas Leitoras, projeto apoiado pelo Instituto C&A, responsável pela organização do evento.

 O ponto alto da programação foi a entrega de um documento ao secretário municipal de Educação, sr. Walter Fonseca, representando à prefeita de Natal, Micarla de Souza;  a secretária de educação de Parnamim, Vandilma, representando o prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, além do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte - Femurn, Benes Leocádio, constando de solicitação para que a gestão pública considere, em caráter prioritário, o conteúdo do Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores. Com mais de 10 mil assinaturas coletadas desde setembro do ano passado, o manifesto integra uma série de proposições para a definição de políticas públicas municipais que, devidamente executadas, colaboram para a democratização do acesso de todos à leitura literária.

O ato foi realizado pelas crianças que integram a Rede Potiguar de Escolas Leitoras, formada por 145 escolas públicas do Estado e dos municípios de Natal e Parnamirim. A mesa dos trabalhos foi presidida pela aluna Maria Luiza, da Escola Estadual Presidente Kennedy, além de mais quatro estudantes, representando as zonas norte, sul, leste e oeste de Natal e um representante de Parnamirim, responsáveis pela coordenação dos trabalhos.

 O evento contou com apresentações literárias, jogral, informes sobre o analfabetismo no Brasil, dados sobre o número de livros lidos por habitantes/ano no Brasil, palestra sobre a importância do ato de ler e as condições das escolas, entre outros relatos organizados pelas crianças.

“Este evento é uma prova real de cidadania, mostra que a base é forte e está bem viva dentro do sistema. Levarei ao conhecimento da Prefeita tudo que vi e ouvi neste ato, e  tenho certeza que muitas das ações previstas no Manifesto serão executadas”, comprometeu-se o secretário Walter Fonseca. O deputado Hermano Moraes elogiou a iniciativa do ato, assim como os representantes da Federação dos Municípios e a secretária de Parnamirim. A Secretaria de Educação do Estado não compareceu ao evento, nem mandou representação.

A programação foi encerrada com a formação de uma grande ciranda literária, na Praça 7 de Setembro, sob o comando da Banda Fanfarra da escola estadual Leonor Lima. Foi um ato simbólico, com todos de mãos dadas representando o compromisso e a esperança de lutarem pela verdadeira independência da população, através da leitura e do acesso ao conhecimento, enquanto direito de todos.


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