quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Pessoal do Tarará chega em Janduís

Pela primeira vez nos seus nove anos de trajetória, o grupo de teatro mossoroense O Pessoal do Tarará, chegará na cidade de Janduís, para realizar mais um de seus projetos, a partir da próxima segunda-feira, 12, se estendendo até a sexta-feira, 16. Como na maior parte das ações que desenvolve ao longo de sua existência, o projeto acontecerá de forma gratuita, numa parceria com o Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES e Governo Federal. Trata-se do projeto A Construção da Cena que visita cinco cidades da região (Upanema, Apodi, Umarizal, Janduís e Governador Dix-sept Rosado), levando formação artística, através de uma oficina baseada nos processos de criação do próprio grupo.

A oficina é ministrada durante cinco dias, sendo cinco horas diárias, o que totaliza 25 horas de trabalho em cada uma das cidades. O Pessoal do Tarará montou um trabalho para compartilhar algumas de suas técnicas, desenvolvidas durante os seus processos de montagem, para a construção da cena de seus espetáculos. “Não queremos ensinar, e sim compartilhar algumas das maneiras que trabalhamos nas montagens de nossos espetáculos. Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto em cada uma das cidades. Temos aumentado ainda mais os laços de amizade com outros fazedores de arte”, explica o ator Maxson Ariton.

Em Janduís, pela primeira vez O Pessoal do Tarará vai poder conferir de perto a realidade de tantos grupos artísticos, que são tão bem falados em nosso Estado. “Janduís sempre nos deixou curiosos, porque somos sabedores da existência de vários grupos artísticos por lá, e principalmente a batalha do grupo Ciranduís, em manter de pé a bandeira de nosso teatro. As circunstâncias nos levaram a só agora nos encontrarmos, mas é porque tinha que ser nesta hora. E queremos aproveitar e agradecer ao grupo Ciranduís, a Prefeitura de Janduís, através do coordenador de cultura Rogério Silva”, destaca o ator e diretor Dionízio do Apodi.

REGISTRO – A Construção da Cena, além de atuar diretamente no intercâmbio artístico d´O Pessoal do Tarará com outros grupos e artistas do Rio Grande do Norte, contribui também na pesquisa, através dos registros que faz, em cada uma das cidades, em vídeo, fotografia e literatura, através de artigos, entrevistas, e diários de bordo. Estes registros farão parte de uma revista e de um documentário que serão produzidos após as visitas nas cidades. “Costumamos sempre documentar os trabalhos que fazemos porque é uma forma de ajudarmos a contar a nossa história, e de que mais pessoas conheçam o trabalho”, afirma o ator Antônio Marcos.

O projeto já cumpriu três etapas. Em julho O Pessoal do Tarará iniciou o trabalho em Upanema, e no mês passado passou por Apodi e Umarizal. De segunda-feira até sexta-feira cumpre agenda em Janduís, e encerra o projeto em Governador Dix-Sept Rosado (03 a 07 de outubro).

ANIVERSÁRIO – Nos próximos dias O Pessoal do Tarará divulgará as atividades de comemoração dos nove anos do grupo, que serão completos no dia 13 de novembro. “Estamos trabalhando muito internamente, e falta muito pouco para retomarmos todas as atividades normais do grupo. Estamos nos recuperando do momento difícil que passamos este ano, a morte de nossa atriz Ludmila Albuquerque, e queremos, em novembro, dar muitos presentes para os que gostam de nosso trabalho”, finaliza Dionízio do Apodi.


O Pessoal do Tarará
Ponto de Cultura Baixinha Berço das Artes
Rua Rodrigues Alves, 1012. Baixinha (Abolição I)
59611-060 – Mossoró – RN
(84)3314-9078

Nenhum comentário:

Postar um comentário