sexta-feira, 27 de maio de 2011

Crianças de escola pública enviam carta à Governadora

Carta das Crianças
À Governadora do Estado do Rio Grande do Norte

Senhora Governadora Rosalba Ciarlini:

As greves dos professores e da polícia estão prejudicando a vida da população. Nós estamos muito tristes com todas essas greves. Achamos muito injusto precisar ter greve. Com greve a gente não tem aula e sem aula a gente não aprende nada. Falam que talvez tenha a greve dos médicos Sem greve já é muito difícil pegar ficha para uma consulta e com greve fica mais difícil ainda.

Ainda bem que a nossa Escola não está em greve, porque aqui as professoras são quase todas contratadas, como estagiárias e pelo concurso de temporários. Elas disseram que não podem fazer greve, mas levamos um susto quando soubemos que elas ainda não receberam salários neste ano de 2011. A gente queria muito que a senhora mandasse pagar os salários delas e aumentasse os salários de todos os professores. A professora Aparecida não recebe salário desde o ano passado. Isso é muito ruim, Governadora! Com os salários as professoras compram comida, roupa, remédios, pagam aluguel e passagem de ônibus para vir trabalhar. E se as nossas professoras não quiserem mais dar aula?

Governadora, lemos nos jornais e vimos na televisão que muitas escolas estão em greve e que em algumas faltam professores para ensinar ou estão sendo reformadas e por isso não têm aula. Isso está atrapalhando a aprendizagem das crianças e ficamos muito tristes.
Os professores deveriam ganhar muito bem, mas eles ganham péssimo. A gente aprendeu que muitos outros profissionais ganham muito mais do que as nossas professoras e às vezes trabalham muito menos. Por que fazem isso com as professoras, Governadora?

As nossas professoras são ótimas e amamos a nossa Escola, que tem muitas coisas legais. Temos uma sala de leitura com muitos livros interessantes e alguns computadores. A nossa Escola poderia ser bem melhor, mas aqui falta uma merendeira e uma pessoa para a limpeza. No turno da tarde, desde o começo do ano, qualquer pessoa ajeita a nossa merenda e isso não está certo. É justo a funcionária da Secretaria, o porteiro, a diretora e a coordenadora deixarem as suas tarefas e se revezarem para fazer lanche pra gente, Governadora? Precisamos de uma merendeira com urgência. No final da aula colocamos as nossas cadeiras em cima das mesas para ajudar a única pessoa que limpa a Escola. Por esses motivos nem foi possível começar o programa “Mais Educação” que a Diretora falou na reunião para os nossos pais! A Diretora também falou que já pediu muito, muito, muito a merendeira e a zeladora, mas não foi atendida. Nossa escola não merece está passando por isso, é uma escola que tem um projeto de leitura que faz sucesso e já saímos em todos os jornais e televisões, até na BAND nacional. Governadora, é um direito de a nossa Escola ter todos os funcionários para que funcione direitinho, a senhora não acha?

Teve a greve dos ônibus que também atrapalhou a vinda das professoras para a Escola. Algumas não tinham como se locomover, porque faltava dinheiro para pegar taxi e chegar no horário. Ainda bem que a greve já acabou.

Governadora, esperamos que a senhora resolva logo essa situação das greves, principalmente da greve dos professores, porque já são muitos dias sem aula. Durante esse tempo os alunos ficam em casa sem aprender a ler e escrever, apenas assistindo a TV, sem fazer quase nada. Governadora Rosalba, pague aos nossos professores, por favor! Eles também precisam ser valorizados com melhores salários. Faça com que seja cumprida a Lei dos salários dos professores que já foi votada e não tem sido cumprida.

Nós merecemos ter um bom futuro e para isso temos que estudar muito bem, todos os dias.

Obrigado pela sua atenção.

Natal, 26 de maio de 2011.



* Carta escrita, coletivamente, pelas crianças da Escola Estadual Hegésippo Reis, a partir de discussões e textos individuais elaborados durante as oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário