segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como ler um artigo acadêmico

Saiba como agir diante de um artigo acadêmico. Não importa se você é especialista em algum campo ou simplesmente um estudante querendo aprender; há dicas para todos.




Para fazer algum trabalho, é normal ter que ler textos acadêmicos. Dependendo da matéria, você inclusive terá que fazer um - mesmo sendo um estudante. Como textos acadêmicos não são como livros de literatura ou matérias jornalísticas, por exemplo, eles requerem outras técnicas de leitura. Será que você as conhece?


Confira a seguir cinco dicas de como ler um artigo acadêmico:

  • Como ler um artigo acadêmico - Resumo
    Se você estiver interessado pelo título do artigo, comece a ler o resumo do texto. Desta forma, você saberá do que se falará ao longo do artigo e isso pode poupar seu tempo se o que você estiver procurando não for o que você buscava.
  • Como ler um artigo acadêmico - Começo e fim
    Leia a introdução e a conclusão do artigo acadêmico. Se você tiver entendido, ótimo! Você não precisará ler o meio. Na introdução, normalmente, apresenta-se um problema. Ou seja, algo que o autor vai "resolver". A conclusão é o lugar onde se apresenta o problema resolvido.
  • Como ler um artigo acadêmico - Desenvolvimento
    Mesmo que você já tenha entendido como o problema foi resolvido, leia por cima o desenvolvimento. Desta forma, você sentirá o ritmo do texto e terá noção dos caminhos que o autor usou para chegar a tal conclusão.
  • Como ler um artigo acadêmico - Mais detalhes
    Esta dica é por sua conta. Se você estiver satisfeito com as informações que adquiriu, pare e vá fazer seu trabalho. Se não, escolha alguma parte que você gostaria de entender melhor, com mais detalhes e leia. Sinta-se livre para pular partes e só ler o que interessa.
  • Como ler um artigo acadêmico - Entendimento profundo
    Se você já leu o resumo, a introdução e a conclusão e percebeu que é um artigo que tem tudo a ver com o que você necessita, é necessário ter um entendimento profundo sobre ele. Por isso, é aconselhável que você o leia do começo ao fim. Se ainda faltar mais informações, busque nas referências algo que possa ajudar.




Um comentário:

  1. E se voc~e tiver artigo cientifico e quiser publicar no blog tudo de Apodi é só enviar pra gente publicar. Veja os que ja tem
    http://tudodeapodi.blogspot.com/search/label/Educa%C3%A7%C3%A3o

    ResponderExcluir