quinta-feira, 22 de março de 2012

Que tal um PPP em nossa cidade?

Através da companheira de luta por essa tão relevante causa, Sirlia Lira, tomei conhecimento desta ideia simples, que pode ser adotada em qualquer lugar onde haja gestores verdadeiramente preocupados com a formação de leitores e cidadãos críticos. 



Parada Para leitura nos Parques 


Este suporte (na foto acima) faz parte da “Parada Para leitura nos Parques” (PPP), um programa criado, há 10 anos, pelo governo da Colômbia com o intuito de ajudar a promover a alfabetização em todo o país. O programa faz parte da FUNDALECTURA em associação com os parques da cidade.



Atualmente, existem 47 PPP em vários bairros de Bogotá, e um total de 100 em todo o país. Cada “stand” funciona por cerca de 12 horas por semana, sob a responsabilidade de um voluntário (na verdade, eles recebem uma pequena bolsa, mas não é muito).


As PPP's abrem frequentemente durante os fins de semana, e quando em atividade, oferecem serviços de uma biblioteca regulares. O pessoal da PPP organiza algumas atividades (principalmente direcionado as crianças), onde os usuários além de ler e pesquisar, tiram também as dúvidas dos deveres de casa.


Ao ver a foto acima, logo imaginei um... um não... Imaginei vários "stands" desse espalhados por vários pontos da minha Apodi: Praça da Bíblia, Bico Torto, Bacurau I e II, Conjunto IPE, Posto Brasília, Calçadão da Lagoa... Alguns dirão que ando sonhando demais. Talvez sim, já que os nossos gestores dedicam-se tão somente a construir em nossa cidade praças e espaços recheados de bares. E depois ainda nos questionamos porque nossos jovens se envolvem tanto com droga e violência. E eu respondo com outra pergunta: o que andamos oferecendo a eles?

De qualquer forma, fica a sugestão para os candidatos nas próximas eleições. Quem sabe, no futuro, algum deles abrace a ideia de fomentarmos a leitura em nosso povo e torne minha utópica ideia em uma feliz realidade.


"Um país se faz com homens e livros." 
(Monteiro Lobato)



Fonte do vídeo: ►. http://www.citytv.com.co/videos/4744/detengase-en-un-paradero-para-libros-para-parques-ppp-este-dia-del-idioma


Mais informações: ► http://www.bilinguallibrarian.com/2010/02/21/paradero-para-libros-para-parques

Nenhum comentário:

Postar um comentário