sexta-feira, 15 de abril de 2011

Academia Estudantil será destaque no Fórum Potiguar de Escolas Leitoras

Eventos em Natal e Parnamirim celebram o dia do livro

Por Eugênio Parcelle e Kamilla Lima
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado na próxima segunda-feira,  18 de abril, o Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE em parceria com o Instituto C&A,  a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), as Secretarias de Educação dos Municípios de Natal e Parnamirim, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/RN) e a Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, promove nesta data o Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, no auditório da Assembléia Legislativa, a partir das 9h.

A programação consta da mesa redonda “O autor e suas obras” com autores potiguares de literatura Infantil e Juvenil; o Momento Literário – com apresentação de alunos enfocando a obra de Monteiro Lobato; lançamento do documentário “O lugar da literatura na escola pública potiguar” e de uma campanha para coleta de assinaturas para o manifesto “Por um Rio Grande do Norte de Leitores”, e apresentação de relato de experiência da Academia Estudantil de Letras (AEL), com a professora Rokatia Kleania Lopes Marinho Pinto, da Escola Municipal Profa. Lourdes  Mota, de Apodi/RN, que na ocasião será homenageada pelo seu trabalho exemplar de formação de leitores.
 
“O Fórum é um espaço de fomento à incidência de políticas públicas na área de formação de leitores. Este primeiro encontro de 2011 retoma o “Manifesto por um Rio Grande do Norte de Leitores”,enquanto compromisso de Estado e de toda sociedade. A programação busca validar o conteúdo do Manifesto, revelando a pertinência do processo de democratização do acesso à cultura escrita. Realizar o primeiro encontro no Dia Nacional do Livro Infantil não poderia ser mais oportuno” , ressalta a diretora do IDE e coordenadora do projeto Rede Potiguar de Escolas Leitoras, Cláudia Santa Rosa.

O encontro reúne educadores e leitores de escolas públicas que participam do projeto, e que terão a oportunidade de interagir com escritores como José de Castro (membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN – SPVA/RN, participante do movimento “Poetas del Mundo”. Entre outros, é autor dos livros “A Marreca de Rebeca e outros poemas”;“O mundo em minhas mãos; Poemares” e “A Cozinha da Maria Farinha”);Juliano Freire (escritor e Jornalista com passagens pelas redações de diversos veículos de comunicação do Estado e correspondente da “Agência Estado” e de “O Estado de São Paulo” desde 2006. A sua paixão pela literatura já lhe rendeu três trabalhos literários publicados:”Felizardo contra a bruxa da feira” “Doninha e o Marimbondo” e “Pereyra- O menino bom de bola”) e a escritora e professora, Salizete Freire Soares (autora dos livros “A semana tem sete sonhos” e “A lua no céu e ela na terra”, entre outros. Atualmente é vinculada aos Programas do Livro e Leitura da Secretaria da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte).

A comemoração prossegue dia 20, com a realização de um Ato Literário em Parnamirim. Também celebrando o Dia Internacional do Livro (23), a Rede Potiguar de Escolas Leitoras em parceria com a Secretaria de Educação de Parnamirim realizam um evento na Praça Paz de Deus, a partir das 10h, com apresentações ao público das escolas integrantes do projeto, exposição de livros, contação de histórias e outras atividades.

“Um país se faz com homens e livros”. A frase criada por Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores da literatura infantil brasileira, demonstra a valorização que o mesmo dava à leitura. Em homenagem a ele foi instituído o 18 de abril, data do seu nascimento, como o Dia Nacional do Livro Infantil. Autor de várias obras, entre as quais “A menina do nariz arrebitado” que mais tarde daria origem ao “Sítio de pica-pau amarelo”, com estórias que encantou diversas gerações. Monteiro Lobato virou “gás inteligente” – o modo como costumava definir a morte, em 4 de julho de 1948.

O dia internacional do livro foi instituído pela Unesco em1996. A data é lembrada em cerca de 100 países, e mobiliza uma vasta rede internacional de editores, livreiros, bibliotecários, associações de autores, tradutores e muitos outros amigos da causa do livro e da leitura. A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep  Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.

É importante que se tome consciência dos benefícios econômicos, morais e cívicos da leitura, para que os indivíduos possam engajar-se na luta por um mundo melhor. O acesso à herança cultural através do livro possibilita o enraizamento do sujeito na comunidade, por dar-lhe suporte e coesão de idéias. O sentido comunitário do livro deve ser visto como prioritário, principalmente na educação das crianças, futuros cidadãos. Como em toda construção, o livro é um alicerce importantíssimo à formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Esta busca de direito está expressa no Manifesto “por um Rio Grande do Norte de Leitores”, cuja íntegra e adesão pode ser feita a partir do link http://www.ideducacao.org.br/?p=manifesto.


Fonte: www.escolasleitoras.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário