quarta-feira, 20 de abril de 2011

A AEL no Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras

Ao lado do meu diretor, da Sec. Adjunta de Educação e da coordenadora do IDE
Foi com muita alegria que, na última segunda-feira (18) estive em Natal, juntamente com o diretor da Escola Municipal Profª Lourdes Mota, Gilmar do Carmo, e a Secretária Adjunta de Educação de Apodi , Flávia Cristina, participando do Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras, realizado no auditório da Assembleia Legislativa do estado.




Apresentação  do projeto AEL

Considerado um projeto exemplar na formação de leitores, a Academia Estudantil de Letras Poeta Antônio Francisco foi destaque durante o evento. A convite da coordenação do Fórum, apresentamos um relato de experiências  vivenciadas por meio desse projeto. 
 
Recebendo o certificado das mãos da educadora Cláudia Santa Rosa


A Academia Estudantil de Letras (AEL),  nos rendeu ainda uma bela homenagem. Recebemos d
o Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras o Certificado de Reconhecimento pela iniciativa de promover a leitura literária, no município de Apodi.






Público atento ao relato do projeto, na Assembleia Legislativa
Não preciso nem dizer quão grande foi a alegria de receber essa homenagem. Primeiro, não se pode negar que ser reconhecido por nosso trabalho é motivo de realização para qualquer profissional e, comigo, não seria diferente. Segundo, por tal homenagem ter sido concedida por uma  das entidades mais respeitadas do meio educativo, o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE). E ainda tive o privilégio de receber esse certificado de reconhecimento das  mãos de uma  das maiores educadoras deste país, Cláudia Santa Rosa, por quem, não nego, tenho grande apreço e admiração. 



Ao lado do Diretor da Escola Lourdes Mota, Gilmar do Carmo
Como se não bastasse, isso tudo ainda ocorreu no dia 18 de abril, data em que se comemora o Dia do Livro Infantil. Ora, para quem, como eu, sonha ver nossas crianças e jovens  sendo seduzidos e encantados pela magia da literatura, não haveria data mais significativa para viver esse momento tão especial.


À querida Cláudia Santa Rosa, ao Ide e a todos que fazem o Fórum da Rede Potiguar de  Escolas Leitoras, a minha gratidão pela oportunidade de compartilhar um pouco da nossa vivência educativa, durante o encontro, e por, mesmo distante, reconhecerem e valorizarem o nosso trabalho à frente da Academia Estudantil de Letras Poeta Antônio Francisco.




SOBRE A AEL


O diretor da Escola Lourdes Mota recebendo certificado,
em nome da escola,  das mãos do
Deputado Hermano Morais

desde 2008, na Escola Municipal Profª. Lourdes Mota. Consite em um grupo de jovens estudantes interessados no estudo de Literatura e na prática de leitura. Segue, com as adaptações necessárias, o modelo de uma autêntica Academia de Letras, ou seja, os estudantes escolhem patronos e ocupam cadeiras literárias. O corpo acadêmico da AEL é formado por 22 estudantes da Escola Municipal Profª. Lourdes Mota.
 


SOBRE O CERTIFICADO
 
O Certificado de Reconhecimento
Esse certificado é concedido pelo Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras aos municípios, escolas e profissionais que desenvolvem experiências educacionais exemplares, como instrumento de valorização dos seus esforços de promoverem a leitura literária junto à população do Rio Grande do Norte.








SOBRE O EVENTO

Plenária cheia de autoridades, dentre elas muitos professores, claro.
O Fórum é voltado aos gestores municipais, dirigentes municipais e estaduais de Educação, parlamentares e diretores, coordenadores e mediadores de leitura que atuam em escolas públicas, tendo em vista a formação da Rede Potiguar de Escolas Leitoras. Representantes de outras organizações sem fins lucrativos e de interesse público de todo o Estado também são convidadas. O Fórum da Rede Potiguar de Escolas Leitoras é organizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), em parceria com o Instituto C&A, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEEC) e a Assembleia Legislativa do RN.


SOBRE AS AUSÊNCIAS

Flávia Cristina recebe das mãos da escritora Salizete Freire
certificado em nome da Sec de Educação de Apodi
Foram também convidados a participar da homenagem o Secretário Municipal de Educação de Apodi, Izauro Camilo de Oliveira e a Prefeita de Apodi, Goreti Silveira Pinto. Contudo, devido a outros compromissos, ambos não puderam se fazer presentes ao encontro, sendo representados pela Secretária Adjunta de Educação Flávia Cristina.






Mais fotos do evento estão disponíveis na página do meu  perfil do Orkut. Clique aqui e confira.

4 comentários:

  1. PARABÉNS, ROKATIA E ACADÊMICOS DA AEL POETA ANTÔNIO FRANCISCO!

    RECEBA NOSSO CARINHO E ADMIRAÇÃO:

    PROF SUELI E ACADEMIAS ESTUDANTIS DE SÃO PAULO

    ResponderExcluir
  2. A AEL merece todos os parabéns do mundo, pq em uma cidade que neem apodi que ñ tem apoio de nada, se conseguir o que eles conseguiram, Rokatia esta de parabéns vc e os alunos da AEL, e pode contar comigo para qualquer batalha.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, professora Kleanea, pelo reconhecimento ao seu trabalho. Pelo que percebo você se envolve com paixão e dedicação em seus projetos, portanto, o reconhecimento é mais que merecido. Sucessos em todos os seus caminhos. Forte Abraço.

    Margarete, professora e escritora.

    ResponderExcluir
  4. Foi merecido o certificado de reconhecimento ao projeto da Academia Estudantil de Letras.
    Parabéns à professora Rokatia, aos alunos da AEL e toda equipe.

    ResponderExcluir