segunda-feira, 7 de julho de 2014

FNDE realiza reportagens sobre ações desenvolvidas no RN



Coordenador de Comunicação do FNDE e Técnicos da SEEC/RN


Ações educacionais de sucesso realizadas pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN estão sendo observadas de perto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  Na última semana, o Coordenador de Comunicação do FNDE, Warner Bento Filho, esteve no Rio Grande do Norte visitando escolas e acompanhando os programas executados no âmbito da Diretoria de Ações Educacionais – DIRAE, (PNAE, PNLD, PNBE e PNATE). A finalidade da visita é coletar material para uma série de reportagens que serão publicadas nos portais do Ministério da Educação e FNDE e também divulgadas pela imprensa de todo país, através da Agência Brasil.


Segundo Warner Filho, o objetivo do FNDE é divulgar as boas práticas desenvolvidas, através dos programas acima citados e mostrar como isso impacta, não apenas no cotidiano da comunidade escolar, mas de toda sociedade. Com a série de reportagens, o FNDE espera que os exemplos apresentados  possam servir de modelo e inspiração para outros estados e municípios brasileiros.

O RN foi um dos cinco estados brasileiros escolhidos pelo FNDE por apresentar bons resultados nos serviços oferecidos pelos respectivos programas, fazendo valer, de forma positiva, os investimentos realizados pelas esferas estadual e nacional.
Contação de Histórias na Escola Potiguassu

Na segunda-feira, 09, o  Coordenador de Comunicação do FNDE, acompanhado por uma equipe dos Programas de Leitura da Codese/SEEC, visitou a Escola Estadual Potiguassu, no Bairro do Igapó, em Natal, onde conheceu  o belíssimo trabalho de leitura realizado na Sala de Leitura daquela unidade de ensino. Além de observar o acervo literário da escola, o jornalista entrevistou professores e alunos e, ainda, conferiu ao vivo a contação de histórias realizada pela professora Dorinha Timóteo que coordena os projetos de leitura naquela instituição.

Na terça-feira, 10, às 10h, na sala de reuniões do gabinete da SEEC, realizou-se um encontro do representante com os técnicos da SEEC responsáveis pelos programas do FNDE no estado do RN. Além dos técnicos, estavam presentes o coordenador da CODESE Marcos Cleber, a Chefe de Gabinete Yraguacy Araújo e o Subsecretário Oswaldo Gomes Neto, que deram as boas vindas ao jornalista.

Reunião da Assessoria de Comunicação do FNDE e técnicos da SEEC/RN

Os técnicos pedagógicos da SEEC fizeram um relato do trabalho realizado pela SEEC/RN. A coordenadora dos Programas do Leitura no estado, Erileide Rocha, expôs sobre o trabalho de remanejamento de livros didáticos e de dinamização e organização de bibliotecas que está sendo desenvolvido em todo estado.

O Coordenador dos Transportes Escolares, Pedro Fernandes, destacou a aquisição dos ônibus escolares do Governo Federal  que vem extinguindo o uso dos carros pau-de-arara para transportar os estudantes tanto da rede estadual como das redes municipais de ensino. Outro ponto levantado por Pedro Fernandes foi o importante trabalho de orientação que vem sendo feito junto aos gestores municipais com relação á segurança no transporte escolar que vem surtindo mudanças significativas na qualidade do serviço oferecido aos alunos potiguares.

A nutricionista Maria Luíza também fez um breve relato acerca do trabalho desenvolvido pela Programa Alimentação Escolar no estado. Dentre as diversas ações realizadas, ela destacou o uso de 32% dos recursos da Alimentação Escolar que estão beneficiando a agricultura familiar do RN, valorizando, assim, os produtos regionais tanto pelo valor nutricional que estes possuem, quanto pela importância cultural que eles apresentam. Outro ponto que foi destacado pela nutricionista foi a criação de uma cartilha educativa que está sendo elaborada com orientações acerca da importância de se criar hábitos saudáveis de alimentação, que deverão ser distribuídas em breve nas escolas da rede estadual de ensino.

Para finalizar, no período vespertino, o Coordenador de Comunicação do FNDE, acompanhado por técnicos da SEEC/RN realizou visita à Escola Estadual Clara Camarão, no Bairro Felipe Camarão, em Natal, onde coletou novas informações, realizou entrevistas com vice-diretor e alunos da escola, observou o procedimento de preparação da merenda escolar, verificou o cardápio e as instalações culinárias da escola. Na biblioteca, ele assistiu a roda de leitura com alunos e fez registros fotográficos da atuação dos programas nas referidas escolas.

A série de reportagens deve ser publicada até o final de julho, nos portais do Ministério da Educação e FNDE e também divulgadas pela imprensa de todo país, através da Agência Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário