quinta-feira, 10 de julho de 2014

Brasil entregou Copa do Mundo para Alemanha em acordo bilionário

Derrota_Portal liberal.com.br

É isso mesmo. O Brasil vendeu o título para a Alemanha. É o que tem sido divulgado por meio das redes sociais, após a derrota histórica do Brasil para a Alemanha, pelo placar de 7 a 1 na última terça-feira (8). O  texto que circula pelas redes sociais denuncia a suposta venda do Mundial pelo governo brasileiro. Segundo a mensagem, o Brasil vendeu a Copa do Mundo para a Fifa e os jogadores foram avisados que teriam que entregar a partida às 13h do dia em que aconteceu a semifinal - o que poderia explicar o "apagão" da seleção.

De acordo com a mensagem, os jogadores e comissão técnica haviam aceitado o pagamento em dinheiro para perder o jogo em troca do título olímpico dos Jogos de 2016 e a promessa de uma nova Copa no país até 2030. O texto ainda informa que o hexacampeonato da seleção brasileira seria facilitado no próximo Mundial, em 2018.

Vale, no entanto, esclarecer que esse texto, já circula pela internet desde 1998 com a informação da venda da Copa daquele ano. E, até agora, sempre foi adaptado para uma situação de momento. Segundo o site Boatos, especializado em desvendar histórias que surgem na web, o texto é o mesmo usado para explicar, por exemplo, o título do Corinthians no Mundial de Clubes de 2012 ou a eliminação da Espanha na Copa do Mundo de 2014.

Gunther Schweitzer, que assina a denúncia como funcionário da Central Globo de Jornalismo, existe. Mas, segundo o site Terra, ele trabalha como personal trainer e dá aulas de vôlei no Projeto Vôlei para Brilhar. Em 1998, ele trabalhava para a Volkswagen quando recebeu o texto da denúncia por e-mail. Gunther acreditou, repassou a mensagem, mas por descuido o texto foi adiante com sua assinatura e seu nome foi disseminado como autor da mensagem.

O texto que circula pelo Facebook, e está sendo disseminado pelo WhatsApp, aparece como uma justificativa para o vexame sofrido pela seleção brasileira na semifinal e ganha credibilidade pelo fato de a comissão técnica não saber explicar o que aconteceu durante o jogo contra a Alemanha. Em coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (9), Felipão admitiu não saber o que se passou. "Se eu pudesse responder com consciência o que aconteceu naqueles seis minutos, eu responderia. Mas também não sei". No entanto, a mensagem que ganhou as redes sociais se trata, apenas, de um boato.

Além desse, outras duas teorias circulam pela internet. Uma é a das Casas Bahia. Sim. Isso mesmo. Uma teoria começou a aparecer na internet dizendo que as Casas Bahia compraram a Copa para não precisar entregar os televisores de uma promoção. Explicando: a loja estava com uma promoção de que quem comprasse um televisor ganharia outro se o Brasil ganhasse a Copa do Mundo. Leia o texto publicado na web:
A Casas Bahia parece ter sacaneado o povo brasileiro. A empresa criou uma promoção ousada, e prometeu vender televisões por 1 real para quem tivesse comprado uma tevê antes da Copa e caso o Brasil fosse campeão do Mundo. Contudo, a promoção saiu do controle e a direção da empresa foi obrigada a agir para evitar a falência.
Segundo um funcionário da empresa, que prefere ser identificado apenas como Beto Jamaica, os executivos da companhia decidiram comprar a Copa e repassar para a Alemanha: “Os chefes fizeram os cálculos e sairia bem mais barato comprar a Copa do que dar televisão a 1 real. Por isso, ficou decidido que o Mundial seria comprado e repassado para a Alemanha”, disse.
Agora, o povo brasileiro está sem hospital, sem Copa e sem televisão.
Na realidade, a sacanagem veio do site que publicou a notícia. Trata-se do divertidíssimo Olé do Brasil, um clone do jornal argentino Olé, mas que publica apenas notícias falsas. Será que alguém ainda acreditou nessa?

A terceira teoria da conspiração que também anda rondando pela web fala de um Sheik que acertou o palpite do jogo do Brasil e ganhou 2 bilhões de dólares. O texto, que tem circulado por blogs, fala que ele teria acertado também o resultado da final da Copa de 1998 e que levantou suspeitas de corrupção. Leia o trecho:

Um dos grandes fantasmas que rondam a Copa do Mundo é a manipulação de resultados. Agora a revista alemã Der Spieger afirma que um Sheik dos Emiradores Arabes levou sozinho o prêmio de 2 bilhões de dólares no jogo entre Brasil e Alemanha. O resultado apostado pelo Shake foi 7×1 para Alemanha com cinco no primeiro tempo e três no segundo tempo.
Segundo a revista o Shake poderia ter oferecido ou subordinado algumas ‘maçãs podres dentre os jogadores das seleções.
A final entre Brasil e França foi questionada por muitos desde que o Sheik Morramand Albert acertou o resultado 3×0 para França. Boatos de que jogadores brasileiros foram subordinado e fizeram corpo mole.

Essa é mais fácil ainda de matar. Foi publicada por uma página fake do SBT. Como cita o jornal alemão “Der Spieger”, procuramos pela notícia no jornal Der Spiegel. Claro, nada foi encontrado.
Bem, com esses três strikes, fica mais fácil acreditar que a derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha foi fruto de uma jornada péssima dos brasileiros (e incrível dos alemães) e não por compra de resultados. E a nós fica a lição: verifiquemos atentamente a fonte e, sobretudo, a veracidade das informações que recebemos antes de repassá-la e, assim, disseminar falsas notícias.



Fontes: Portal Terra, Site Boatos e Site O Liberal


Um comentário:

  1. É NORMAL O BRASIL ENTREGAR JOGO PARA DEPOIS SER CAMPEÃO, NA COPA DE 1998 O BRASIL ENTREGOU PARA A FRANÇA POR 3 A 0 PARA SER CAMPEÃO EM 2002 COM RONALDO FOFÃO PATROCINADO PELA NIKE MANDONA DOS RESULTADOS ASSIM COMO A FIFA!

    ResponderExcluir