segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Origem do Sobrenome Lopes

Brasões da Família Lopes


O sobrenome Lopes ou em espanhol López é de origem ibérica, sendo patronímico de nomes derivados da palavra latina lopus, que significa lobo, ou seja, pessoas cujo nome do pai era Lope ou Lopo ganhavam o apelido Lopes. Dessa forma, Lopes significa o filho do lobo.

Por ser um apelido patronímico muito antigo, não existe apenas uma família Lopes, mas várias, originárias em diversos reinos católicos da península ibérica e com diversos brasões. Acima alguns brasões da família Lopes portuguesa, destaque ao primeiro em azul, com uma palmeira de ouro e um corvo sobre ela, este teria pertencido ao cavaleiro João Lopes e lhe foi dado pelo rei D. Afonso V, em 1476, pelos serviços prestados a coroa na expansão no Norte da África, na conquista de Tanger, Anafé e Arzila, além de ter participado na guerra contra Castela.

Fonte: http://brasaodefamilia.blogspot.com.br


2 comentários:

  1. amei o artigo sou da família lopes meu pai era tataraneto da família lopes fundadora da cidade de Santa Luz Bahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem me sinto muito orgulhosa por pertencer a familia Lopes pois o meu nome completo e Rosa August Teixeira Lopes filha de Jose Teixeira Lopes neta paterna de Candido Augusto Lopes.

      Excluir