quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MinC lança segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais



Com o objetivo de fomentar e valorizar os hábitos de leitura e incentivar o uso das bibliotecas públicas, a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, lançaram agora há pouco, na Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais

O objetivo da campanha é tanto chamar a atenção para a leitura como uma atividade prazerosa quanto um caminho para o crescimento pessoal dos leitores. 

Voltada a públicos de todas as classes, mas principalmente para a C, D e E, onde concentra-se a maioria dos não-leitores no Brasil, Leia Mais, Seja Mais também busca estimular a prática da leitura nas famílias e entre jovens e adultos, faixa etária em que, segundos os estudos, há uma redução gradativa dos índices de leitura.

A campanha começa a ser veiculada já hoje (02)  nas cinco principais emissoras de televisão aberta (Globo, SBT, Record, Bandeirantes e Rede TV), em emissoras públicas como a TV Senado, a TV Câmara e a TV Justiça e, ainda, em redes nacionais de rádio em portais de internet. A campanha fica no ar durante todo o mês de agosto. 



Segundo a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, "A campanha pretende chamar  a atenção de toda a sociedade ao que pode significar, para cada um, ler e ser um incentivador da leitura. Ela pretende valorizar a leitura como prática social e direito do cidadão, direito que ele sequer percebe como tal, ou cuja importância não consegue, muitas vezes, sequer vislumbrar"


Além dos filmes de TV, spots de rádio e banners de internet, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais contará com uma série ações nos canais nas redes sociais, do MinC e da Fundação Biblioteca Nacional e em outras instituições vinculadas ao ministério. No primeiro dia da campanha, o Ministério da Cultura e a Biblioteca Nacional iniciarão uma ação em suas páginas no Facebook para que os internautas substituam, por algum tempo, suas imagens de perfil por capas dos livros que mais gostam, tornando assim suas páginas, literalmente, um FACEBOOK, ou em português CARA DE LIVRO.


Durante todo o mês, o MinC e algumas de suas vinculadas utilizarão esperas telefônicas com trechos de obras de autores brasileiros, acompanhadas de um convite para que as pessoas também leiam o livro. Vários artistas abriram mão dos cachês e gravaram mensagens sobre a importância da leitura. 



No filme que estará no ar a partir desta semana, o público verá a participação de nomes como as atrizes Mayana Neiva e Klara Castanho e os atores Luis Miranda e David Lucas, cedidos pela Rede Globo, além da poetisa e também atriz Elisa Lucinda.


A mais recente edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro, divulgada em março, aponta que, embora os indicadores de leitura tenham crescido bastante na última década, os brasileiros ainda leem pouco. Enquanto 88 milhões se declararam leitores, mais de 100 milhões apontaram diversas razões para não ler livros, entre as quais a falta de motivação.



Para o presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, ao mesmo tempo em que o governo precisa investir na construção e na reforma da rede de bibliotecas para melhorar o acesso gratuito aos livros e na formação de agentes para fomentar a leitura entre a população, é necessário desenvolver campanhas permanentes. “Valorizar a leitura no imaginário coletivo e chamar a atenção também para o seu papel social e no cotidiano das pessoas é um dos pilares fundamentais das políticas públicas do livro e leitura”, afirma ele.


Fonte: Ponto de Leitura  WBO

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