segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Poeta potiguar terá livro adotado em SP


Antonio Francisco terá livro adotado pelo município de SP


A Secretaria de Educação do Município de São Paulo, um dos mais importantes do país, acaba de concluir um processo seletivo para livros paradidáticos a serem adotados nas escolas da rede municipal de ensino. E eis que a editora cearense Imeph, conseguiu ter aprovados nada menos que seis títulos na referida seleção. A mesma quantidade que a Editora Globo aprovou e a mesma meia dúzia aprovada pela também poderosa Editora Positivo, que domina as compras governamentais em muitos municípios potiguares. Entre os seis títulos, Os Animais têm Razão de Antonio Francisco, o poeta da Lagoa do Mato, vizinho do Alto do Xerém. 

Antônio Francisco Teixeira de Melo (Mossoró, 21 de outubro de 1949) é um cordelista potiguar. Filho de Francisco Petronilo de Melo e Pêdra Teixeira de Melo. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).  Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor – ainda confecciona placas.Aos 46 anos, muito tardiamente, começou sua carreira literária, já que era dedicado ao esporte, fazia muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste e não tinha tempo para outras atividades. Muitos de seus poemas já são alvo de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na grande musicalidade que possuem.Em 15 de Maio de 2006, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. A partir daí, já vem sendo chamado de o “novo Patativa do Assaré”, devido à cadeira que ocupa e à qualidade de seus versos.

Pois é. O nosso querido Antonio Francisco vai ser lido e pedagogicamente trabalhado nas escolas da rede municipal de Sampa. Na verdade tal fato não é para nós surpresa alguma, uma vez que sabemos há muito, do imenso valor didático presentes nos textos do poeta Antonio Francisco. 

Espero que, a partir de agora, esse grande poeta possa ser devidamente valorizado pelos donos da "casa"  que fazem o poder público potiguar, em todas as esferas.

Parabéns a todos que fazem parte da editora Imeph e, em especial, ao meu amigo Antonio Francisco por mais um feito literário. 


Para conhecer mais do Poeta Antônio Francisco, acesse: http://poetaantoniofrancisco.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário