segunda-feira, 23 de abril de 2012

Feliz Dia Mundial do Livro!


Durante o ano a gente tem um monte de dias dedicados ao livro: Dia do Livro Infantil, Dia Nacional do Livro, Dia da Leitura, etc. Hoje (23), por exemplo, é o Dia Internacional do Livro. Dia do livro é tipo dia do amigo, tem várias vezes por ano. E assim como amigos, livros são coisas essenciais na vida de uma pessoa (ou, pelo menos, na minha).


Pesquisando na web, acabei por descobrir que o Dia mundial do Livro teve sua origem na Catalunha, Espanha. A primeira comemoração aconteceu em 7 de outubro de 1926, data na qual Miguel de Cervantes comemorava aniversário. Cervantes é autor do clássico Dom Quixote! 

Mas... aí vem a pergunta que não quer calar. Se o dia do livro era comemorado 7 de outubro, por que hoje estamos comemorando essa data no dia 23 de abril?

Calma. Há uma explicação para isso. É que posteriormente resolveram transferir a data para o aniversário de morte de Miguel de Cervantes, não aniversário de nascimento. Desse modo, a data que era comemorada no dia 07 de outubro foi transferida para o dia 23 de abril a partir do ano de 1930, relembrando a morte de Cervantes que acontecera em 1616!

Vale contudo ressaltar que somente a partir de 1996, a UNESCO instituiu oficialmente a data como Dia Mundial do Livro, por ser, além disso, data de aniversário e morte de William Shakespeare e alguns outros escritores mundialmente famosos. Atualmente, o Dia Mundial do Livro é muito mais marcado pelo aniversário de Shakespeare do que por Cervantes.


Quem me conhece sabe que o livro é elemento essencial na minha vida, contudo para muitas pessoas o livro é algo supérfluo e pouquíssimo valorizado em nosso país. A última pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil" mostrou que o Brasil, infelizmente, ainda é um país de poucos leitores, o que é lamentável.

O caminho para  mudar essa realidade passa pela educação, claro, mas cada um em casa, na rua, no trabalho, pode contribuir para isso, incentivando outras pessoas a lerem e mostrando como o livro é importante para cada um de nós. Como leitores, cabe-nos ajudarmos a transformar o Brasil em um país de leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário