sexta-feira, 12 de abril de 2013

Feira do Livro vai para o Mossoró West Shopping





Numa mudança considerada estratégica, a 9ª edição da Feira do Livro está confirmada para ocorrer entre os dias 7 e 11 de agosto, no Mossoró West Shopping – a troca do lugar é considerada a grande novidade deste ano.



Nos anos anteriores, o evento ocorreu no Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiros (EXPOCENTER), localizado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Para a organização, a mudança deverá trazer aumento de visitantes e proporcionará maior conforto ao público.





Com o título “Um livro na mão e um sorriso no rosto”, o evento terá entre os temas o centenário de Vinícius de Moraes e a história do forró. 


De acordo com a organização, alguns nomes confirmaram presença. Para falar sobre o poeta e compositor da bossa nova homenageado, virá para Mossoró o crítico literário carioca José Castello, que participará de um bate-papo com Aluísio Barros, mestre em literatura e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento destaca ainda a presença do músico e escritor pernambucano José Paes de Lira Filho, o Lirinha, integrante da banda Cordel do Fogo Encantado. 
Ele vem recitar composições suas e de outros poetas nordestinos.

O jornalista Carlos Marcelo, autor do livro “O fole roncou! Uma história do forró”, e o poeta e pesquisador Kyldemir Dantas debaterão sobre a história do mais famoso ritmo nordestino. Confirmada ainda a participação de autores e estudiosos locais como o poeta Lívio Oliveira, Márcio Gerson, Marcos Medeiros, Camila Paula e integrantes do movimento literário Novos Poetas.

Já os poetas mossoroenses Antônio Francisco, Crispiniano Neto e Astier Basílio promoverão bate-papo sobre a importância do cordel.



A organização estima que, até junho, toda a programação esteja concluída.

PRÊMIO COSERN DE CORDEL

Em sua sétima edição, o Prêmio Cosern Literatura de Cordel vem com o tema “Rio Grande do Norte, do sertão ao litoral, um estado de energia”, e dividido nas três categorias já conhecidas: ensino fundamental, médio e livre.


Para as categorias escolares (Ensino Médio e Ensino Fundamental), a grande novidade em 2013 será uma premiação também para as escolas, além da premiação para o aluno vencedor do 1º lugar. As escolas serão contempladas com o mesmo valor referente ao prêmio do estudante (1º colocado – R$ 1.000,00), sendo esse valor convertido em compra de livros, de forma que o acervo da escola possa ser ampliado e os livros adquiridos pela direção e/ou professores, durante a realização da III FLiQ. — em Mossoró, Rio Grande do Norte.

* Com informações do Jornal Gazeta do Oeste

Um comentário:

  1. Olá Rokatia!
    ‘Feira do Livro’ é um evento imperdível, sou visitante assíduo da Feira de Ribeirão Preto, SP, região onde moro.
    http://jefhcardoso.blogspot.com lhe convida e espera para ler e comentar “Agda e os meninos sem rosto”. Abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir