sexta-feira, 1 de março de 2013

CIGANOS EM APODI




Hoje, 01 de março, através do Prêmio Funarte Artes Cênicas nas Ruas e apoio da Prefeitura Municipal de Apodi por meio das secretarias de Turismo e Cultura, a companhia Escarcéu de Teatro (Mossoró) realizará apresentação do espetáculo 'Ciganos' no patamar da Igreja Matriz de Apodi, às 19h.


Nesta sexta-feira, 01 de março, através do Prêmio Funarte Artes Cênicas nas Ruas e apoio da Prefeitura Municipal de Apodi por meio das secretarias de Turismo e Cultura, a companhia Escarcéu de Teatro (Mossoró) realizará apresentação do espetáculo 'Ciganos' no patamar da Igreja Matriz de Apodi às 19h.

Às 17h, antes da apresentação, a companhia realizará uma roda de conversa sobre a dramaturgia e o processo de criação e montagem do espetáculo 'Ciganos' com atores e demais interessados da cidade de Apodi. Este momento será coordenado pelo diretor Nonato Santos e terá participação da Associação Raimunda Dantas - ong que desenvolve trabalhos sociais voltados para a arte sob direção do ator Alex Peteka.



O Espetáculo ‘Ciganos’ representa a experimentação de novos caminhos e linguagens teatrais. A experiência surge do desejo de falar sobre uma cultura pouco conhecida na região, mas, muito rica em costumes, crenças e tradições. O espetáculo mostra a partir de elementos cênicos, a realidade de um povo nômade que caminha pelo mundo compartilhando experiências e conhecimentos.



O personagem principal Kali, terá que superar obstáculos e vencer desafios, que contribuirão para o seu amadurecimento. Ao receber de sua mãe a missão de encontrar e trazer para o seu povo, a estrela de cinco pontas, símbolo sagrado na cultura cigana, ele precisa ouvir os seus conselhos e seguir suas recomendações, seu destino final e o encontro com Ânima, com quem encontrará a estrela. Nesse caminho Kali cruzará com o velho da encruzilhada, a cigana Romani, a sedutora Luna e o Feiticeiro Cigano, cada um desses contribuirá através de um símbolo e ensinamento para sua jornada. Kali chega ao seu destino final, trazendo para o seu povo o símbolo tão desejado, a estrela de cinco pontas, e reencontra a sua amada, a cigana Esmeralda.



A apresentação faz parte do projeto 'Ciganos nas ruas' aprovado no Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2013 e consiste em uma turnê de circulação do espetáculo por cidades dos Estados do RN, CE e PB.

Vamos todos!!!




Fonte: www.escarceudeteatro.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Que maravilha poder apresentar em Apodi.

    ResponderExcluir
  2. fico muito feliz com esse trabalho que mostra um pouco do que realmente somos. conheço grande parte dos ciganos calons de Apodi. sao da familia do meu esposo.

    parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir