quarta-feira, 30 de maio de 2012

Medalha, cultura e indignação

Hoje, quero aproveitar este espaço para compartilhar com você, caro e-leitor, um vídeo divulgado na internet, no qual consta uma análise que se assemelha bastante com minha opinião sobre o que ocorre cotidianamente em nosso país. Assim como o jornalista do SBT de Santa Catarina, Luís Carlos Prestes, vejo o fato analisado como um belo exemplo de como a inversão de valores compromete nosso futuro. 

O vídeo apresenta a indignação de Luis Carlos Prates, quanto a medalha "Machado de Assis" concedida pela Academia Brasileira de Letras ao jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. 

Machado de Assis é um ícone da literatura brasileira, admirado nacionalmente pelas obras e exemplo de superação. Nascido no Rio de Janeiro, filho de um operário mestiço, pobre, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, saúde frágil, epiléptico e gago, tinha tudo para dar errado. Mas deu certo. E põe certo nisso. Considerado um dos mais importantes escritores brasileiros, autor de contos, romances, poesias e peças teatrais, é um dos mais importantes imortais da cultura nacional. 

Contudo, acredito que o fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL), deve ter se revirado no túmulo em 2011, quando a mais alta entidade cultural brasileira concedeu a medalha Machado de Assis a Ronaldinho Gaúcho. 

Este vídeo foi uma boa indicação do meu querido amigo Raniele Alves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário