quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tarará completa nove anos de fundação e lança publicação

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará lança mais uma edição de sua publicação. Esta edição, número oito, enfoca o projeto A Construção da Cena, realizado pelo grupo durante este ano, em cinco cidades da região: Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís, Umarizal e Upanema, através do Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal. A publicação teve tiragem de dois mil exemplares, e é distribuída gratuitamente, para artistas, grupos artísticos, instituições, e interessados no tema.

Mais que um relato do que foi o projeto em cada uma das cidades, a publicação dá um panorama de como andam as atividades artísticas em cada uma das cidades. “Um projeto como este deixa muitos frutos na cidade em que é realizado através da formação e aperfeiçoamento técnico de artistas, como para outras cidades que tomam conhecimento das ações, e principalmente, conhece formas alternativas de manutenção da arte em pequenas cidades, da região”, explica o ator e diretor do grupo, Dionízio do Apodi.

Os integrantes do grupo puderam conhecer melhor realidades já vistas em projetos anteriores, como foi o caso de Apodi, onde O Pessoal do Tarará desenvolveu outros projetos ao longo de sua trajetória; e iniciar intercâmbios novos, como foi o caso de Janduís, onde o grupo ainda não havia passado com ações. “Ficamos bem impressionados com Janduís, que tem seus problemas na área, mas que o movimento é muito vivo através dos grupos artísticos. Em Janduís, cada grupo tem uma sede exclusiva para guardar os seus materiais, e logo na entrada da cidade existe um pórtico com as caras da comédia e da tragédia, que representam o teatro. Não dou notícia se existe outra cidade no Brasil que tenha o teatro como marca, na entrada da cidade”, explica Dionízio.

O Pessoal do Tarará, começou o projeto em julho deste ano, e a primeira cidade a ser visitada foi Upanema. “Upanema está à frente de muitas cidades de nosso estado, e trata a cultura com bastante seriedade, através de sua secretária, Dona Ana, que na verdade é uma operária, que põe a mão na massa pra fazer as coisas acontecerem, comando um grupo grande de crianças, adolescentes e jovens, que têm aulas de teatro, dança e música”, explica o ator Maxson Ariton.

“Upanema tem um espaço excelente para apresentações artísticas, ainda não equipados para grandes apresentações, mas falta muito pouco para isso, porque o espaço existe, é confortável para o público, palco grande, e outras cidades poderiam seguir o exemplo, inclusive as que têm Casas de Cultura, investirem em manutenção”, afirma o ator Antônio Marcos.

Janduís, Apodi e Umarizal possuem Casas de Cultura, e estas estão se deteriorando, porque o poder público não investe em manutenção. “Orientamos sempre, que os grupos artísticos possam movimentar estas casas, e que não esperem pelo poder público, porque ele não vai se preocupar com as casas mesmo. Mal feitas ou não, as Casas de Cultura são espaços que precisam e devem ganhar utilidade. Os artistas são os verdadeiros donos dela”, afirma Dionízio.

TARARÁ EM JOÃO PESSOA – Através de seu diretor Dionízio do Apodi, o Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará será representado no Festival de Teatro da Paraíba, de 12 a 19 deste mês. O diretor do grupo mossoroense será um dos jurados do festival, e assistirá a 14 espetáculos, além de participar de debates sobre cada trabalho apresentado.

TARARÁ NOVE ANOS – O Pessoal do Tarará chega aos nove anos de existência no próximo domingo, dia 13. Para comemorar os nove anos o grupo está preparando uma programação especial, que será divulgada nos próximos dias. O Pessoal do Tarará tem dois espetáculos novos para estrear, mas está estudando as melhores datas, para fazer uma programação marcante. “Queremos um momento especial com o nosso público de Mossoró. Faz um ano que não apresentamos na cidade, e por isso queremos fazer algo que marque esta passagem de 9 anos, tão importante, e onde já começamos a pensar nos 10 anos d´O Pessoal do Tarará”, conclui Maxson Ariton.


Nenhum comentário:

Postar um comentário