terça-feira, 22 de novembro de 2011

Café com cinema

Clique na imagem para uma melhor visualização.




No sábado, 26 de novembro, acontecerá a partir das 18:30 no Auditório da PotyLivros do Praia Shopping, em Natal, o terceiro encontro do projeto cultural CAFÉ COM CINEMA, idealizado e coordenado pelo pesquisador, educador e promotor cultural independente Antonino Condorelli.

A proposta do Café com Cinema é promover o encontro entre pessoas para partilhar emoções e reflexões a partir de obras-primas da Sétima Arte. Os encontros propiciam diálogos livres e abertos a todos sobre as mais diversas temáticas a partir de filmes de autor, exibidos antes de cada discussão, estimulando a troca de experiências, idéias, sensações e intuições. Todos os encontros têm entrada franca e dão direito a café expresso gratuito e ao sorteio de um livro, cortesias da PotyLivros que é co-promotora da iniciativa.

No encontro de sábado, 26 de novembro, que é também o último deste ano será exibido o longa-metragem russo-japonês Dersu Uzala (1975), dirigido por Akira Kurosawa.

A obra, um clássico da história do cinema que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1976 e o Prêmio David di Donatello da Academia Italiana de Cinema na categoria de melhor diretor de filme estrangeiro em 1977, é unanimemente considerado pela crítica e o público um dos mais belos longas-metragens jamais realizados. Baseado no homônimo livro autobiográfico do escritor e explorador russo Vladimir Arseniev, publicado em 1923 e desde então traduzido para diversos idiomas, o filme conta a história de uma grande amizade nascida entre as planícies e montanhas de uma remota região siberiana do extremo Leste da Rússia asiática no começo do século XX. Entre 1902 e 1907, Arseniev percorreu a taiga da região siberiana da bacia do Rio Uçuri em três expedições cartográficas que tiveram como guia o caçador nômade de etnia gold Dersu Uzala, que conheceu casualmente na floresta durante a primeira dessas missões. A convivência entre eles e as aventuras que passaram juntos acabaram mudando profundamente a ambos, mas especialmente a Arseniev, que abriu seus horizontes e aprendeu novas possibilidades de ver o mundo e de interagir com a natureza.

Após a exibição do filme, será aberta uma discussão livre a partir das sugestões de reflexão despertadas pela obra nos presentes.

A partir do dia 23 de novembro estarão disponíveis no balcão da PotyLivros fichas de reserva que garantirão uma cadeira no encontro de sábado, dia 26. Serão disponibilizadas 40 fichas, o número máximo de cadeiras que cabem no auditório. As reservas serão válidas somente até as 18:30 do dia do encontro. Havendo desistências ou atrasos de parte de quem reservou, as vagas serão transferidas imediatamente a quem estiver sem ficha e tiver chegado na hora.

Contamos com a participação de tod@s vocês para partilharmos juntos mais emocionantes momentos de livre pensar, arte e partilha.

Desde já, sejam bem-vind@s!

Clique aqui e assista uma seleção de cenas de Dersu Uzala, embaladas pela célebre e belíssima trilha sonora do filme conhecida como “O Som da Águia”.


Mais informações e contatos: cafecomcinemanatal@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário