quinta-feira, 26 de julho de 2012

Cuidado nas mídias sociais




Tudo bem, quem não deve, não teme. Mas pessoas do bem podem ser vítimas de fakes e situações indesejáveis nas mídias sociais.

Pessoal, Dorisângela Lima é uma amiga minha. Ela ficou sabendo que sua foto estava sendo utilizada em um perfil desconhecido, com outro nome. Quando fui ver, já haviam fotos de outra pessoa. Fui ver agora e, pelo visto, que o perfil foi banido. Certamente após as denúncias.



Fico indignado com usurpação de perfis nas mídias sociais. Quando alguém usa a sua imagem, sabe lá o que podem fazer com ela. Todo cuidado é pouco.


As redes, oferecem recursos de segurança e privacidade. Infelizmente nem todos fazem bom uso disso. Alguns por desinformação, outros por falta de consciência mesmo.


Um exemplo de pessoa que está bastante vulnerável aos perigos desse tipo, são os professores. Esses profissionais, normalmente, possuem uma grande quantidade de alunos e é comum aceitar os convites. É IMPORTANTE que, independente de professor ou não, que certifiquemo-nos sobre a idoneidade de quem está nos adicionando, mesmo que a foto seja de um conhecido/a.

Abaixo seguem algumas dicas de como melhor se proteger no Facebook

1. >>>>>>>>>>>> ANÁLISE DE PERFIL
Já ativei esse recurso no meu. Qualquer marcação de foto minha, antes de ser publicada, o sistema pergunta se eu aprovo ou não a marcação.
Não deixe de ler o que tem nesse link. Explica melhor sobre a análise de perfil.
http://www.facebook.com/help/activitylog

AO TE ADICIONAREM:
2. Cuidado quando te adicionarem. Mesmo que você conheça pela foto, certifique-se com a pessoa antes de adicionar, se ela realmente está com Facebook e te adicionou.

3. AO PUBLICAR ALGO:
Cuidado. Ao lado do formulário de publicação, há umas opções, onde você pode marcar opções de visibilidade. Se marcar público, lembre-se que qualquer pessoa do Facebook mesmo desconhecidos, poderão ver o conteúdo.

4. MARCAÇÃO DE FOTOS:
Mesma coisa. Algum amigo/a pode te marcar em uma foto e esta foto está visível como pública. Se você não deseja tal nível de exposição, você pode remover a marcação, entre outras opções.

ENTÃO, FACE AO EXPOSTO, TODO CUIDADO É POUCO.
Gente de má fé tem em todo canto.
Cuidar de seu perfil nas redes sociais é cuidar de você, de seus princípios éticos e morais.



Repetindo o que já disse... Quem não deve, não teme. Contudo, a vítima pode ser você, uma pessoa do bem.



Fica o alerta!



Marcilio França

Nenhum comentário:

Postar um comentário