quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Greve de Novo?


Ao que tudo indica as redes públicas de todo o Brasil podem ficar sem aulas nos próximos dias. Trabalhadores em educação de todo país começam a se organizar no sentido de paralisarem suas atividades. 



Na rede estadual de Rondônia, a paralisação já começou na quinta-feira, logo após o carnaval. No Rio de Janeiro, a categoria realizou uma parada, ontem, 28, com ato em frente à Assembleia. Nos dias 14, 15 e 16 de março, outros 42 sindicatos de docentes, incluindo todos os estaduais, se unirão a estes em greve de três dias. 



No Rio Grande do Norte, em assembleia realizada hoje, em Natal, a categoria decidiu realizar mobilizações nas escolas, no sentido de buscar o apoio de pais e alunos sobre a decisão paredista que deve ser deflagrada no dia 14 de março, duas semanas após o início do ano letivo. 

As paralisações tem como foco duas reivindicações. A primeira é pressionar pelo pagamento do piso nacional que em 2012 será de R$ 1.451. A segunda é a campanha para que o Plano Nacional de Educação para a década 2011-2020 preveja 10% do PIB para a área e não 8% como o atual projeto no Senado. 



De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), até o dia de ontem (28), os dirigentes aguardaram uma audiência com o Governo ou ao menos um contato para discutir sobre o reajuste do piso dos servidores. Como não houve nenhuma sinalização, a categoria definiu pela paralisação, no próximo dia 14. No entanto, os sindicalistas ainda esperam que antes disso, o Governo se manifeste com relação à regularização do piso, previsto para janeiro. "A ausência de diálogo é prejudicial", afirmou ao Jornal De Fato a coordenadora geral do SINTE-RN, Fátima Cardoso.



A boa notícia para estudantes e professores é que, de acordo com o Jornal De Fato, apesar de destacar que o momento não permite impor ao Rio Grande do Norte uma proposta que gere tanto impacto financeiro, a governadora Rosalba Ciarlini reafirmou que vai cumprir o Piso Nacional do Magistério. "Já ficou definido o patamar de 22,22%. Vamos cumprir como fizemos no ano passado, quando concedemos 34% para que o Rio grande do Norte cumprisse com a Lei do Piso", disse a governadora Rosalba Ciarlini, sem especificar a partir de quando dará o reajuste.


Agora é aguardar para vermos as cenas dos próximos capítulos da novela "O Triste Fim da Educação Brasileira".


Um comentário: