Mostrando postagens com marcador Literatura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Literatura. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Descongelar é preciso!


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Feira do Livro vai para o Mossoró West Shopping





Numa mudança considerada estratégica, a 9ª edição da Feira do Livro está confirmada para ocorrer entre os dias 7 e 11 de agosto, no Mossoró West Shopping – a troca do lugar é considerada a grande novidade deste ano.



Nos anos anteriores, o evento ocorreu no Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiros (EXPOCENTER), localizado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Para a organização, a mudança deverá trazer aumento de visitantes e proporcionará maior conforto ao público.





Com o título “Um livro na mão e um sorriso no rosto”, o evento terá entre os temas o centenário de Vinícius de Moraes e a história do forró. 


De acordo com a organização, alguns nomes confirmaram presença. Para falar sobre o poeta e compositor da bossa nova homenageado, virá para Mossoró o crítico literário carioca José Castello, que participará de um bate-papo com Aluísio Barros, mestre em literatura e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento destaca ainda a presença do músico e escritor pernambucano José Paes de Lira Filho, o Lirinha, integrante da banda Cordel do Fogo Encantado. 
Ele vem recitar composições suas e de outros poetas nordestinos.

O jornalista Carlos Marcelo, autor do livro “O fole roncou! Uma história do forró”, e o poeta e pesquisador Kyldemir Dantas debaterão sobre a história do mais famoso ritmo nordestino. Confirmada ainda a participação de autores e estudiosos locais como o poeta Lívio Oliveira, Márcio Gerson, Marcos Medeiros, Camila Paula e integrantes do movimento literário Novos Poetas.

Já os poetas mossoroenses Antônio Francisco, Crispiniano Neto e Astier Basílio promoverão bate-papo sobre a importância do cordel.



A organização estima que, até junho, toda a programação esteja concluída.

PRÊMIO COSERN DE CORDEL

Em sua sétima edição, o Prêmio Cosern Literatura de Cordel vem com o tema “Rio Grande do Norte, do sertão ao litoral, um estado de energia”, e dividido nas três categorias já conhecidas: ensino fundamental, médio e livre.


Para as categorias escolares (Ensino Médio e Ensino Fundamental), a grande novidade em 2013 será uma premiação também para as escolas, além da premiação para o aluno vencedor do 1º lugar. As escolas serão contempladas com o mesmo valor referente ao prêmio do estudante (1º colocado – R$ 1.000,00), sendo esse valor convertido em compra de livros, de forma que o acervo da escola possa ser ampliado e os livros adquiridos pela direção e/ou professores, durante a realização da III FLiQ. — em Mossoró, Rio Grande do Norte.

* Com informações do Jornal Gazeta do Oeste

1º Encontro Potiguar do Movimento por um Brasil Literário, 3º Encontro do Fórum Estadual do Livro e Leitura e 15º Encontro do Fórum Potiguar de Escolas Leitoras

Encontro especial nos dias 18 e 19/04, no Auditório Paulo Freire, no Cemure, em Natal. Todos (as) convidados (as). Grandes instituições e movimentos sociais envolvidos por um "Brasil Literário" e "Por um RN de Leitores".

Clique na imagem acima para melhor visualização


Confira  a programação completa em: http://www.escolasleitoras.org.br/docs/pelle/23679083edf47a22a99bc3053e73b375.pdf.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Que livro você quer ler antes do fim do mundo?


Amanhã... Como será o amanhã?

Responde rápido pra dar tempo! 

Se hoje for o último dia, que livro você escolheria para ler e esperar o BUM final???



quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

BALE realiza III Encontro com Escritores e Leitores



O BALE e II SINATE promovem, no próximo dia 14 de  dezembro, no Auditório do CAMEAM, em Pau dos Ferros, o III Encontro de Escritores e Leitores, no II Ciclo de Conferências do Bale.

O formato do evento privielgia em cada atividade (Encontro e Conferências) um Escritor de Literatura Infanto-juvenil (de outro Estadoda Federação) e um Poeta popular (da Região), onde cada um falará de sua constituição leitora e composição de suas obras. 

No dia 14/12, o encontro será da escritora, atriz e contadora de histórias Cléo Busatto (Curitiba _PR) com o cordelista e compositor musical Zé Pessoa (RN). No segundo momento,  mais três nomes de peso: o jovem poeta jornalista e editor Mário Gerson com seu livro “A noite de luvas brancas” (2011), o acadêmico, editor e jovem escritor Pedro Fernandes com “RETRATOS PARA A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NA PROSA DE JOSÉ SARAMAGO (2012) ” e a Poetisa popular, agente cultural e escritora Maria Carlos Carlos com seu mais novo livro "PROFETAS DO TEMPO" (2012). 

A programação é inteiramente gratuita e indiscutivelmente imperdível. Participe e leve suas crianças para assistirem a esse tão importante evento literário.

Para maiores informações, acesse projetobaleuern.blogspot.com




terça-feira, 23 de outubro de 2012

II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal



Os mundos dos quadrinhos e da literatura se encontrarão para a II Feira de Livros e Quadrinhos de Natal, que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro de 2012, na Praça Cívica do Campus/UFRN. A FLiQ, como carinhosamente a feira foi apelidada, tem em sua raiz o estímulo à leitura e à produção literária. Serão quatro dias de inúmeras atrações para o público, que poderá se divertir, aprender, ler e saciar a curiosidade deste mundo tão encantador.

A programação é extensa e variada, repleta de oficinas; mesas diárias de debate e bate papos com autores; desenhistas e ilustradores; leituras de obras; lançamento de livros e quadrinhos, e ainda espaço para venda de materiais nos sebos, livreiros e nas editoras.

A FLiQ ainda terá espaço para os cosplayers (pessoas que se vestem e agem como personagens de HQ) com direito a um concurso com premiações.

Com um ambiente reservado para autores locais e nacionais que estejam lançando livros, quadrinhos e cordéis, o Espaço do Autor promoverá o encontro dos escritores com os seus leitores, permitindo a troca de conversas e autógrafos. Já o Espaço do Cordel reunirá vários cordelistas do RN, possibilitando que a arte popular e a cantoria permeiem os labirintos da FLiQ.

Para participar da FLiQ, basta que os visitantes deslizem pelos caminhos e veredas que guiam, e mostram o quanto é bom ser curioso, aprender e conviver com as pessoas, com os personagens e com os livros e quadrinhos, ressaltando ainda que a troca de saberes é o que nutre os labirintos literários e inspiradores dessas feiras e dos feirantes da leitura. 

Para mais informações, acesse: http://www.fliqnatal.com.br

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

A Capitã Lili

Luiz Henrique Gurgel


Ela se assustou ao me ver correndo em sua direção. Mal soara o sinal do intervalo e disparei para a sala em que ela estava, para dar a notícia em primeira mão. Eu desviava dos alunos, saindo esbaforidos para o corredor estreito rumo ao pátio.

“Lili! Lili! Eu vou fazer Letras! Quero ser igual a você!”. 

A cara da minha ex-professora de língua portuguesa e literatura nos três anos do ensino médio era de espanto. Pareceu sentir um travo na garganta e gaguejou com falsa indignação: “Você tá louca, menina! Não! Pelo amor de Deus! Vá fazer Economia, Direito. Professora, não!”.  

Ouvi isso com ela me abraçando e sorrindo. Ficou comovida. Na hora veio à lembrança o verso drummondiano que ela nos recitava: “Vai Carlos! ser gauche na vida”. Eu devia ser a primeira aluna a dizer que queria ser professora por causa dela. 

Lili hipnotizava. Não nos controlava com broncas ou caras feias, embora também recorresse a esses “recursos pedagógicos”. Era pela transfiguração de seu corpo e de sua voz ao ler poemas, contos, crônicas, trechos de romance, cartas e até artigos de jornal que ela nos segurava. 

Éramos adolescentes e ficaríamos marcados por aquela experiência pedagógica, lúdica e literária. Lili tinha sido atriz de teatro, em seus tempos de faculdade. “Atriz das boas”, confidenciou o professor de matemática, antigo admirador platônico. No começo ninguém sabia da condição daquela estranha e simpática professora. Era uma novidade. Ao contrário do que estávamos acostumados, não ficava discorrendo gramática por todos os poros, nem percorríamos correntes literárias, suas origens, influências e autores principais, sem ver um trecho sequer daquilo que falávamos. Não, ela preferia ler para nós. Mais que isso, interpretar. Uma benção! Subia no tablado da sala e, como num palco, entrava em cena. Sem afetação, o gesto mínimo, uma folha de papel, uma revista ou um livro aberto nas mãos, caminhar ritmado de um lado a outro, voz pausada e suave, suficiente para encher a sala sem excessos: “Meu coração é um almirante louco/ que abandonou a profissão do mar/e que a vai relembrando pouco a pouco/ em casa a passear, a passear...”.

Extasiados, podíamos ouvir Drummond, Pessoa, Manuel Bandeira, Machado, Cecília Meireles, Patativa do Assaré, uma crônica de Fernando Sabino, uma carta de Clarice Lispector, de Mario Andrade ou até um artigo furibundo do jornal do bairro. Lembro mais dos poetas, claro. É que a leitura provocava um transe - "Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo..." - só quebrado ao final, quando havia comentários a fazer sobre estilo, referências, diferenças de gênero etc. etc.  Então despertávamos e voltávamos para casa com vontade de ler aquilo do mesmo jeito que ela. 

Não sei se provocava o mesmo efeito em todos. Lembro de colegas fascinados, Zeca, que sonhava ser médico; Clara, que queria ser advogada; Jô, que queria ser arquiteta, e eu, que não sabia o que queria.

Hoje caminho para ser uma orgulhosa Lili. Tal como ela, de leve esperança, de aérea esperança e, assim, me juntar a tantas outras espalhadas por salas de aula do Brasil. “Trago dentro do meu coração,/Como num cofre que se não pode fechar de cheio,/ Todos os lugares onde estive,/ Todos os portos a que cheguei”. Aquele porto eu já deixei, mas jamais sem esquecer o rondó da minha querida capitã.



segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Poeta potiguar terá livro adotado em SP


Antonio Francisco terá livro adotado pelo município de SP


A Secretaria de Educação do Município de São Paulo, um dos mais importantes do país, acaba de concluir um processo seletivo para livros paradidáticos a serem adotados nas escolas da rede municipal de ensino. E eis que a editora cearense Imeph, conseguiu ter aprovados nada menos que seis títulos na referida seleção. A mesma quantidade que a Editora Globo aprovou e a mesma meia dúzia aprovada pela também poderosa Editora Positivo, que domina as compras governamentais em muitos municípios potiguares. Entre os seis títulos, Os Animais têm Razão de Antonio Francisco, o poeta da Lagoa do Mato, vizinho do Alto do Xerém. 

Antônio Francisco Teixeira de Melo (Mossoró, 21 de outubro de 1949) é um cordelista potiguar. Filho de Francisco Petronilo de Melo e Pêdra Teixeira de Melo. Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).  Poeta popular, cordelista, xilógrafo e compositor – ainda confecciona placas.Aos 46 anos, muito tardiamente, começou sua carreira literária, já que era dedicado ao esporte, fazia muitas viagens de bicicleta pelo Nordeste e não tinha tempo para outras atividades. Muitos de seus poemas já são alvo de estudo de vários compositores do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros, interessados na grande musicalidade que possuem.Em 15 de Maio de 2006, tomou posse na Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na cadeira de número 15, cujo patrono é o saudoso poeta cearense Patativa do Assaré. A partir daí, já vem sendo chamado de o “novo Patativa do Assaré”, devido à cadeira que ocupa e à qualidade de seus versos.

Pois é. O nosso querido Antonio Francisco vai ser lido e pedagogicamente trabalhado nas escolas da rede municipal de Sampa. Na verdade tal fato não é para nós surpresa alguma, uma vez que sabemos há muito, do imenso valor didático presentes nos textos do poeta Antonio Francisco. 

Espero que, a partir de agora, esse grande poeta possa ser devidamente valorizado pelos donos da "casa"  que fazem o poder público potiguar, em todas as esferas.

Parabéns a todos que fazem parte da editora Imeph e, em especial, ao meu amigo Antonio Francisco por mais um feito literário. 


Para conhecer mais do Poeta Antônio Francisco, acesse: http://poetaantoniofrancisco.com.br.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O que é literatura?


Trecho retirado do DVD
Literatura e outras Linguagens.
Atual Editora.
William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Desafio Literário

Eis um interessante desafio para os apaixonados pela literatura
Procure i
dentificar os autores representados na imagem abaixo.
Será que você consegue?

Imagem: https://www.facebook.com/aprendendoportugues



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

História de estudante potiguar emociona em programa da Rede Globo



O orgulho do Rio Grande do Norte que o Rio Grande do Norte ainda desconhece.


Emocionante a participação do estudante Danilo Bezerra, que criou a Biblioteca JK, num sítio do município de Almino Afonso, Oeste do Rio Grande do Norte, no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo.

A história de Danilo foi levada ao programa a partir de um e-mail que o rapaz passou para a produção, antes da estreia, com um recadinho curto: “Vocês precisam conhecer minha história”.

E a partir daí a produção foi a Almino Afonso, gravou na casa dele com a família, na escola com os colegas e com os professores, e mostrou a biblioteca instalada na pequena casa pobre que vive o menino com seus pais.

O pai não pode trabalhar desde que sofreu um cidente de moto, e a mãe, Dona Mara, mostrando o orgulho que tem do filho e do seu espírito de compartilhar a educação.

Dona Mara e a professora de português de Danilo, Solange Maria da Conceição, também foram ao estúdio no Projac.

Danilo no estúdio com Fátima. (Foto: Thaisa Galvão)

E durante a participação de Danilo, emoção não faltou. Lágrimas que saíram dos olhos da mãe e das convidadas do programa, a atriz Alexandra Richter e da escritora Thalita Rebouças, que presenteou Danilo com seus livros.


Danilo é natural de Almino Afonso, no Médio Oeste Potiguar, onde criou e instalou a Biblioteca Juscelino Kubischek. Ele já foi premiado pela Presidência da República e tornou-se conhecido em todo o País.

Recentemente o jovem Danilo Bezerra representou o Rio Grande do Norte na 9ª Conferência Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.  Aprovado no vestibular de Jornalismo, o filho de Almino Afonso foi selecionado para divulgar a conferência em Brasília. 


Confira no link do blog Potiguarte a reportagem "UMA BIBLIOTECA NO MEIO DO SERTÃO" e se emocione. A postagem é de novembro/2011. (http://potiguarte.blogspot.com.br/2011/11/uma-biblioteca-no-meio-do-sertao.html




Convite: bate-papo

Clique na imagem para melhor visualização

Bate Papo: Eu vivo Poesia - Programação do Stand do Jornal de Fato na Feira do Livro de Mossoró, sexta-feira - 10/8

terça-feira, 31 de julho de 2012

Em tempos de eleição...

Aproveitando o tema em alta, trago aqui essa poesia  bem humorada de Jessier Quirino*. 

A obra abaixo é o poema “Comício em beco estreito”, um dos mais famosos desse menestrel matuto, oportunamente selecionado por nos apresentar a receita do político corrupto e demagogo, figura tão presente em nosso cotidiano. Em ano eleitoral, serve como excelente reflexão para os eleitores desatentos.






“Pra se fazer um comício
Em tempo de eleição
Não carece de arrodei
Nem dinheiro muito não
Basta um F-4000
Ou qualquer mei caminhão
Entalado em beco estreito
E um bandeirado má feito
Cruzando em dez posição.

Um locutor tabacudo
De converseiro comprido
Uns alto-falante rouco
Que espalhe o alarido
Microfone com flanela
Ou vermelha ou amarela
Conforme a cor do partido.

Uma ganbiarra véa
Banguela no acender
Quatro faixa de bramante
Escrito qualquer dizer
Dois pistom e um taró
Pode até ficar melhor
Uma torcida pra torcer

Aí é subir pra riba
Meia dúzia de corruto
Quatro babão, cinco puta
Uns oito capanga bruto
E acunhar na promessa
E a pisadinha é essa:
Três promessa por minuto.

Anunciar a chegança
Do corruto ganhador
Pedir o “V” da vitória
Dos dedo dos eleitor
E mandar que os vira-lata
Do bojo da passeata
Traga o home no andor.

Protegendo o monossílabo
De dedada e beliscão
A cavalo na cacunda
Chega o dono da eleição
Faz boca de fechecler
E nesse qué-ré-qué-qué
Vez por outra um foguetão.

Com voz de vento encanado
Com os viva dos babão
É só dizer que é mentira
Sua fama de ladrão
Falar dos roubo dos home
E tá ganha a eleição.

E terminada a campanha
Faturada a votação
Foda-se povo, pistom
Foda-se caminhão
Promessa, meta e programa…
É só mergulhar na Brahma
E curtir a posição.

Sendo um cabra despachudo
De politiquice quente
Batedorzão de carteira
Vigaristão competente
É só mandar pros otário
A foto num calendário
Bem família, bem decente:

Ele, um diabo sério, honrado
Ela, uma diaba influente
Bem vestido e bem posado
Até parecendo gente
Carregando a tiracolo
Sem pose, sem protocolo
Um diabozinho inocente”.



* O paraibano Jessier Quirino é o típico poeta erudito que nos deleita com as variedades regionais da língua portuguesa e enriquece a todos com seu fabuloso espírito nordestino. É um gigante na arte da contação de causo e da poesia matuta. Suas performances lotam teatros e provam que o povo também gosta do que é bom.


terça-feira, 24 de julho de 2012

8ª Feira do Livro de Mossoró


Vem aí a 8ª edição da Feira do Livro de Mossoró! 




Enquanto não chega o grande dia, que tal conhecer como será a estrutura e a programação do evento deste ano, que vai acontecer no Expocenter? 



Clique aqui e confira!



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Medalha, cultura e indignação

Hoje, quero aproveitar este espaço para compartilhar com você, caro e-leitor, um vídeo divulgado na internet, no qual consta uma análise que se assemelha bastante com minha opinião sobre o que ocorre cotidianamente em nosso país. Assim como o jornalista do SBT de Santa Catarina, Luís Carlos Prestes, vejo o fato analisado como um belo exemplo de como a inversão de valores compromete nosso futuro. 

O vídeo apresenta a indignação de Luis Carlos Prates, quanto a medalha "Machado de Assis" concedida pela Academia Brasileira de Letras ao jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho. 

Machado de Assis é um ícone da literatura brasileira, admirado nacionalmente pelas obras e exemplo de superação. Nascido no Rio de Janeiro, filho de um operário mestiço, pobre, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, saúde frágil, epiléptico e gago, tinha tudo para dar errado. Mas deu certo. E põe certo nisso. Considerado um dos mais importantes escritores brasileiros, autor de contos, romances, poesias e peças teatrais, é um dos mais importantes imortais da cultura nacional. 

Contudo, acredito que o fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL), deve ter se revirado no túmulo em 2011, quando a mais alta entidade cultural brasileira concedeu a medalha Machado de Assis a Ronaldinho Gaúcho. 

Este vídeo foi uma boa indicação do meu querido amigo Raniele Alves.


terça-feira, 1 de maio de 2012

Hoje também é o Dia da Literatura Brasileira




Em 1º de Maio de 1829, nascia em Fortaleza, José Martiniano de Alencar, o nosso José de Alencar, jornalista, político, advogado, orador, crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro.

Pai de "Senhora", "Iracema", "O Guarani" entre outros tantos romances que escreveu.

Em sua homenagem é comemorado hoje o Dia da Literatura Brasileira.

VIVA NOSSOS AUTORES BRASILEIROS!!