Mostrando postagens com marcador Arte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Arte. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Pessoal do Tarará apresenta o espetáculo 100 palavras


 


O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará prepara mais um final de semana com apresentações em sua Sala de Espetáculos Ludmila e Rosi, e agora com o espetáculo 100 Palavras. As apresentações acontecerão sexta e sábado, sempre às 20h. Esta comédia tem classificação livre.


Neste espetáculo O Pessoal do Tarará dá prosseguimento ao seu projeto de pesquisa, em cima de uma dramaturgia do corpo, onde abre mão da linguagem verbal, sendo, para o grupo, a conclusão de uma pesquisa anterior, iniciada no espetáculo O Pulo do Gato (2009).



A montagem é feita para apresentação nos mais variados espaços, desde circos, rua, sala e até palco italiano. São vários quadros, onde O Pessoal do Tarará investe, desta vez, numa comédia com tom de desenho animado, sendo influenciado pelos desenhos do Pateta, do Tom e Jerry, e da revista em quadrinho, que pode ser percebida nos corpos dos atores.



O Pessoal do Tarará neste espetáculo abusa de seu dedicado e delicado trabalho de ator, já que tudo o que chega ao público, é produzido pelo próprio ator.



O espetáculo não dispõe de um texto escrito, mas de um texto apropriado pelo ator, que se dá pela via corporal, com o palco vazio. É deste vazio, desta pobreza de elementos cênicos, que nasce um teatro rico, a partir do corpo do ator. Durante o espetáculo, o roteiro que os autores cumprem levam o público a criar a sua própria dramaturgia, à medida em que as cenas acontecem.


SALA DE ESPETÁCULOS - O novo espaço do grupo tem sido movimento todas as sextas e sábados, se tornando uma opção para os mossoroenses que gostam de teatro, e querem assistir a um espetáculo num espaço aconchegante, climatizado, para 60 pessoas sentadas confortavelmente. O público próximo aos atores é um diferencial da proposta do espaço, que veio para se tornar um espaço para espetáculos intimistas. "Queremos, aos poucos, que Mossoró se aproprie do espaço, e que possamos ter outros grupos, outros espetáculos, e cada vez aumentando nossa agenda, que no momento dispõe de dois dias para que o público vá se acostumando. Convidamos as pessoas que ainda não conhecem para participar de nossas programações", explica o ator e diretor Dionízio do Apodi.

100 Palavras (ou Uz kra d'ku nupal kunu)
Elenco: Igor Moreira e Maxson Ariton
Direção: Dionízio do Apodi
Sala de Espetáculos Ludmila e Rosi
Sexta (19) e sábado (20) às 20h
Inteira - R$ 12,00; meia - R$ 6,00 e artista - R$ 5,00
Classificação Livre
Endereço: Avenida Abel Coelho, 160, Abolição III, em frente ao Sindicato dos Bancários

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vem aí Cine Casarão Intinerante!



Associação Raimunda Dantas, Secretaria do Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde de Apodi, darão início ao projeto “Cine Casarão Intinerante”, neste sábado, 20, às 19h na Baixa do Caic. Será uma diverisificada programação artística ao público apodiense, dentro das atividades do Grupo de Dança Dúbio Dance. Neste sábado, será exibido o Auto de São João Batista e uma Palestra com o Pastor Wellington. 

O evento tem como objeto proporcionar cinema educativo àqueles que não tem acesso ao mesmo. Serão realizadas duas exibições a cada mês, nos bairros periféricos e Zonas Rurais de Apodi, tendo como público alvo os jovens e crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. Tudo será desenvolvido levando em consideração os apontamentos da ARD, que nesse caso específico, diz respeito a oportunizar ao apodiense lazer, educação e cultura.

Fonte: ASCOM

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Associação Raimunda Dantas e Cia Teatral Casarão oferecem oficinas em Apodi


Agenda do Pessoal do Tarará neste final de semana

Cena do Espetáculo Aurora Boreal

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará tem agenda neste final de semana em Mossoró. Nesta sexta-feira,12, dentro da programação de aniversário de 18 anos da Fundação Vingt-un Rosado, o grupo apresenta o espetáculo Aurora Boreal (ou Casca de Noz) naquela instituição, às 20h. No sábado, 13, O Pessoal do Tarará, dentro de seu projeto Teatro em Domicílio, promove uma leitura dramática da peça Chico Cobra e Lazarino (texto de Racine Santos), na residência do professor Aécio Cândido, também às 20h.

AURORA BOREAL (ou CASCA DE NOZ)

A peça  gira em torno de um homem que passou a sua infância e juventude com o firme propósito de ser padre, e prestes a conseguir o intento se vê apaixonado por uma mulher, que o faz sonhar com possibilidades jamais imaginadas por ele.

O personagem se vê obrigado a decidir entre ser padre ou se lançar em uma aventura amorosa. Através de metáforas, há o debate de questões que permeiam a mente do ser humano como as possibilidades de escolha e o livre arbítrio.

O PESSOAL DO TARARÁ
Grupo fundado em Mossoró, está na estrada desde 2002. A trajetória do grupo iniciou numa rádio da cidade, produzindo radionovelas com textos teatrais. Hoje O Pessoal do Tarará se destaca como um dos raros grupos de teatro do país que vive apenas de sua arte.



Foto: Fernanda Anacleto de Ramiro

quarta-feira, 20 de março de 2013

“PAIXÃO POR PAIXÃO”

O II Auto da Paixão de Cristo acontece  no dia 31 de março as 20h no Adro da Matriz de Apodi.



A Associação Raimunda Dantas – ARD, hoje referência da arte e da cultura de Apodi, concretiza o sonho de está realizando o Auto da Paixão de Cristo. Uma caminhada de reveses, de planejamento e de despertar de um sonho de realização comunitária. Quando faltaram recursos e as possibilidades tornaram-se frustradas, o povo, a igreja, os jovens, adolescentes, crianças, adultos, comércio, entidades, abraçavam a campanha: “Paixão por Paixão” – doe um lençol. O impacto foi imediato. A comunidade como um todo, doando lençóis e o que pode, para que esse espetáculo aconteça. Retratou que a fé, torna-se uma validade quando o bem é requerido de coração doador, que respeitou a fé, a arte e possibilitaram a realização de tamanho evento.



A ASSOCIAÇÃO RAIMUNDA DANTAS


Apodi está se enriquecendo no universo da cultura. Uma equipe de profissionais ergueu a bandeira do social e encara o projeto social que faz nascer a Associação Raimunda Dantas. O intuito da entidade é mostrar através das artes, que se pode muito bem angariar meios para o crescimento de jovens e adolescentes em vulnerabilidade social.


Dentre as categorias das artes, estão: dança (hip-hop), teatro, capoeira, espanhol, dentre outras multi artes. A Associação já está em total funcionamento e as movimentações acontecem temporariamente na Casa de Cultura Popular de Apodi. O Casarão das Artes, como foi batizado o projeto, irá funcionar em breve, em um casarão que fica localizado no centro da cidade de Apodi. O Casarão é de uma estrutura arquitetônica mais antiga e que existe há aproximadamente 89 anos.



O grupo que faz parte do movimento se engajou e emplacou tamanho trabalho dentro da casa, como forma de proteger e defender a continuidade de sua história. Um dos objetivos é angariar fundos para sua restauração, para assim erguer com orgulho a bandeira de conservação de uma bela história apodiense. 

Através do projeto “Casarão das Artes”, nasceu o grupo de teatro “Cia Teatral Casarão” que já arrematou diversos jovens ao mundo artístico e cultura. Além deste grupo, outros também já funcionam com sua especial e fundamental importância: “Dúbio Dance” de dança e “Acorda Capoeira” de capoeira.


Muitos outros projetos ainda estão por vir, cheios de muitos sonhos, alegria, conquistas e vitórias. Parabéns aos idealizadores e um grande e espetacular sucesso!




terça-feira, 5 de março de 2013

O Dia da Poesia em Mossoró


O Pessoal do Tarará abre oficina para atores e atrizes




O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará está com inscrições abertas para a Oficina de Interpretação para Atores e Atrizes, a partir dos métodos de trabalho utilizados no espetáculo Aurora Boreal (ou Casca de Noz), que toma como uma de suas referências o Teatro Essencial, que dá prioridade máxima à matéria viva que é o ator com seus recursos humanos: voz, corpo, inteligência e intuição.

As inscrições já estão abertas e são feitas somente via internet, através de uma ficha de inscrição que deve ser solicitada por e-mail (dioniziodoapodi@yahoo.com.br). Depois de preencher a ficha, o candidato passará por uma seleção, e será comunicado, via e-mail, sobre sua participação. A taxa de inscrição para esta oficina é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), e serão apenas 10 selecionados, que participarão desta imersão na nova sede do grupo, no bairro Abolição III, nos dias 19, 21, 26 e 28 (terças e quintas) deste mês de março, das 19 às 23h. Será um mergulho intenso na experiência do grupo O Pessoal do Tarará, sob a condução do diretor Dionízio do Apodi.  

Para o grupo há a necessidade urgente, no teatro do Brasil, de investimento no trabalho de ator. “Nossa principal marca é o trabalho do ator, enquanto pesquisador, enquanto objeto da própria pesquisa. Queremos colaborar com os participantes nesta visão, de que no teatro o ator é essencial, com todo o seu aparato físico, intelectual e intuitivo. Precisamos formar atores urgentemente, se não perderemos para os efeitos. Não tiramos a importância de cenário, de figurinos, de iluminação, mas acredito que precisamos ter mais sensibilidade e atenção para com o ator, que é deixado, e muito, em segundo plano”, explica Dionízio do Apodi.

O Teatro Essencial desafia o artista a assumir a responsabilidade integral por suas escolhas. Cada detalhe: o texto, a coreografia, a modulação da voz, a atitude do gesto, sem a possibilidade de recorrer a uma autorização externa que o avalize, pois todos os acertos e erros são assumidos por completo. “Ainda é muito executada uma velha fórmula de teatro onde o ator fica esperando pela velha figura do ‘diretor que concentra a criação a partir de suas próprias habilidades’, onde o percurso poderia ser o contrário, ou seja, a partir das habilidades e capacidade dos atores”, acrescenta Dionízio do Apodi.

SERVIÇO:
Oficina de Interpretação para Atores e Atrizes
Inscrições: até 15 de março
Forma: solicitar ficha de inscrição por e-mail (dioniziodoapodi@yahoo.com.br)
Local da oficina: sede d´O Pessoal do Tarará (Abolição III)
Dias e horários: 19, 21, 26 e 28 de março, das 19h às 23h
Investimento: taxa única de R$25,00

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Convite




Recebendo convite da Cooperativa Cultural Universitária para prestigiar o encerramento das atividades culturais de sua livraria. O evento consiste na apresentação da Orquestra Potiguar de Clarinetas tocando músicas regionais, e celebração dos 100 anos de Luiz Gonzaga.

A Orquestra Potiguar de Clarinetas é um grupo de música instrumental formado por instrumentos da família das Clarinetas e Percussão. Criado em 2008 pelo músico e professor Paraibano João Paulo Araújo no âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apenas para oferecer oportunidades de aperfeiçoamento musical através da prática instrumental em conjunto para alunos dessa instituição.

O espetáculo “A Música Nordestina” faz uma homenagem a alguns dos principais compositores de Música Tradicional e Urbana do Nordeste Brasileiro, incluindo músicas do Rei do Baião Luiz Gonzaga. Para a série proposta de Concertos Didáticos, o repertório do grupo será composto basicamente por arranjos de música nordestina, choros, frevos e maracatu. Os arranjos são todos escritos, concebidos e adaptados para a formação do grupo. 


Dia: 14/12 às 11h
Local: NAC, Centro de Convivência Djalma Marinho - UFRN - Natal/RN

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

10 anos d'O Pessoal do Tarará




Ontem (13), o Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará completou os seus 10 anos de existência. Fundado em 13 de novembro de 2002 o grupo não parou de trabalhar em nenhum momento de sua trajetória, composta de dificuldades e conquistas, através de muito trabalho de seus integrantes. Não à toa, o grupo ganhou 5 prêmios em Teresina, na semana passada, e agora se prepara para dois finais de semana em Natal, uma semana em Juazeiro, outra em João Pessoa, além de inaugurar o seu novo espaço em Mossoró com uma série de atividades, bem como já tem projetos aprovados para seguir trabalhando em 2013.

PREMIAÇÃO – A última semana de trabalho em Teresina, dentro do Festival Nacional, foi um momento especial para o grupo, que conquistou cinco, dos sete prêmios que concorria com o espetáculo Aurora Boreal: melhor espetáculo, melhor ator (Dionízio do Apodi), melhor diretor (Dionízio do Apodi), melhor iluminação (Maxson Ariton e Dionízio do Apodi), além de melhor figurino. Participaram do festival, grupos do Piauí, Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Nós temos a consciência de que ganhar prêmio não nos deixa maior ou menor que ninguém. Mas é bom ganhar prêmio. Por que não? Mas isto aumenta a nossa responsabilidade, e o resultado disto tudo é que passamos a trabalhar muito mais”, explica o diretor e ator Dionízio do Apodi, um dos fundadores d´O Pessoal do Tarará.

EM NATAL – Nesta semana de comemorações o grupo volta a Natal, capital do RN, para apresentar o seu mais novo espetáculo, Aurora Boreal, na Casa da Ribeira, nos dias 16 (sexta-feira), 17 (sábado), e 18 (domingo), sempre às 20h, com ingresso popular, custando R$ 10,00 (dez reais). “Convidamos os natalenses para apreciarem este espetáculo, e os mossoroenses que residem na capital também, pois sabemos que este trabalho é importante para o momento em que nossa sociedade vive”, destaca o ator Antônio Marcos.
O outro novo espetáculo do grupo, Sem Palavras, também se apresentará na Casa da Ribeira, só que nos dias 23, 24 e 25 deste mês, mas sempre nos mesmos horários e valores de ingressos, populares. “sabemos que tem muita gente em Natal que curte o nosso trabalho, e queremos ver a Casa da Ribeira cheia, durante os dois próximos finais de semana. Será o presente que Natal pode nos dar”, explica Antônio Marcos. Estas apresentações na Casa da Ribeira, integra o Edital Cena Aberta Nordeste, da própria Casa, sendo fruto do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro da Funarte e Ministério da Cultura.

FORMAÇÃO – De 20 a 23 deste mês, outra parte do grupo viaja para Juazeiro do Norte, no Ceará, onde ministra uma oficina de formação artística, baseada nos processos de montagens que o grupo viveu ao longo desta década. A ação acontecerá no CCBNB daquela cidade, numa parceria com o Banco do Nordeste. “Já tivemos em Juazeiro diversas vezes com os nossos espetáculos, mas agora vamos levar formação, de acordo com os processos que trabalhamos”, afirma Dionízio do Apodi.

SEDE NOVA – Dia 30 deste mês é a data marcada para, dentro desta programação de aniversário, O Pessoal do Tarará inaugurar a sua nova sede, no início do bairro Abolição III, com espaço de encenação e capacidade para 60 pessoas. A inauguração acontecerá com o espetáculo Sem Palavras, que cumprirá dois dias de apresentações, com preços populares. “Nosso espaço servirá também aos grupos de Mossoró, que poderão cumprir temporadas num espaço aconchegante, compacto, com possibilidades dos artistas de teatro desenvolverem o seu ofício. Estamos felizes com esta conquista, e convidamos Mossoró para abraçar este nosso projeto, frequentando-o, pois terá uma programação semanal”, afirma o ator Maxson Ariton.
Para o novo espaço do grupo, que terá a sala de apresentações chamada “Rosi e Ludmila”, o grupo prevê a estréia de Aurora Boreal (ou Casca de Noz) em Mossoró, no dia 7 de dezembro, como espetáculo montado através dos recursos do Prêmio Fomento à Cultura, da Prefeitura de Mossoró. “É um espetáculo que já nos deu muita felicidade, apesar de jovem, nos levando para Natal, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Teresina, mas queremos apresentar na nossa terra, para que os nossos conterrâneos possam ver este novo trabalho, feito com tanta dedicação”, destaca Maxson Ariton. 

INTERCÂMBIOS – Em dezembro O Pessoal do Tarará faz intercâmbios com grupos de João Pessoa (PB). Já no início do mês, o grupo Alfenim visitará Mossoró para apresentar um espetáculo na nova sede do grupo, fazer uma intervenção na rua, na Praça do Portal do Saber, na Baixinha. Em seguida o grupo viaja para João Pessoa, onde apresentará Aurora Boreal e Sem Palavras no espaço do grupo Piollin, além de fazer intercâmbio, também, com o grupo Os Fodidários. “Estamos ansiosos para realizarmos estes intercâmbios, pois serão os primeiros encontros destes grupos, e que não temos dúvidas, que se transformarão em grandes parcerias”, afirma a integrante Aninha Nunes.

NOVOS PROJETOS – Mesmo com muita coisa ainda para realizar em 2012, O Pessoal do Tarará, através da aprovação de projetos e início de novas parcerias, já começa a desenhar um 2013 com muito trabalho, a exemplo de todos estes anos. “Temos um projeto que já estamos para começar, com o Fórum de Mulheres Deficientes de Mossoró, através do Programa Banco do Nordeste de Cultura, com patrocínio do Governo Federal, BNDES e Banco do Nordeste. Já na semana passada aprovamos um outro projeto junto a Funarte, do Ministério da Cultura, onde vamos levar o espetáculo Sem Palavras e uma oficina a 10 municípios da região”, explica outro integrante do grupo, Igor Moreira.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Pessoal do Tarará faz nova temporada no RJ

Clique na imagem para melhor visualização



O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará inicia nesta sexta-feira (19) mais uma temporada de apresentações no Rio de Janeiro, com os espetáculos Aurora Boreal e Sem Palavras. Estas apresentações fazem parte da programação de aniversário de 10 anos do grupo, iniciada em janeiro deste ano com o projeto Teatro em Domicílio, passando por uma série de atividades, e que culminará em novembro, com outra série de novidades, no mês de aniversário do grupo. As apresentações no Rio de Janeiro acontecem no Centro Cultural Correia Lima, no bairro do Catete, sempre a partir das 20h, com a apresentação de dois espetáculos, sendo um seguido do outro, nos dias 19, 20, 26 e 27 deste mês.

“Estamos felizes, trabalhando muito, e queremos mostrar este trabalho ao maior número de pessoas possível. Esperamos ter nestas apresentações, casa cheia, como foi na nossa última passagem por aqui. Temos muitos amigos no Rio de Janeiro, pessoas que admiram o nosso trabalho, e sabemos que precisamos estar sempre superando o que já fizemos. Prometemos ao nosso público, espetáculos que dizem algo para o mundo, que colaboram com a sua mudança, e tudo isso com a qualidade que é característica d´O Pessoal do Tarará”, explica o ator e diretor Dionízio do Apodi.

Aurora Boreal (60min) - É um texto de Dionízio do Apodi, que atua e assina a direção do espetáculo. Um monólogo de caráter existencialista, em que a fidelidade a si mesmo é a luta mais ferrenha que o indivíduo trava. Trabalho onde ‘O Pessoal do Tarará’ investe em uma dramaturgia própria, mas com o espetáculo influenciado pelo Teatro Pobre de Grotowski. O grupo não quer fazer defesa do Teatro Pobre, mas parte dele, quando o mesmo diz que “no teatro, que tudo saia do ator”. Nesta montagem o grupo experimenta isso. Não há qualquer muleta, qualquer efeito, a não ser a presença do próprio ator.

Sem Palavras (50min) – Com atuação de Antônio Marcos e Maxson Ariton e direção de Dionízio do Apodi. É um espetáculo onde ‘O Pessoal do Tarará’ dá continuidade ao seu projeto de pesquisa, em cima de uma dramaturgia do corpo, onde abre mão da linguagem verbal, sendo a conclusão de uma pesquisa iniciada num outro espetáculo do grupo: ‘O Pulo do Gato’ (2009). São vários quadros, em uma comédia com tom de desenho animado, sendo influenciado pelos desenhos do Pateta, do Tom e Jerry, e da revista em quadrinho. Todas estas influências podem ser percebidas nos corpos dos atores.  

“Queremos convidar, os inúmeros mossoroenses que residem no Rio de Janeiro, pois sempre que estamos no Rio de Janeiro, sabemos que somos responsáveis por reunir um bom grupo de pessoas de Mossoró, o que acaba deixando o clima bem familiar. E convidamos também os que não são de Mossoró, mas conhecem o nosso trabalho, bem como os que não conhecem também. Ver O Pessoal do Tarará significa ver um grupo de teatro nordestino, com trabalho sério e de qualidade”, explica o ator Maxson Ariton.




quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O Pessoal do tarará na Uern


Na próxima terça-feira, 9, O Pessoal do Tarará participará do projeto Intervalo Cultural, da UERN, com o espetáculo ‘Sem Palavras’, que será apresentado (parte dele) nos intervalos do Campus Central, pela manhã e pela noite. 

Sem Palavras é uma comédia onde O Pessoal do Tarará dá prosseguimento ao seu projeto de pesquisa, em cima de uma dramaturgia do corpo, onde abre mão da linguagem verbal. 

Com atuação de Antônio Marcos e Maxson Ariton, e direção de Dionízio do Apodi, este trabalho, apesar de ser recente, já tem em seu currículo apresentações em Fortaleza (CE), Natal, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), sendo elogiado por onde passa, como um rico trabalho de ator, já que este é o carro-chefe d´O Pessoal do Tarará.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

José Dumont fala sobre Aurora Boreal d´O Pessoal do Tarará

Queridos leitores, é com imensa satisfação que compartilho com vocês este  vídeo em que um dos nossos maiores atores brasileiros, José Dumont*, fala sobre o novo espetáculo do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, "Aurora Boreal", que tem dramaturgia, concepção cênica e interpretação de meu querido amigo e conterrâneo Dionízio do Apodi. José Dumont assistiu ao trabalho recentemente no Rio de Janeiro, onde o grupo se encontra até o dia 28 deste mês. Em breve Aurora Boreal será apresentado em Mossoró (RN), cidade de origem do grupo.



* O nordestino José Dumont é considerado um dos maiores atores do Brasil, com uma larga trajetória no cinema - Morte e Vida Severina, Narradores de Javé, Kenoma, Abril Despedaçado, O Homem que virou Suco, Memórias do Cárcere, A Hora da Estrela, 2 filhos de Francisco, dentre tantos.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Artistas decretam estado de calamidade pública na cultura do RN‏

Os artistas mossoroenses, representando vários grupos culturais da cidade, realizaram na última sexta-feira (20) um protesto pelas ruas da cidade de Mossoró. Vestidos de preto, eles declararam luto e "Estado de calamidade pública da cultura mossoroense".

Em carta aberta, postada nas mídias sociais, os artistas exigem mudanças na política de incentivo cultural tanto nas esferas municipal como estadual e citam o caso do Museu Lauro da Escóssia, fechado há doze anos, e do Teatro Lauro Monte, que se encontra fechado há quatro anos.


Os organizadores do protesto cobram ainda mais investimentos na cultura, com apoio aos artistas e não apenas o foco em grandes eventos. Os governos de Mossoró e do Estado são cobrados.

Abaixo o vídeo oficial do manifesto dos artistas:





Eis na íntegra a carta aberta:

Mossoró, 20 de julho de 2012

Queremos, oficialmente, decretar, a partir desta data, 20 de julho de 2012, “estado de calamidade pública da cultura mossoroense” e do “Estado do Rio Grande do Norte.”

Gritamos para os mossoroenses, potiguares e para as demais tribos brasileiras, que a atual situação de nossa cultura é vexatória, humilhante, desprezível, cruel e discriminatória. Os  fazedores de cultura de Mossoró-RN estão sendo mal tratados pelos poderes públicos municipal e estadual.

O poder público de Mossoró vem tentando fazer a população mossoroense e até mesmo os próprios artistas acreditarem que vivemos numa cidade que respira arte, e que temos um movimento cultural apoiado pela Prefeitura. Nós estamos aqui para contestar, protestar e dizer que todo este alarde não passa de uma grande MENTIRA.

Mossoró hoje possui apenas uma política de eventos. Caracterizada pelos grandes espetáculos ao ar livre e pelo total desprezo aos que fazem espetáculos de teatro, de dança, de música, publicam livros, dançam quadrilhas juninas, os povos de terreiros, os capoeiristas, os das artes plásticas e visuais, que de forma independente realizam seus trabalhos dentro de seus grupos artísticos, e até mesmo os que trabalham individualmente. O acesso aos eventos como “Chuva de Bala no País de Mossoró” e “Auto da Liberdade” se dão apenas mediante a preferência e gosto pessoais dos que comandam politicamente a cidade.

Do poder público municipal, queremos re-clamar do Museu Lauro da Escóssia, que mesmo sendo o único da cidade, encontra-se fechado desde o ano 2000; da Biblioteca Pública Ney Pontes Duarte, com seu acervo atrasado e que por incrível que pareça ainda usa uma máquina de datilografia com teclas quebradas para registrar seus novos filiados; da coleção Mossoroense, que já ostentou o título de maior publicadora de livros do país, e que hoje sofre por falta de apoio; da situação das quadrilhas juninas, que foram praticamente exterminadas dos bairros da cidade, em função de um evento que atualmente conta apenas com as duas últimas remanescentes; da condição dos pequenos artesãos que precisam de espaço adequado para comercialização de seus produtos; da situação de coadjuvantes que se encontram os músicos da cidade, que assistem corais, bandas e profissionais de outras praças protagonizando os grandes eventos promovidos pelo poder público mossoroense, com pouquíssimo direito de participação; da espera das escolas de samba que são enganadas com um pretenso apoio para um carnaval que não existe, mas que a mídia patrocinada pelo poder faz acreditar que exista; do descaso com o patrimônio histórico de Mossoró, que está sendo destruído sem dó nem piedade, acabando com os últimos resquícios de nossa memória arquitetônica; do funcionamento da Escola de Artes, recém-criada, mas que já se caracteriza como espaço eleitoreiro, sem condições mínimas para a formação artística nas áreas que contempla; do acesso ao Teatro Dix-Huit Rosado, que apesar de manter uma programação regular de espetáculos, principalmente de fora, ainda não foi devidamente apropriado pelos artistas mossoroenses; das praças, das feiras e de outros logradouros públicos, que muitas vezes deixam de receber o trabalho dos artistas, devido à arrogância e total falta de sensibilidade e inteligência dos gestores, que enviam aos artistas seus seguranças inibidores de apresentações; do formato atual do Prêmio Fomento, que conta apenas com 160 mil reais divididos para todos os segmentos artísticos, e que só acontece de acordo com a vontade dos administradores.

Da Prefeitura Municipal de Mossoró, EXIGIMOS a ampliação e a valorização do Prêmio de Fomento à Cultura; editais para escolha dos diretores de teatro dos autos mossoroenses, que atualmente estão sendo escolhidos apenas pelo critério da amizade; exigimos ainda apoio para as manifestações artísticas realizadas nos bairros, como forma de descentralizar as ações da Prefeitura, que hoje se concentra apenas no chamado Corredor Cultural; exigimos a valorização dos grupos e artistas de Mossoró, e respeito aos nossos profissionais; exigimos que a Escola de Artes de Mossoró seja devidamente equipada com tablados para dança e sala para teatro e tratamento acústico para as salas de música.  

Em relação ao Governo do Estado que vem, a exemplo do nosso município, também, adotando uma política de grandes eventos, sem nenhuma preocupação com os grupos e artistas independentes, tendo praticamente todas as suas ações voltadas para o fortalecimento e criação de autos e reduzido os editais para montagem e circulação de espetáculos dos grupos.

Paralelo a isso, a Secretária Extraordinária de Cultura do Estado, Senhora Isaura Rosado, diz que está atendendo a um pedido da classe artística, mas o que lembramos são dos nossos inúmeros pedidos para pagamentos dos editais, nos quais dezenas de grupos artísticos foram contemplados, para montagem e circulação, no governo passado, mas que não receberam.

Do Poder Público Estadual, QUEREMOS o imediato pagamento dos prêmios “Lula Medeiros” de Teatro de Rua e “Chico Villa” de Circulação. Queremos a reforma do Teatro Lauro Monte Filho, que atualmente encontra-se fechado e interditado pelo Corpo de Bombeiros desde o ano de 2008, e desde então serve de chiqueiro para pombos e morcegos. Coberto pela poeira, vergonha e hipocrisia dos gestores. Queremos editais para montagem e circulação de espetáculos de teatro, de dança e de música; para a literatura de cordel, para a cantoria de viola, para a publicação de livros, para a programação das casas de cultura, estas sucatas abandonadas em diversas cidades do nosso RN; para a produção das artes visuais e do artesanato; para a produção de CDs, exposições fotográficas, e demais manifestações de nossa cultura, dos mais variados segmentos.

Exigimos a volta do Festival Agosto de Teatro, pensado e realizado pelos artistas deste Estado, mas afogado por mais um evento, imposto pela extraordinária Isaura Rosado, à revelia dos artistas do Estado e seu público.

No plano nacional, também queremos pedir a ministra Anna de Holanda que retome o formato democrático e aberto, que tanto festejamos no Governo Lula da Silva. QUEREMOS a Funarte, “de Antônio Grassi”, atuante e para todo o Brasil.

EXIGIMOS DE TODOS OS PODERES, A PARTIR DE AGORA: TRANSPARÊNCIA, DEMOCRATIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO.

Assim QUEREM E EXIGEM:

Arruaça de Teatro, Companhia Escarcéu de Teatro, Companhia Mythus, Companhia Xaréu de Teatro, Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, Grupo Focart, Coletivo Juízo Torrado Realiza Ações, Pau e Lata, Núcleo de Dança Nilson Torres, Grito dos Excluídos, Carlos José, Rogério Dias, Walter Silva.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Exposição de Caricaturas 3D




O cartunista Túlio Ratto lança, em agosto, sua quarta exposição. Dessa vez, o profissional decidiu inovar e apresentará seu trabalho a partir da tecnologia que permite ao visitante apreciar as caricaturas em três dimensões.

De acordo com o jornal O Mossoroense, serão apresentados ao público 100 quadros, sendo que desse total, 60 já estão encomendados. 

O acesso à exposição se dará mediante a troca de um quilo de alimento não-perecível, que será posteriormente doado a uma instituição carente da cidade.

Essa será a quarta exposição que Túlio Ratto promove. A primeira foi realizada em 2003, um ano após iniciar sua carreira como cartunista. 

A exposição em 3D deve ser levada também para Natal, e ainda outros dois municípios do Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Programação d´O Pessoal do Tarará

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará abrirá uma programação comemorativa ao Dia Internacional do Teatro (próximo dia 27). A programação começará no sábado (24) com uma apresentação do espetáculo ‘Sem Palavras’, na residência do ator Thiago Bento, no bairro Quixabeirinha, às 20h; no domingo (25), ‘Sem Palavras será apresentado na residência do ator Plínio Sá, no Abolição III, também às 20h. As apresentações acontecem dentro do projeto Teatro em Domicílio.

Segunda e terça-feiras será a vez do espetáculo Aurora Boreal. Este, acontecerá na própria sede do grupo, sempre às 20h, e para assistir a este trabalho, as pessoas podem enviar um email para opessoaldotarara@hotmail.com.br (tem este ‘br’ mesmo, gente), dizendo que quer assistir ao espetáculo, e ao mesmo tempo informar em qual dos dois dias. O grupo irá retornar o email convidando para a apresentação, que será gratuita. Para estes dias, o grupo receberá um público seleto, composto por 40 pessoas.

O Pessoal do Tarará em Cajazeiras – Ao mesmo tempo em que o espetáculo Aurora Boreal estiver sendo apresentado em Mossoró, na terça-feira (27), outro espetáculo do grupo (Sem Palavras) estará no Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras (PB). “Sempre foi um sonho nosso fazer trabalhos diferentes, ao mesmo tempo, em cidades distantes, como faz o Cirque du Soleil. Ainda este ano teremos mais dois espetáculos que também seguirão esta linha. Estamos eufóricos com isso”, destaca o ator Maxson Ariton. 

O Pessoal do Tarará em Curitiba - Os espetáculos ‘Sem palavras’ e ‘Aurora Boreal’ ainda não estrearam oficialmente, mas ambos estarão cumprindo uma série de apresentações em Curitiba (PR) de 1° a 4 de abril, no Teatro Marina Machado, e para isto conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal. “Queremos agradecer ao Banco do Nordeste que ajudou o nosso grupo a construir esta pequena trajetória de quase 10 anos”, afirma o ator e diretor Dionízio do Apodi.

Aurora Boreal (50 minutos)
Dramaturgia, direção e atuação: Dionízio do Apodi
Supervisão: Maxson Ariton

Sem Palavras (40) minutos)
Atuação: Antônio Marcos e Maxson Ariton
Direção: Dionízio do Apodi


O que dizem sobre os novos trabalhos:
Aécio Cândido – vice-reitor da UERN: “Um texto de Dionízio do Apodi, jovem diretor do grupo e ator, um monólogo de caráter existencialista, em que a fidelidade a si mesmo é a luta mais ferrenha que o indivíduo trava, e um espetáculo de mímica realizado pelos atores Antônio Marcos e Maxson Ariton. O texto de Dionízio se chama ‘Casca de Noz’ ou ‘Aurora Boreal’ e o espetáculo de mímica, ‘Sem Palavras’.
O espetáculo do Tarará é muito bonito. Dionízio ainda encara com timidez o título de dramaturgo (confessa isto em entrevista ao Poranduba, jornal eletrônico de Mossoró - http://jornalporanduba.com ), mas com este texto ele já se inclui entre os maiores autores de teatro do Rio Grande do Norte. É um texto maduro, dramaticamente denso, poético e profundamente emocionante. Provoca uma alegria imensa constatar que temos na praça um novo escritor, e de grosso calibre”.

Elilson Batista – blog Rapadura Cult: “Assisti ontem ao espetáculo teatral Sem Palavras, com os artistas Maxson Ariton e Antônio Marcos, dirigido por Dionísio do Apodi, na residência do artista plástico e poeta Rogério Dias. Posso afirmar, com palavras: belo, comovente, criativo. Bravo, bravíssimo.
A iniciativa de O Pessoal do Tarará, grupo teatral mossoroense, com esse Teatro em Domicílio, é aproximar, de forma mais íntima, no aconchego do lar, o público com o espetáculo, com os artistas.
Nessa primeira fase do projeto, temos os espetáculos Sem Palavras e Aurora Boreal.
Que venha em breve outras apresentações!”

Para mais informações sobre os espetáculos e o trabalho do grupo, podem acessar o Facebook O Pessoal do Tarará, o twitter @pessoaldotarara, ou ainda ver cenas dos espetáculos no canal www.youtube.com/opessoaldotarara.
O Pessoal do Tarará
Rua Rodrigues Alves, 1012, Baixinha (Abolição 1) – Próximo ao portal do Saber
(84) 8726-4008; (84)9953-0460

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Construção da Cena em Governador Dix-Sept Rosado


O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará finaliza esta semana, o projeto A Construção da Cena, que executa ações na cidade de Governador Dix-Sept Rosado. O projeto, aprovado no Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Governo Federal e Banco do Nordeste, executa ações em Governador Dix-sept Rosado até a próxima sexta-feira (7), e nesta etapa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado.


“Este projeto não é nosso apenas. É das cidades também, porque é um incentivo aos grupos artísticos da região, que enxergam nesta oficina, uma capacidade de reciclagem e formação”, explica o ator Maxson Ariton.


A Construção da Cena é um projeto para cinco cidades da região: Upanema, Apodi, Umarizal e Janduís, além de Governador Dix-Sept Rosado, a última cidade a ser contemplada, e prevê a realização de uma oficina que aborda exercícios desenvolvidos pelo grupo O Pessoal do Tarará, em seus processos de montagem de espetáculos. “É uma troca de experiências. Não existe uma maneira apenas de se construir a cena, porque nós mesmos temos desenvolvido várias formas, mas o que queremos é passar esta experiência que ganhamos em nosso trabalho diário, e que possa ajudar na descoberta de outros processos, pelos próprios grupos artísticos que participam das oficinas nas cidades”, explica o ator Antônio Marcos.


O Pessoal do Tarará se mostra satisfeito com os resultados até aqui, e empolgado com a possibilidade de contribuir com cidades do Rio Grande do Norte. “Nosso grupo tem compromisso com a qualidade, com a excelência mesmo, porque é isso que buscamos, e tem a preocupação, também, em contribuir com os grupos das inúmeras cidades de nosso Estado, que são tão carentes de apoios. Então, queremos agradecer, também, ao Banco do Nordeste, BNDES e Governo Federal, que através de um programa democrático de acesso às artes possibilita formação em pequenas cidades do interior. Porque apoiar apresentação de espetáculos é mais fácil, porque dá uma visibilidade imediata. Mas formação, os resultados vêm com o tempo, e é isto que esperamos”, destaca o ator e diretor Dionízio do Apodi.


Em cada uma das cidades, O Pessoal do Tarará realiza passa cinco dias, sendo cinco horas de oficinas diárias, totalizando vinte e cinco horas, em cada município. Cada atividade do projeto é registrada através de textos, fotografia e imagens em vídeo, que ajudarão na produção de um documentário e de uma revista, que servirão para divulgar, ainda mais, as ações e os trabalhos artísticos que possuem cada cidade. “A revista e o documentário é algo que nos motiva muito, porque sabemos que estamos registrando a história destes municípios. O seu nascimento artístico, e em outros casos, o seu desenvolvimento. Se a gente não faz isso, tenho certeza que pouca gente, ou quase ninguém, ou ninguém está fazendo. É fundamental registrarmos o que tem estas cidades”, explica Maxson Ariton.


“Descobrimos que em Upanema já existe um trabalho de formação de artistas, capitaneado pela Secretaria de Cultura local, e que serve de exemplo para outros municípios. Em Umarizal, grupos artísticos de rua tentam movimentar a Casa de Cultura, praticamente abandonada pelos poderes públicos. Em Apodi, um pequeno grupo de pessoas que sonham com uma cidade melhor, persiste com muitos esforços, sonhando com oportunidades de crescimento artístico. Em Janduís, é o local onde encontramos a maior organização em termos de grupos, mesmo sem tanto apoio, e temos certeza que ali o movimento não morre porque tem raízes profundas através do Ciranduís e tantos outros. E Governador é o local que estamos conhecendo esta semana”, explica Dionízio do Apodi.


O documentário e a revista, depois de confeccionados, serão distribuídos para escolas, bibliotecas, centros comunitários, artistas, jornalistas e instituições.




terça-feira, 22 de março de 2011

Revista Cruviana: o mais novo espaço literário eletrônico



Está sendo lançado a mais nova revista do meio eletrônico. Trata-se da Revista Cruviana. O projeto, idealizado pelo jornalista apodiense Jotta Paiva, pretende transformar a Cruviana num espaço de publicação e de divulgação da literatura, e, principalmente, utilizar este  atual e democratico veículo para aproximar pessoas. A proposta é valorizar as relações humanas entre escritores e demais artistas, não só do Brasil, aproximando, desse modo, os novos literatos de nomes já consagrados e/ou em ascensão, além de servir de vitrine para o tão concorrido mercado editorial.

A Revista Cruviana é uma produção independente que conta com o apoio da editora Sarau das Letras e está aberta para todos aqueles que se propõem a dedicar qualquer tempo que seja para a produção  de contos. Por isso, em sua 1ª edição, a revista está recebendo contos inéditos (tema livre) e ilustrações de autores e ilustradores de qualquer nacionalidade.

Os contos deverão ser enviados para o email: revistacruviana@gmail.com até o dia 30 de abril para que sejam lançados no final do mês de junho de 2011. A seleção dos contos será feita pelo conselho editorial. É importante lembrar que, como este se trata de um projeto sem fins lucrativos, todo e qualquer trabalho disponibilizado para a  editoria da revista será uma colaboração espontânea e sem ônus.


Para maiores informações, acesse: www.revistacruviana.blogspot.com