Mostrando postagens com marcador Apodi. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Apodi. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 16 de julho de 2013

Será que a UERN em Apodi é viável?*


Será que é a hora mesmo? Será que o tempo não passou? Será que esse pedido antigo não se torna mais uma simples reivindicação, mais uma exigência? Os fatos comprovam: temos um número considerável de pessoas com curso superior que são filhos da nossa Terra, mas que precisaram sair daqui para adquirirem esta formação. Outros, se sujeitaram a passar 04, 05 ou 06 anos saindo de 17 horas e voltando à meia noite para casa nos ônibus que levam diariamente estudantes de nível superior a Mossoró (agora a Caraúbas) para assistir aulas. No caminho de ida e volta: perigos, sono, cansaço, fome, falta de apoio, medo, preocupação dos pais. Pensamentos e sentimentos dos mais dolorosos dos estudantes e das famílias emergiram e ainda emergem, porque a situação é a mesma de muitos e muitos anos de carência de uma instituição de ensino superior em nossa Apodi. 

Se é viável? É isso que vale para o CONSUNI da UERN? Estudantes nós temos. A viabilidade se comprova com isto. Dinheiro não falta, não importa se existe Campus que precisam ser reformados, reformem-os, exijam isso dos administradores públicos que lidam com nosso dinheiro. Está vendo dona Rosalba Ciarlini, nós precisamos de uma resposta. 

APODI PRECISA! NOSSOS FILHOS E FILHAS PRECISAM, NOSSOS NETOS E NETAS ALMEJAM; E NOSSO MUNICÍPIO MERECE.


Profª. Mônica Freitas


Título sugerido pela proprietária do Blog

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Apodi grita: Eu QUERO A UERN!



Iniciado nas redes sociais, o movimento em prol da implantação de um campus da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN - em Apodi, começa a tomar corpo e se prepara para ir às ruas. O movimento apartidário, denominado: EU QUERO A UERN EM APODI, representa um antigo desejo da população apodiense e da região Oeste, que alimenta há décadas o sonho de ter em seu território um campus universitário. 

Este sonho sobrepõe-se à utopia, uma vez que se sustenta em argumentos fortes. Um deles é que, atualmente, mais de 600 estudantes se deslocam diariamente de Apodi a Mossoró para estudar, um número que, se já parece significativo, também não é estável. A cada ano, cresce consideravelmente o número de estudantes apodienses aprovados em seleções de vestibulares em outras cidades, como Mossoró e Pau dos Ferros, onde a UERN possui campi. 

Outro ponto que deve ser lembrado é que a atual estrutura da UERN em Apodi se limita a um Núcleo, com três cursos: Letras, Educação Física e Matemática, cujas condições são muito precárias, uma vez que o espaço, que já é limitado, precisa ser dividido com uma escola de ensino infantil e fundamental menor. Isso sem falar, no fato de os docentes serem de outros municípios e diariamente precisarem se deslocar para dar aulas na cidade.

Não se pode esquecer também que Apodi é uma cidade polo da região e, como tal, merece ter um Campus, com estrutura própria que beneficiará não apenas os apodienses, mas também várias cidades, como Felipe Guerra, Caraúbas, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, dentre outras.

Faz-se necessário destacar ainda que já se encontra à disposição da UERN, um terreno de 5 hectares, cedido pelo Poder Público Municipal, para a construção de um Campus em Apodi. Contudo faltam recursos para a sua efetivação, o que, segundo o Reitor Milton Marques, se dá por falta de vontade política.

Diante disso, a população apodiense decidiu se mobilizar, afim de chamar a atenção da classe política estadual para esta que foi uma das bandeiras mais defendidas pelos candidatos ao executivo estadual e legislativo estadual e federal, nas últimas eleições. 

Grupo reunido, na CDL, traçando planos para o movimento #EU QUERO A UERN EM APODI

Os apodienses encontraram nas redes sociais uma forma de reivindicar as promessas de campanha dos seus representantes. Em poucos dias, a mobilização cresceu e tem repercutido bastante na imprensa estadual. Agora o grupo sai da virtualidade e parte para as escolas, jornais, emissoras de rádio, TVs e prepara-se para a militância nas ruas, visando conquistar um apoio ainda maior da população para esta causa tão legítima.


AGENDA
Ontem, na CDL - Apodi, o grupo realizou o seu primeiro encontro e traçou as diretrizes para o movimento. E já agendou para SÁBADO (13), às 9h, na CASA DE CULTURA DE APODI, uma segunda reunião, para deliberar sobre o andamento da mobilização e definir novas ações que devem culminar com o grito nas ruas de EU QUERO A UERN EM APODI.


O movimento convida ainda toda a população a encher as caixas de e-mails dos deputados estaduais com mensagens, reclamando, solicitando e/ou exigindo que estes apoiem os apodienses na luta pelo campus.






quinta-feira, 16 de maio de 2013

Jornal De Fato destaca o risco de desabamento da Escola Gerson Lopes


Deputado Gustavo Fernandes solicita reforma urgente da Escola Gerson Lopes

Deputado exibindo  fotos tiradas durante sua visita à Escola Gerson Lopes


O Deputado Estadual e Primeiro Secretário, Gustavo Fernandes (PMDB), em seu pronunciamento, no último dia (14), na sessão da Assembléia Legislativa, pediu a reforma urgente da Escola Estadual Professor Gérson Lopes, em Apodi, como também da Escola Brasil Profissionalizante, em Alto do Rodrigues.

Gustavo Fernandes disse que a situação é de risco nas duas escolas. "Durante toda a manhã tentei falar com a Secretária de Educação do Estado, Betania Ramalho, para contar a situação em que se encontram essas escolas e não obtive êxito", explicou. 

Durante seu pronunciamento, Gustavo Fernandes apresentou fotos da Escola Professor Gérson Lopes, em Apodi, que está com o teto ameaçando desabar a qualquer momento, e com as paredes apoiadas em escoras. 

"A situação dessa escola é crítica, e desde 2011, o vereador Júnior Souza, de Apodi, que aqui está, já enviou quatro ofícios solicitando a reforma para a secretaria estadual de educação, que nada fez até agora", contou o deputado. 

Após a sessão, Gustavo Fernandes disse que vai continuar tentando contato com a secretária de educação, Betania Ramalho, para solicitar uma solução imediata que contemple as duas escolas.


Fonte: Portal Encantense

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Apodiense foi a vencedora da Maratona Fotográfica da UERN

O Projeto Maratona Fotográfica: Caminho das Águas de Luís Gomes a Areia Branca - "A SAGA DE UM RIO" anunciou os  vencedores nas categorias amador, profissional e estudante  em solenidade  realizada na noite de ontem, 9, na  Estação das Artes Eliseu Ventania. A Maratona Fotográfica foi realizada em cinco cidades polo banhadas pelo Rio Apodi-Mossoró, sendo elas: Luís Gomes, Pau dos Ferros, Apodi, Mossoró e Areia Branca.  

Eis a fotografia vencedora da Maratona Fotográfica da UERN retratando o Rio Apodi Mossoró de Luis Gomes a Areia Branca. A vencedora foi a apodiense Elida Maia. A ela meus parabéns! Mais um orgulho para nossa cidade!


Foto: Elida Maia

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Recebendo e repassando...



Aproveito, aqui, para parabenizar o Prefeito Flaviano Monteiro e toda sua equipe, como também ao Poder Legislativo Municipal, pela iniciativa de ir até as comunidades e, de forma inédita, inserir efetivamente a sociedade nas discussões do Plano Plurianual (PPA)*.  Isso, decerto, trará incontáveis benefícios ao município, uma vez que, com a participação do povo poderemos ter acatadas as prioridades de cada localidade, permitindo que a gestão possa efetivar seu planejamento de acordo com as necessidades da população. Assim acredito!

* O Plano Plurianual (PPA) é o planejamento que irá traçar as diretrizes, objetivos e metas que serão detalhados nas Leis Orçamentárias Anuais, documento onde o governo estabelece suas prioridades e a otimização dos recursos públicos durante a gestão.


quinta-feira, 18 de abril de 2013

Vem aí Cine Casarão Intinerante!



Associação Raimunda Dantas, Secretaria do Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde de Apodi, darão início ao projeto “Cine Casarão Intinerante”, neste sábado, 20, às 19h na Baixa do Caic. Será uma diverisificada programação artística ao público apodiense, dentro das atividades do Grupo de Dança Dúbio Dance. Neste sábado, será exibido o Auto de São João Batista e uma Palestra com o Pastor Wellington. 

O evento tem como objeto proporcionar cinema educativo àqueles que não tem acesso ao mesmo. Serão realizadas duas exibições a cada mês, nos bairros periféricos e Zonas Rurais de Apodi, tendo como público alvo os jovens e crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. Tudo será desenvolvido levando em consideração os apontamentos da ARD, que nesse caso específico, diz respeito a oportunizar ao apodiense lazer, educação e cultura.

Fonte: ASCOM

quarta-feira, 20 de março de 2013

APODI - Escolha direta para diretores de escolas



Registro aqui meus parabéns ao vereador Bráulio Ribeiro da Rocha (PMN), de Apodi. O vereador protocolou projeto de lei na Câmara Municipal de Apodi que dispõe sobre a escolha através de eleição de diretor e vice-diretor das escolas da rede municipal de ensino de Apodi. Consta do projeto que a escolha de diretores e vice-diretores da rede municipal de ensino de Apodi será feita em eleição direta e secreta, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar como funcionários, servidores, contratados e pais de alunos. Só poderão candidatar-se para o cargo  os profissionais que não tenham sido punidos disciplinarmente nos cinco anos anteriores à data da eleição. Professor ou pedagogo em efetivo exercício na unidade escolar. 

Com informações de: www.omossoroense.com.br, Regionais em 15/03/2013.

Convite: 178 anos de Emancipação Política Apodi


“PAIXÃO POR PAIXÃO”

O II Auto da Paixão de Cristo acontece  no dia 31 de março as 20h no Adro da Matriz de Apodi.



A Associação Raimunda Dantas – ARD, hoje referência da arte e da cultura de Apodi, concretiza o sonho de está realizando o Auto da Paixão de Cristo. Uma caminhada de reveses, de planejamento e de despertar de um sonho de realização comunitária. Quando faltaram recursos e as possibilidades tornaram-se frustradas, o povo, a igreja, os jovens, adolescentes, crianças, adultos, comércio, entidades, abraçavam a campanha: “Paixão por Paixão” – doe um lençol. O impacto foi imediato. A comunidade como um todo, doando lençóis e o que pode, para que esse espetáculo aconteça. Retratou que a fé, torna-se uma validade quando o bem é requerido de coração doador, que respeitou a fé, a arte e possibilitaram a realização de tamanho evento.



A ASSOCIAÇÃO RAIMUNDA DANTAS


Apodi está se enriquecendo no universo da cultura. Uma equipe de profissionais ergueu a bandeira do social e encara o projeto social que faz nascer a Associação Raimunda Dantas. O intuito da entidade é mostrar através das artes, que se pode muito bem angariar meios para o crescimento de jovens e adolescentes em vulnerabilidade social.


Dentre as categorias das artes, estão: dança (hip-hop), teatro, capoeira, espanhol, dentre outras multi artes. A Associação já está em total funcionamento e as movimentações acontecem temporariamente na Casa de Cultura Popular de Apodi. O Casarão das Artes, como foi batizado o projeto, irá funcionar em breve, em um casarão que fica localizado no centro da cidade de Apodi. O Casarão é de uma estrutura arquitetônica mais antiga e que existe há aproximadamente 89 anos.



O grupo que faz parte do movimento se engajou e emplacou tamanho trabalho dentro da casa, como forma de proteger e defender a continuidade de sua história. Um dos objetivos é angariar fundos para sua restauração, para assim erguer com orgulho a bandeira de conservação de uma bela história apodiense. 

Através do projeto “Casarão das Artes”, nasceu o grupo de teatro “Cia Teatral Casarão” que já arrematou diversos jovens ao mundo artístico e cultura. Além deste grupo, outros também já funcionam com sua especial e fundamental importância: “Dúbio Dance” de dança e “Acorda Capoeira” de capoeira.


Muitos outros projetos ainda estão por vir, cheios de muitos sonhos, alegria, conquistas e vitórias. Parabéns aos idealizadores e um grande e espetacular sucesso!




terça-feira, 5 de março de 2013

Prefeito lamenta morte de secretário e decreta luto oficial de três dias



Os apodienses foram surpreendidos agora à noite, com a triste notícia da morte do secretário de Finanças do município, Roberto Morais (Abel ) que desde o início de fevereiro vinha com problemas de saúde e teve seu estado agravado nos últimos dias, quando precisou se submeter a sessões de hemodiálise.


O prefeito Flaviano Monteiro decretou luto oficial de 03 dias e ponto facultativo amanhã, nas repartições municipais e encontra-se muito abalado com a morte do companheiro de luta que o ajudou a construir um projeto do qual que não teve tempo de participar. “É uma perda muito grande para a nossa gestão, porque além de um profissional muito competente, ele era um amigo”, lamentou.

A morte de Abel, que era membro do PSB, partido do vice-prefeito José Maria, causou comoção em todos os secretários, especialmente em Paulo Viana, amigo pessoal do contador, que acompanhou suas últimas horas de vida. “É muito triste ver alguém que batalhou tanto com a gente para chegarmos onde chegamos e agora ele se vai sem poder participar da construção desse projeto” , emociona-se o secretário de saúde.

Ascom PMA

sexta-feira, 1 de março de 2013

CIGANOS EM APODI




Hoje, 01 de março, através do Prêmio Funarte Artes Cênicas nas Ruas e apoio da Prefeitura Municipal de Apodi por meio das secretarias de Turismo e Cultura, a companhia Escarcéu de Teatro (Mossoró) realizará apresentação do espetáculo 'Ciganos' no patamar da Igreja Matriz de Apodi, às 19h.


Nesta sexta-feira, 01 de março, através do Prêmio Funarte Artes Cênicas nas Ruas e apoio da Prefeitura Municipal de Apodi por meio das secretarias de Turismo e Cultura, a companhia Escarcéu de Teatro (Mossoró) realizará apresentação do espetáculo 'Ciganos' no patamar da Igreja Matriz de Apodi às 19h.

Às 17h, antes da apresentação, a companhia realizará uma roda de conversa sobre a dramaturgia e o processo de criação e montagem do espetáculo 'Ciganos' com atores e demais interessados da cidade de Apodi. Este momento será coordenado pelo diretor Nonato Santos e terá participação da Associação Raimunda Dantas - ong que desenvolve trabalhos sociais voltados para a arte sob direção do ator Alex Peteka.



O Espetáculo ‘Ciganos’ representa a experimentação de novos caminhos e linguagens teatrais. A experiência surge do desejo de falar sobre uma cultura pouco conhecida na região, mas, muito rica em costumes, crenças e tradições. O espetáculo mostra a partir de elementos cênicos, a realidade de um povo nômade que caminha pelo mundo compartilhando experiências e conhecimentos.



O personagem principal Kali, terá que superar obstáculos e vencer desafios, que contribuirão para o seu amadurecimento. Ao receber de sua mãe a missão de encontrar e trazer para o seu povo, a estrela de cinco pontas, símbolo sagrado na cultura cigana, ele precisa ouvir os seus conselhos e seguir suas recomendações, seu destino final e o encontro com Ânima, com quem encontrará a estrela. Nesse caminho Kali cruzará com o velho da encruzilhada, a cigana Romani, a sedutora Luna e o Feiticeiro Cigano, cada um desses contribuirá através de um símbolo e ensinamento para sua jornada. Kali chega ao seu destino final, trazendo para o seu povo o símbolo tão desejado, a estrela de cinco pontas, e reencontra a sua amada, a cigana Esmeralda.



A apresentação faz parte do projeto 'Ciganos nas ruas' aprovado no Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2013 e consiste em uma turnê de circulação do espetáculo por cidades dos Estados do RN, CE e PB.

Vamos todos!!!




Fonte: www.escarceudeteatro.blogspot.com.br

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Convite à população apodiense


Os Movimentos do campo do Rio Grande do Norte e o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi vem através deste convidar a toda população apodiense para participar de uma palestra que tratará do PROJETO ALTERNATIVO PARA AGRICULTURA FAMILIAR DE APODI versus  PERÍMETRO IRRIGADO DA CHAPADA DO APODI, que estará acontecendo no dia 06 de Novembro de 2012, a partir das 18h00min no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Apodi.

Na oportunidade, o professor Dr. João Abner Guimarães da UFRN fará uma exposição sobre a viabilidade do aproveitamento das águas da Barragem de Santa Cruz de Apodi, de forma econômica, ambiental e socialmente correta.

Sua presença é de suma importância para o Fortalecimento da Agricultura Familiar de Apodi/RN.


Movimentos do campo do Rio Grande do Norte e o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi

domingo, 21 de outubro de 2012

Escola Zenilda Gama classifica-se para Febrace, em SP

Escola é premiada e classifica-se para a Febrace 2013



A Escola Zenilda Gama, da cidade de Apodi, participou da II Feira de Ciências Potiguar, realizada no Campus da UFERSA, em Mossoró. Dentre 30 projetos científicos inscritos, a escola apodiense conseguiu a quarta colocação, com um projeto baseado em conservação de frutas com cera. Com essa classificação, o projeto  garante sua participação na FEBRACE 2013, que acontecerá em São Paulo.

A FEBRACE é a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, um movimento continuo para estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na Educação Básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas.

Registro com muita alegria este fato, uma vez que lecionei durante sete anos naquela unidade de ensino e conheço de perto o excelente trabalho realizado pela equipe gestora, docente e pedagógica daquela escola. 

À Prof.ª Gidélia e seus alunos Geracino, Jociel e Huguenberg, os meus parabéns pela participação exitosa no evento. Congratulações também à  direção da escola, nas pessoas da diretora Aloma Tereza, e a vice diretora Rosa Chaves, por sempre apoiar e acreditar no potencial de seus discentes.



Com informações do: http://trapiaapodi.blogspot.com.br

sábado, 20 de outubro de 2012

Flaviano Monteiro antecipa informações sobre sua futura gestão

O prefeito eleito no município de Apodi, professor Flaviano Monteiro, concedeu ontem entrevista ao Defato.com, na sessão Cafezinho com César Santos. No vídeo abaixo o futuro prefeito adianta algumas metas de governo e como pretende executá-las, quando assumir no dia 1º de janeiro de 2013. Flaviano conta ainda como foi sua caminhada para vencer as eleições de prefeito, derrotando um grupo político que estava no poder há 20 anos.


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Aluno do Câmpus Apodi é aprovado em 1º lugar em concurso da UFCG


Neuraci Martins, Pedagoga do Câmpus, e Netinho Grangeiro, bolsista do Setor Pedagógico

Francisco Grangeiro Diniz Neto tem 18 anos e é natural de Equador, cidade do interior do Estado. Quando passou para o Curso Técnico em Zootecnia, na modalidade integrada com o Ensino Médio, ele viajou os cerca de 300 km que separa sua cidade natal do município de Apodi, e veio morar aqui, para poder estudar no IFRN.

Atualmente, Netinho Grangeiro, como é conhecido pelos colegas, está no terceiro ano do curso e é bolsista do Programa de Iniciação Profissional no Setor Pedagógico. Ele ressalta a importância do que viveu e aprendeu no Instituto para sua aprovação no concurso como Auxiliar de Veterinária e Zootecnia.

Provavelmente Netinho não concluirá o último ano do curso aqui no Câmpus Apodi, pois terá que assumir sua vaga na Universidade Federal de Campina Grande, mas mesmo perdendo um ótimo aluno, o IFRN mais uma vez cumpriu sua parte, dando suporte e oportunidade para aqueles que com força de vontade superam obstáculos e perseguem seus sonhos em busca de um futuro melhor.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Até quando?




Mais um jovem apodiense é vítima de acidente no trânsito. 

Enquanto isso, o descaso das autoridades com relação a essa realidade persiste inalterada, como se nada tivessem a ver com isso...

Enquanto isso, motociclistas, motoristas, ciclistas e pedestres brincam de transitar pelas ruas, desrespeitando a (já escassa) sinalização, as normas de trânsito e, sobretudo, desrespeitando a vida (a sua e a do outro), talvez por preferirem acreditar naquela falsa ideia do "isso nunca vai acontecer comigo"...

Enquanto isso nos preocupamos mais em saber qual carreata política tinha mais carros...

Enquanto isso, cá estamos a chorar a precoce partida de mais um de nossos entes queridos...

Até quando, Apodi? Até quando?


quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Adote a Educação


Os servidores e alunos do IFRN estão iniciando uma campanha para arrecadação de materiais de uso educacional a serem doados ao Lar da Criança Pobre de Apodi, entidade que atende a crianças e adolescentes carentes com atividades educativas e recreativas.

Essa campanha foi idealizada para que a sociedade possa manifestar sua indignação com a situação decadente em que se encontra o sistema educacional público e para que possamos, como cidadãos, contribuir com a melhoria das condições de ensino de uma entidade filantrópica que preza pelo atendimento a crianças e jovens carentes. Portanto, se nós não concordamos com o tratamento dispensado a educação pública vamos nos manifestar doando materiais educativos e recreativos, mostrando que estamos fazendo a nossa parte e esperamos que o Governo faça a dele.

SUGESTÃO DE MATERIAIS A SEREM DOADOS

Estamos sugerindo que as doações sejam feitas em formas de kits educacionais, que serão entregues a escola do Lar da Criança Pobre que atende a 80 crianças, compostos por:

01 caderno de 10 matérias;
03 lápis grafite;
01 apontador;
02 borrachas;
01 caixa de giz de cera c/12;
01 caixa de massa de modelar c/12;
01 Cola branca 40g;
01 caixa de tinta guache c/06;
01 pincel n° 10.

Também podem ser doados brinquedos educativos, individuais ou coletivos, como por exemplo: bolas (futebol, vôlei, futsal), jogo de xadrez, damas, dentre outros, para as atividades recreativas que o Lar da Criança Pobre de Apodi desenvolve com aproximadamente 150 jovens.

Além dos materiais sugeridos podemos doar livros, revistas infantis para proporcionar a essas crianças e jovens o prazer da leitura e o exercício da imaginação.

DURAÇÃO E LOCAL DAS DOAÇÕES

A campanha terá duração de 16 dias, tendo início em 23 de julho de 2012 e se encerrando no dia 08 de agosto de 2012, e os colaboradores podem deixar a sua doação na Sucupira Rações e Complementos, localizada na BR 405, km 75, em frente ao Posto Cidade.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 12h e das 13h 30min às 17h.

SEJA VOCÊ TAMBÉM RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO DESSE PAÍS!