sexta-feira, 19 de abril de 2013

Minha homenagem a todos os índios!



O Dia do Índio, comemorado no dia 19 de abril no continente americano, é dedicado à valorização da cultura indígena. A data serve para ressaltar a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.



Em homenagem ao Dia do Índio, vamos cantar o TOQUE PATOQUE, com Tainá, Gobi e Laurinha?
A música folclórica foi interpretada por Carlinhos Brown, especialmente para o filme "Tainá, a origem", e ficou muito linda. Impossível assistir ao filme e não sair cantando...

TOQUE PATOQUE PATOQUE TAQUE
TIQUETÊ TIQUETÊ TUMBA
TUMBA! TUMBA! TUMBA!
IÊPO! E TUQUE TUQUE IÊPO!
E TUQUE TUQUE IÁ!"

♪♫♪...







Fonte: www.taina.com.br

quinta-feira, 18 de abril de 2013

SINTE/RN ganha ação de correção de gratificações por títulos e pecuniária


O SINTE/RN ganhou na justiça uma ação relativa à gratificações por títulos e pecuniária. Mais de 15 mil serão beneficiados e irão receber a correção dos últimos cinco anos.

Depois de uma Emenda Constitucional que congelou as gratificações previstas nos estatutos do magistério da educação, o governo do estado – desde o governo Garibaldi Filho – impôs aos professores uma perda significativa. Além do congelamento, a correção obrigatória deixou de ser feita.

Desde 2000 as gratificações perderam a razão de ser. Mesmo com permanência da emenda na Constituição, as referidas gratificações mereciam ajustes até o mês de setembro daquele ano.

Com a negação desse direito pelo estado, o SINTE/RN ingressou como substituto processual em uma ação judicial solicitando a correção dessas gratificações. Para a direção do SINTE/RN o ideal seria o descongelamento das gratificações, mas para isso seria necessário alterar a Constituição, uma causa mais do que justa para modificar situações como essa.

Fonte: SINTE/RN

Funcionários farão parada de advertência amanhã!


Os funcionários da educação da rede estadual farão uma parada de advertência e acamparão em frente à Governadoria nesta sexta-feira (19). A deliberação foi dada na reunião ordinária realizada no dia 11.


Além disso, a categoria aprovou a produção de um VT que será veiculado mostrando à sociedade como está o cumprimento do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos funcionários

Na última terça-feira (16), uma comissão tirada na reunião foi à Secretaria de Administração cobrar respostas do governo e conseguiram marcar uma audiência com o secretário. A conversa está prevista para o dia 24 de abril, às 9 horas.

A direção do SINTE/RN convoca esse segmento da categoria a se mobilizar em prol dos seus direitos e participar das atividades de luta.


Fonte: SINTE/RN

Feliz Dia do Livro Infantil!



Lei tira exigência de pós-graduação para novos professores de federais


Uma lei de iniciativa do governo federal que entrou em vigor no mês passado determinou que as universidades federais não podem mais exigir nos concursos para professor os títulos de mestre ou doutor dos candidatos.

MEC diz que vai devolver autonomia a universidades

Na prática, quem só tiver diploma de graduação pode agora disputar todas as vagas abertas nas universidades. Até então, esses candidatos eram aceitos como exceção.

Após ser procurado pela Folha, o governo afirmou ontem que pretende alterar novamente a regra, para que as instituições possam voltar a exigir diploma de pós-graduação, como condição primordial para a inscrição.

O governo ainda não sabe, porém, se mandará um projeto de lei ao Congresso ou se editará medida provisória.


Dirigentes de universidades disseram à Folha que o Executivo não tinha a intenção de proibir a exigência de mestrado ou doutorado.

Houve um erro no projeto, segundo eles, só percebido quando as universidades consultaram suas áreas jurídicas para abrir os concursos.





A mudança, porém, já trouxe resultados práticos.

A Federal de Santa Catarina, por exemplo, está selecionando 200 professores com diploma de graduação (inicialmente, exigia doutorado).

Na Federal de Pernambuco, os departamentos de física e de química decidiram suspender os processos por discordar da nova regra.

Desde a década de 1990, a praxe nos concursos é exigir que os candidatos tenham doutorado ou mestrado, como forma de buscar melhor qualidade no ensino e na pesquisa. Hoje, 90% dos docentes das federais têm uma pós.

O Ministério da Educação passou a ser pressionado pelas universidades após a consultoria jurídica da pasta publicar parecer confirmando que a lei em vigor agora proíbe que as instituições barrem candidatos sem pós.

"Manifestamos publicamente nossa insatisfação, por acreditar que, sem titulação pós-graduada, a competência acadêmica e a formação de recursos humanos ficarão seriamente comprometidas", disse, em nota, o departamento de física da Universidade Federal de Pernambuco, um dos mais produtivos do país.

O Conselho Universitário da Unifesp (Federal de São Paulo) emitiu na semana passada nota de repúdio à lei, por entender que ela fere a sua autonomia de escolher o perfil dos novos docentes.


Fonte: Folha de São Paulo



Vem aí Cine Casarão Intinerante!



Associação Raimunda Dantas, Secretaria do Desenvolvimento Social e Secretaria de Saúde de Apodi, darão início ao projeto “Cine Casarão Intinerante”, neste sábado, 20, às 19h na Baixa do Caic. Será uma diverisificada programação artística ao público apodiense, dentro das atividades do Grupo de Dança Dúbio Dance. Neste sábado, será exibido o Auto de São João Batista e uma Palestra com o Pastor Wellington. 

O evento tem como objeto proporcionar cinema educativo àqueles que não tem acesso ao mesmo. Serão realizadas duas exibições a cada mês, nos bairros periféricos e Zonas Rurais de Apodi, tendo como público alvo os jovens e crianças em situação de risco e vulnerabilidade social. Tudo será desenvolvido levando em consideração os apontamentos da ARD, que nesse caso específico, diz respeito a oportunizar ao apodiense lazer, educação e cultura.

Fonte: ASCOM

quarta-feira, 17 de abril de 2013

5 equívocos sobre os índios brasileiros


As 5 ideias mais equivocadas sobre os índios no Brasil desmistificadas pelo professor e historiador José Ribamar Bessa Freire:



1 - O índio não é “genérico” - Cada tribo tem seus costumes, crenças e culturas. São 200 etnias, que falam 188 línguas diferentes.

2 - As culturas indígenas não são atrasadas - Os povos indígenas produzem saberes, ciências,arte refinada, literatura, poesia, música, religião.

3 - As culturas indígenas não são congeladas - Pensar que todo índio deveria andar nu ou de tanga é um equívoco tão grande que quando vemos o contrário tem gente acha estranho.

4 - Os índios não fazem parte apenas do passado - Como mostramos aqui, eles estão aí defendendo sua cultura. Também é errado pensar que a cultura deles é contraria à evolução e a tudo que é moderno.

5 - O brasileiro é índio sim! - Muitos tem a ideia de que o povo brasileiro foi só formado por nações europeias e africanas. Na verdade, a origem vem de todos, mas o brasileiro tende a se identificar com a origem europeia que foi a principal colonizadora.

Quer ler o estudo na íntegra? Então clique aqui: http://bit.ly/EquivocosIndigenas


Originalmente publicado em Projeto Gota D'Água

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Feira do Livro vai para o Mossoró West Shopping





Numa mudança considerada estratégica, a 9ª edição da Feira do Livro está confirmada para ocorrer entre os dias 7 e 11 de agosto, no Mossoró West Shopping – a troca do lugar é considerada a grande novidade deste ano.



Nos anos anteriores, o evento ocorreu no Centro de Exposições e Eventos Enéas Negreiros (EXPOCENTER), localizado na Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Para a organização, a mudança deverá trazer aumento de visitantes e proporcionará maior conforto ao público.





Com o título “Um livro na mão e um sorriso no rosto”, o evento terá entre os temas o centenário de Vinícius de Moraes e a história do forró. 


De acordo com a organização, alguns nomes confirmaram presença. Para falar sobre o poeta e compositor da bossa nova homenageado, virá para Mossoró o crítico literário carioca José Castello, que participará de um bate-papo com Aluísio Barros, mestre em literatura e professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento destaca ainda a presença do músico e escritor pernambucano José Paes de Lira Filho, o Lirinha, integrante da banda Cordel do Fogo Encantado. 
Ele vem recitar composições suas e de outros poetas nordestinos.

O jornalista Carlos Marcelo, autor do livro “O fole roncou! Uma história do forró”, e o poeta e pesquisador Kyldemir Dantas debaterão sobre a história do mais famoso ritmo nordestino. Confirmada ainda a participação de autores e estudiosos locais como o poeta Lívio Oliveira, Márcio Gerson, Marcos Medeiros, Camila Paula e integrantes do movimento literário Novos Poetas.

Já os poetas mossoroenses Antônio Francisco, Crispiniano Neto e Astier Basílio promoverão bate-papo sobre a importância do cordel.



A organização estima que, até junho, toda a programação esteja concluída.

PRÊMIO COSERN DE CORDEL

Em sua sétima edição, o Prêmio Cosern Literatura de Cordel vem com o tema “Rio Grande do Norte, do sertão ao litoral, um estado de energia”, e dividido nas três categorias já conhecidas: ensino fundamental, médio e livre.


Para as categorias escolares (Ensino Médio e Ensino Fundamental), a grande novidade em 2013 será uma premiação também para as escolas, além da premiação para o aluno vencedor do 1º lugar. As escolas serão contempladas com o mesmo valor referente ao prêmio do estudante (1º colocado – R$ 1.000,00), sendo esse valor convertido em compra de livros, de forma que o acervo da escola possa ser ampliado e os livros adquiridos pela direção e/ou professores, durante a realização da III FLiQ. — em Mossoró, Rio Grande do Norte.

* Com informações do Jornal Gazeta do Oeste

Caixas do BB são arrombados dentro da Secretaria de Educação do RN

Dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil foram arrombados na noite desta quinta-feira (11) dentro do prédio da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, no Centro Administrativo do Estado, no bairro Candelária, em Natal. As informações foram confirmadas pelo tenente Wenderson Costa, do 5º Batalhão da Polícia Militar. Segundo o oficial, os bandidos renderam o vigilante e três funcionários que ainda se encontravam trabalhando no local e passaram mais de duas horas no prédio.



As vítimas informaram à polícia que aproximadamente 10 homens participaram do arrombamento. De acordo com o oficial, existem três terminais do Banco do Brasil no hall de entrada da Secretaria de Educação. “Eles usaram um maçarico e conseguiram violar dois caixas, mas não podemos precisar se eles conseguiram levar o dinheiro”, revelou o tenente Costa.



Ainda de acordo com o PM, “as vítimas afirmaram que só viram a chegada de um Fiat Uno de cor preta, mas acreditamos que outro carro tenha dado apoio aos criminosos”, acrescentou. Os funcionários foram trancados em um banheiro. “O guarda e os funcionários disseram que os assaltantes passaram umas duas ou três horas no prédio, mas não sabiam dizer precisamente o tempo exato”, concluiu.


A PM foi acionada logo que as vítimas se libertara. Diligências foram realizadas em busca dos suspeitos, mas ninguém foi preso até o momento.


FONTE: Portal G1

1º Encontro Potiguar do Movimento por um Brasil Literário, 3º Encontro do Fórum Estadual do Livro e Leitura e 15º Encontro do Fórum Potiguar de Escolas Leitoras

Encontro especial nos dias 18 e 19/04, no Auditório Paulo Freire, no Cemure, em Natal. Todos (as) convidados (as). Grandes instituições e movimentos sociais envolvidos por um "Brasil Literário" e "Por um RN de Leitores".

Clique na imagem acima para melhor visualização


Confira  a programação completa em: http://www.escolasleitoras.org.br/docs/pelle/23679083edf47a22a99bc3053e73b375.pdf.

Marcha em Defesa da Educação

Participe de mais essa mobilização em prol de uma Educação Pública de qualidade!



quinta-feira, 11 de abril de 2013

A EDUCAÇÃO PARA!




A CNTE convoca todos os trabalhadores da educação e a sociedade para a 14º Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, que será realizada entre 23 e 25 de abril. Além da greve nacional, o foco é a valorização dos profissionais em educação. "Esta semana tradicionalmente se destina ao debate das questões educacionais e terá como prioridade o debate sindical da mobilização, mais um ano que estaremos lutando para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado no nosso país com uma greve nacional nos dias 23, 24 e 25 de abril", explica o presidente da CNTE, Roberto Leão.

No dia 24 de abril será realizado um ato com representação dos estados na Câmara dos Deputados, em Brasília e também atos locais nas sedes de governo estaduais e municipais pelo país.

Com informações da CNTE.

Prefeito de Apodi convoca servidores

Fonte: ASCOM PMA

Associação Raimunda Dantas e Cia Teatral Casarão oferecem oficinas em Apodi


Agenda do Pessoal do Tarará neste final de semana

Cena do Espetáculo Aurora Boreal

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará tem agenda neste final de semana em Mossoró. Nesta sexta-feira,12, dentro da programação de aniversário de 18 anos da Fundação Vingt-un Rosado, o grupo apresenta o espetáculo Aurora Boreal (ou Casca de Noz) naquela instituição, às 20h. No sábado, 13, O Pessoal do Tarará, dentro de seu projeto Teatro em Domicílio, promove uma leitura dramática da peça Chico Cobra e Lazarino (texto de Racine Santos), na residência do professor Aécio Cândido, também às 20h.

AURORA BOREAL (ou CASCA DE NOZ)

A peça  gira em torno de um homem que passou a sua infância e juventude com o firme propósito de ser padre, e prestes a conseguir o intento se vê apaixonado por uma mulher, que o faz sonhar com possibilidades jamais imaginadas por ele.

O personagem se vê obrigado a decidir entre ser padre ou se lançar em uma aventura amorosa. Através de metáforas, há o debate de questões que permeiam a mente do ser humano como as possibilidades de escolha e o livre arbítrio.

O PESSOAL DO TARARÁ
Grupo fundado em Mossoró, está na estrada desde 2002. A trajetória do grupo iniciou numa rádio da cidade, produzindo radionovelas com textos teatrais. Hoje O Pessoal do Tarará se destaca como um dos raros grupos de teatro do país que vive apenas de sua arte.



Foto: Fernanda Anacleto de Ramiro