Mostrando postagens com marcador O Pessoal do Tarará. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador O Pessoal do Tarará. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Pessoal do Tarará apresenta o espetáculo 100 palavras


 


O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará prepara mais um final de semana com apresentações em sua Sala de Espetáculos Ludmila e Rosi, e agora com o espetáculo 100 Palavras. As apresentações acontecerão sexta e sábado, sempre às 20h. Esta comédia tem classificação livre.


Neste espetáculo O Pessoal do Tarará dá prosseguimento ao seu projeto de pesquisa, em cima de uma dramaturgia do corpo, onde abre mão da linguagem verbal, sendo, para o grupo, a conclusão de uma pesquisa anterior, iniciada no espetáculo O Pulo do Gato (2009).



A montagem é feita para apresentação nos mais variados espaços, desde circos, rua, sala e até palco italiano. São vários quadros, onde O Pessoal do Tarará investe, desta vez, numa comédia com tom de desenho animado, sendo influenciado pelos desenhos do Pateta, do Tom e Jerry, e da revista em quadrinho, que pode ser percebida nos corpos dos atores.



O Pessoal do Tarará neste espetáculo abusa de seu dedicado e delicado trabalho de ator, já que tudo o que chega ao público, é produzido pelo próprio ator.



O espetáculo não dispõe de um texto escrito, mas de um texto apropriado pelo ator, que se dá pela via corporal, com o palco vazio. É deste vazio, desta pobreza de elementos cênicos, que nasce um teatro rico, a partir do corpo do ator. Durante o espetáculo, o roteiro que os autores cumprem levam o público a criar a sua própria dramaturgia, à medida em que as cenas acontecem.


SALA DE ESPETÁCULOS - O novo espaço do grupo tem sido movimento todas as sextas e sábados, se tornando uma opção para os mossoroenses que gostam de teatro, e querem assistir a um espetáculo num espaço aconchegante, climatizado, para 60 pessoas sentadas confortavelmente. O público próximo aos atores é um diferencial da proposta do espaço, que veio para se tornar um espaço para espetáculos intimistas. "Queremos, aos poucos, que Mossoró se aproprie do espaço, e que possamos ter outros grupos, outros espetáculos, e cada vez aumentando nossa agenda, que no momento dispõe de dois dias para que o público vá se acostumando. Convidamos as pessoas que ainda não conhecem para participar de nossas programações", explica o ator e diretor Dionízio do Apodi.

100 Palavras (ou Uz kra d'ku nupal kunu)
Elenco: Igor Moreira e Maxson Ariton
Direção: Dionízio do Apodi
Sala de Espetáculos Ludmila e Rosi
Sexta (19) e sábado (20) às 20h
Inteira - R$ 12,00; meia - R$ 6,00 e artista - R$ 5,00
Classificação Livre
Endereço: Avenida Abel Coelho, 160, Abolição III, em frente ao Sindicato dos Bancários

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Agenda do Pessoal do Tarará neste final de semana

Cena do Espetáculo Aurora Boreal

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará tem agenda neste final de semana em Mossoró. Nesta sexta-feira,12, dentro da programação de aniversário de 18 anos da Fundação Vingt-un Rosado, o grupo apresenta o espetáculo Aurora Boreal (ou Casca de Noz) naquela instituição, às 20h. No sábado, 13, O Pessoal do Tarará, dentro de seu projeto Teatro em Domicílio, promove uma leitura dramática da peça Chico Cobra e Lazarino (texto de Racine Santos), na residência do professor Aécio Cândido, também às 20h.

AURORA BOREAL (ou CASCA DE NOZ)

A peça  gira em torno de um homem que passou a sua infância e juventude com o firme propósito de ser padre, e prestes a conseguir o intento se vê apaixonado por uma mulher, que o faz sonhar com possibilidades jamais imaginadas por ele.

O personagem se vê obrigado a decidir entre ser padre ou se lançar em uma aventura amorosa. Através de metáforas, há o debate de questões que permeiam a mente do ser humano como as possibilidades de escolha e o livre arbítrio.

O PESSOAL DO TARARÁ
Grupo fundado em Mossoró, está na estrada desde 2002. A trajetória do grupo iniciou numa rádio da cidade, produzindo radionovelas com textos teatrais. Hoje O Pessoal do Tarará se destaca como um dos raros grupos de teatro do país que vive apenas de sua arte.



Foto: Fernanda Anacleto de Ramiro

terça-feira, 5 de março de 2013

O Pessoal do Tarará abre oficina para atores e atrizes




O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará está com inscrições abertas para a Oficina de Interpretação para Atores e Atrizes, a partir dos métodos de trabalho utilizados no espetáculo Aurora Boreal (ou Casca de Noz), que toma como uma de suas referências o Teatro Essencial, que dá prioridade máxima à matéria viva que é o ator com seus recursos humanos: voz, corpo, inteligência e intuição.

As inscrições já estão abertas e são feitas somente via internet, através de uma ficha de inscrição que deve ser solicitada por e-mail (dioniziodoapodi@yahoo.com.br). Depois de preencher a ficha, o candidato passará por uma seleção, e será comunicado, via e-mail, sobre sua participação. A taxa de inscrição para esta oficina é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais), e serão apenas 10 selecionados, que participarão desta imersão na nova sede do grupo, no bairro Abolição III, nos dias 19, 21, 26 e 28 (terças e quintas) deste mês de março, das 19 às 23h. Será um mergulho intenso na experiência do grupo O Pessoal do Tarará, sob a condução do diretor Dionízio do Apodi.  

Para o grupo há a necessidade urgente, no teatro do Brasil, de investimento no trabalho de ator. “Nossa principal marca é o trabalho do ator, enquanto pesquisador, enquanto objeto da própria pesquisa. Queremos colaborar com os participantes nesta visão, de que no teatro o ator é essencial, com todo o seu aparato físico, intelectual e intuitivo. Precisamos formar atores urgentemente, se não perderemos para os efeitos. Não tiramos a importância de cenário, de figurinos, de iluminação, mas acredito que precisamos ter mais sensibilidade e atenção para com o ator, que é deixado, e muito, em segundo plano”, explica Dionízio do Apodi.

O Teatro Essencial desafia o artista a assumir a responsabilidade integral por suas escolhas. Cada detalhe: o texto, a coreografia, a modulação da voz, a atitude do gesto, sem a possibilidade de recorrer a uma autorização externa que o avalize, pois todos os acertos e erros são assumidos por completo. “Ainda é muito executada uma velha fórmula de teatro onde o ator fica esperando pela velha figura do ‘diretor que concentra a criação a partir de suas próprias habilidades’, onde o percurso poderia ser o contrário, ou seja, a partir das habilidades e capacidade dos atores”, acrescenta Dionízio do Apodi.

SERVIÇO:
Oficina de Interpretação para Atores e Atrizes
Inscrições: até 15 de março
Forma: solicitar ficha de inscrição por e-mail (dioniziodoapodi@yahoo.com.br)
Local da oficina: sede d´O Pessoal do Tarará (Abolição III)
Dias e horários: 19, 21, 26 e 28 de março, das 19h às 23h
Investimento: taxa única de R$25,00

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

10 anos d'O Pessoal do Tarará




Ontem (13), o Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará completou os seus 10 anos de existência. Fundado em 13 de novembro de 2002 o grupo não parou de trabalhar em nenhum momento de sua trajetória, composta de dificuldades e conquistas, através de muito trabalho de seus integrantes. Não à toa, o grupo ganhou 5 prêmios em Teresina, na semana passada, e agora se prepara para dois finais de semana em Natal, uma semana em Juazeiro, outra em João Pessoa, além de inaugurar o seu novo espaço em Mossoró com uma série de atividades, bem como já tem projetos aprovados para seguir trabalhando em 2013.

PREMIAÇÃO – A última semana de trabalho em Teresina, dentro do Festival Nacional, foi um momento especial para o grupo, que conquistou cinco, dos sete prêmios que concorria com o espetáculo Aurora Boreal: melhor espetáculo, melhor ator (Dionízio do Apodi), melhor diretor (Dionízio do Apodi), melhor iluminação (Maxson Ariton e Dionízio do Apodi), além de melhor figurino. Participaram do festival, grupos do Piauí, Ceará, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro. “Nós temos a consciência de que ganhar prêmio não nos deixa maior ou menor que ninguém. Mas é bom ganhar prêmio. Por que não? Mas isto aumenta a nossa responsabilidade, e o resultado disto tudo é que passamos a trabalhar muito mais”, explica o diretor e ator Dionízio do Apodi, um dos fundadores d´O Pessoal do Tarará.

EM NATAL – Nesta semana de comemorações o grupo volta a Natal, capital do RN, para apresentar o seu mais novo espetáculo, Aurora Boreal, na Casa da Ribeira, nos dias 16 (sexta-feira), 17 (sábado), e 18 (domingo), sempre às 20h, com ingresso popular, custando R$ 10,00 (dez reais). “Convidamos os natalenses para apreciarem este espetáculo, e os mossoroenses que residem na capital também, pois sabemos que este trabalho é importante para o momento em que nossa sociedade vive”, destaca o ator Antônio Marcos.
O outro novo espetáculo do grupo, Sem Palavras, também se apresentará na Casa da Ribeira, só que nos dias 23, 24 e 25 deste mês, mas sempre nos mesmos horários e valores de ingressos, populares. “sabemos que tem muita gente em Natal que curte o nosso trabalho, e queremos ver a Casa da Ribeira cheia, durante os dois próximos finais de semana. Será o presente que Natal pode nos dar”, explica Antônio Marcos. Estas apresentações na Casa da Ribeira, integra o Edital Cena Aberta Nordeste, da própria Casa, sendo fruto do Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro da Funarte e Ministério da Cultura.

FORMAÇÃO – De 20 a 23 deste mês, outra parte do grupo viaja para Juazeiro do Norte, no Ceará, onde ministra uma oficina de formação artística, baseada nos processos de montagens que o grupo viveu ao longo desta década. A ação acontecerá no CCBNB daquela cidade, numa parceria com o Banco do Nordeste. “Já tivemos em Juazeiro diversas vezes com os nossos espetáculos, mas agora vamos levar formação, de acordo com os processos que trabalhamos”, afirma Dionízio do Apodi.

SEDE NOVA – Dia 30 deste mês é a data marcada para, dentro desta programação de aniversário, O Pessoal do Tarará inaugurar a sua nova sede, no início do bairro Abolição III, com espaço de encenação e capacidade para 60 pessoas. A inauguração acontecerá com o espetáculo Sem Palavras, que cumprirá dois dias de apresentações, com preços populares. “Nosso espaço servirá também aos grupos de Mossoró, que poderão cumprir temporadas num espaço aconchegante, compacto, com possibilidades dos artistas de teatro desenvolverem o seu ofício. Estamos felizes com esta conquista, e convidamos Mossoró para abraçar este nosso projeto, frequentando-o, pois terá uma programação semanal”, afirma o ator Maxson Ariton.
Para o novo espaço do grupo, que terá a sala de apresentações chamada “Rosi e Ludmila”, o grupo prevê a estréia de Aurora Boreal (ou Casca de Noz) em Mossoró, no dia 7 de dezembro, como espetáculo montado através dos recursos do Prêmio Fomento à Cultura, da Prefeitura de Mossoró. “É um espetáculo que já nos deu muita felicidade, apesar de jovem, nos levando para Natal, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro e Teresina, mas queremos apresentar na nossa terra, para que os nossos conterrâneos possam ver este novo trabalho, feito com tanta dedicação”, destaca Maxson Ariton. 

INTERCÂMBIOS – Em dezembro O Pessoal do Tarará faz intercâmbios com grupos de João Pessoa (PB). Já no início do mês, o grupo Alfenim visitará Mossoró para apresentar um espetáculo na nova sede do grupo, fazer uma intervenção na rua, na Praça do Portal do Saber, na Baixinha. Em seguida o grupo viaja para João Pessoa, onde apresentará Aurora Boreal e Sem Palavras no espaço do grupo Piollin, além de fazer intercâmbio, também, com o grupo Os Fodidários. “Estamos ansiosos para realizarmos estes intercâmbios, pois serão os primeiros encontros destes grupos, e que não temos dúvidas, que se transformarão em grandes parcerias”, afirma a integrante Aninha Nunes.

NOVOS PROJETOS – Mesmo com muita coisa ainda para realizar em 2012, O Pessoal do Tarará, através da aprovação de projetos e início de novas parcerias, já começa a desenhar um 2013 com muito trabalho, a exemplo de todos estes anos. “Temos um projeto que já estamos para começar, com o Fórum de Mulheres Deficientes de Mossoró, através do Programa Banco do Nordeste de Cultura, com patrocínio do Governo Federal, BNDES e Banco do Nordeste. Já na semana passada aprovamos um outro projeto junto a Funarte, do Ministério da Cultura, onde vamos levar o espetáculo Sem Palavras e uma oficina a 10 municípios da região”, explica outro integrante do grupo, Igor Moreira.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Pessoal do Tarará faz nova temporada no RJ

Clique na imagem para melhor visualização



O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará inicia nesta sexta-feira (19) mais uma temporada de apresentações no Rio de Janeiro, com os espetáculos Aurora Boreal e Sem Palavras. Estas apresentações fazem parte da programação de aniversário de 10 anos do grupo, iniciada em janeiro deste ano com o projeto Teatro em Domicílio, passando por uma série de atividades, e que culminará em novembro, com outra série de novidades, no mês de aniversário do grupo. As apresentações no Rio de Janeiro acontecem no Centro Cultural Correia Lima, no bairro do Catete, sempre a partir das 20h, com a apresentação de dois espetáculos, sendo um seguido do outro, nos dias 19, 20, 26 e 27 deste mês.

“Estamos felizes, trabalhando muito, e queremos mostrar este trabalho ao maior número de pessoas possível. Esperamos ter nestas apresentações, casa cheia, como foi na nossa última passagem por aqui. Temos muitos amigos no Rio de Janeiro, pessoas que admiram o nosso trabalho, e sabemos que precisamos estar sempre superando o que já fizemos. Prometemos ao nosso público, espetáculos que dizem algo para o mundo, que colaboram com a sua mudança, e tudo isso com a qualidade que é característica d´O Pessoal do Tarará”, explica o ator e diretor Dionízio do Apodi.

Aurora Boreal (60min) - É um texto de Dionízio do Apodi, que atua e assina a direção do espetáculo. Um monólogo de caráter existencialista, em que a fidelidade a si mesmo é a luta mais ferrenha que o indivíduo trava. Trabalho onde ‘O Pessoal do Tarará’ investe em uma dramaturgia própria, mas com o espetáculo influenciado pelo Teatro Pobre de Grotowski. O grupo não quer fazer defesa do Teatro Pobre, mas parte dele, quando o mesmo diz que “no teatro, que tudo saia do ator”. Nesta montagem o grupo experimenta isso. Não há qualquer muleta, qualquer efeito, a não ser a presença do próprio ator.

Sem Palavras (50min) – Com atuação de Antônio Marcos e Maxson Ariton e direção de Dionízio do Apodi. É um espetáculo onde ‘O Pessoal do Tarará’ dá continuidade ao seu projeto de pesquisa, em cima de uma dramaturgia do corpo, onde abre mão da linguagem verbal, sendo a conclusão de uma pesquisa iniciada num outro espetáculo do grupo: ‘O Pulo do Gato’ (2009). São vários quadros, em uma comédia com tom de desenho animado, sendo influenciado pelos desenhos do Pateta, do Tom e Jerry, e da revista em quadrinho. Todas estas influências podem ser percebidas nos corpos dos atores.  

“Queremos convidar, os inúmeros mossoroenses que residem no Rio de Janeiro, pois sempre que estamos no Rio de Janeiro, sabemos que somos responsáveis por reunir um bom grupo de pessoas de Mossoró, o que acaba deixando o clima bem familiar. E convidamos também os que não são de Mossoró, mas conhecem o nosso trabalho, bem como os que não conhecem também. Ver O Pessoal do Tarará significa ver um grupo de teatro nordestino, com trabalho sério e de qualidade”, explica o ator Maxson Ariton.




quinta-feira, 4 de outubro de 2012

O Pessoal do tarará na Uern


Na próxima terça-feira, 9, O Pessoal do Tarará participará do projeto Intervalo Cultural, da UERN, com o espetáculo ‘Sem Palavras’, que será apresentado (parte dele) nos intervalos do Campus Central, pela manhã e pela noite. 

Sem Palavras é uma comédia onde O Pessoal do Tarará dá prosseguimento ao seu projeto de pesquisa, em cima de uma dramaturgia do corpo, onde abre mão da linguagem verbal. 

Com atuação de Antônio Marcos e Maxson Ariton, e direção de Dionízio do Apodi, este trabalho, apesar de ser recente, já tem em seu currículo apresentações em Fortaleza (CE), Natal, Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), sendo elogiado por onde passa, como um rico trabalho de ator, já que este é o carro-chefe d´O Pessoal do Tarará.


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

José Dumont fala sobre Aurora Boreal d´O Pessoal do Tarará

Queridos leitores, é com imensa satisfação que compartilho com vocês este  vídeo em que um dos nossos maiores atores brasileiros, José Dumont*, fala sobre o novo espetáculo do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, "Aurora Boreal", que tem dramaturgia, concepção cênica e interpretação de meu querido amigo e conterrâneo Dionízio do Apodi. José Dumont assistiu ao trabalho recentemente no Rio de Janeiro, onde o grupo se encontra até o dia 28 deste mês. Em breve Aurora Boreal será apresentado em Mossoró (RN), cidade de origem do grupo.



* O nordestino José Dumont é considerado um dos maiores atores do Brasil, com uma larga trajetória no cinema - Morte e Vida Severina, Narradores de Javé, Kenoma, Abril Despedaçado, O Homem que virou Suco, Memórias do Cárcere, A Hora da Estrela, 2 filhos de Francisco, dentre tantos.


terça-feira, 24 de julho de 2012

Artistas decretam estado de calamidade pública na cultura do RN‏

Os artistas mossoroenses, representando vários grupos culturais da cidade, realizaram na última sexta-feira (20) um protesto pelas ruas da cidade de Mossoró. Vestidos de preto, eles declararam luto e "Estado de calamidade pública da cultura mossoroense".

Em carta aberta, postada nas mídias sociais, os artistas exigem mudanças na política de incentivo cultural tanto nas esferas municipal como estadual e citam o caso do Museu Lauro da Escóssia, fechado há doze anos, e do Teatro Lauro Monte, que se encontra fechado há quatro anos.


Os organizadores do protesto cobram ainda mais investimentos na cultura, com apoio aos artistas e não apenas o foco em grandes eventos. Os governos de Mossoró e do Estado são cobrados.

Abaixo o vídeo oficial do manifesto dos artistas:





Eis na íntegra a carta aberta:

Mossoró, 20 de julho de 2012

Queremos, oficialmente, decretar, a partir desta data, 20 de julho de 2012, “estado de calamidade pública da cultura mossoroense” e do “Estado do Rio Grande do Norte.”

Gritamos para os mossoroenses, potiguares e para as demais tribos brasileiras, que a atual situação de nossa cultura é vexatória, humilhante, desprezível, cruel e discriminatória. Os  fazedores de cultura de Mossoró-RN estão sendo mal tratados pelos poderes públicos municipal e estadual.

O poder público de Mossoró vem tentando fazer a população mossoroense e até mesmo os próprios artistas acreditarem que vivemos numa cidade que respira arte, e que temos um movimento cultural apoiado pela Prefeitura. Nós estamos aqui para contestar, protestar e dizer que todo este alarde não passa de uma grande MENTIRA.

Mossoró hoje possui apenas uma política de eventos. Caracterizada pelos grandes espetáculos ao ar livre e pelo total desprezo aos que fazem espetáculos de teatro, de dança, de música, publicam livros, dançam quadrilhas juninas, os povos de terreiros, os capoeiristas, os das artes plásticas e visuais, que de forma independente realizam seus trabalhos dentro de seus grupos artísticos, e até mesmo os que trabalham individualmente. O acesso aos eventos como “Chuva de Bala no País de Mossoró” e “Auto da Liberdade” se dão apenas mediante a preferência e gosto pessoais dos que comandam politicamente a cidade.

Do poder público municipal, queremos re-clamar do Museu Lauro da Escóssia, que mesmo sendo o único da cidade, encontra-se fechado desde o ano 2000; da Biblioteca Pública Ney Pontes Duarte, com seu acervo atrasado e que por incrível que pareça ainda usa uma máquina de datilografia com teclas quebradas para registrar seus novos filiados; da coleção Mossoroense, que já ostentou o título de maior publicadora de livros do país, e que hoje sofre por falta de apoio; da situação das quadrilhas juninas, que foram praticamente exterminadas dos bairros da cidade, em função de um evento que atualmente conta apenas com as duas últimas remanescentes; da condição dos pequenos artesãos que precisam de espaço adequado para comercialização de seus produtos; da situação de coadjuvantes que se encontram os músicos da cidade, que assistem corais, bandas e profissionais de outras praças protagonizando os grandes eventos promovidos pelo poder público mossoroense, com pouquíssimo direito de participação; da espera das escolas de samba que são enganadas com um pretenso apoio para um carnaval que não existe, mas que a mídia patrocinada pelo poder faz acreditar que exista; do descaso com o patrimônio histórico de Mossoró, que está sendo destruído sem dó nem piedade, acabando com os últimos resquícios de nossa memória arquitetônica; do funcionamento da Escola de Artes, recém-criada, mas que já se caracteriza como espaço eleitoreiro, sem condições mínimas para a formação artística nas áreas que contempla; do acesso ao Teatro Dix-Huit Rosado, que apesar de manter uma programação regular de espetáculos, principalmente de fora, ainda não foi devidamente apropriado pelos artistas mossoroenses; das praças, das feiras e de outros logradouros públicos, que muitas vezes deixam de receber o trabalho dos artistas, devido à arrogância e total falta de sensibilidade e inteligência dos gestores, que enviam aos artistas seus seguranças inibidores de apresentações; do formato atual do Prêmio Fomento, que conta apenas com 160 mil reais divididos para todos os segmentos artísticos, e que só acontece de acordo com a vontade dos administradores.

Da Prefeitura Municipal de Mossoró, EXIGIMOS a ampliação e a valorização do Prêmio de Fomento à Cultura; editais para escolha dos diretores de teatro dos autos mossoroenses, que atualmente estão sendo escolhidos apenas pelo critério da amizade; exigimos ainda apoio para as manifestações artísticas realizadas nos bairros, como forma de descentralizar as ações da Prefeitura, que hoje se concentra apenas no chamado Corredor Cultural; exigimos a valorização dos grupos e artistas de Mossoró, e respeito aos nossos profissionais; exigimos que a Escola de Artes de Mossoró seja devidamente equipada com tablados para dança e sala para teatro e tratamento acústico para as salas de música.  

Em relação ao Governo do Estado que vem, a exemplo do nosso município, também, adotando uma política de grandes eventos, sem nenhuma preocupação com os grupos e artistas independentes, tendo praticamente todas as suas ações voltadas para o fortalecimento e criação de autos e reduzido os editais para montagem e circulação de espetáculos dos grupos.

Paralelo a isso, a Secretária Extraordinária de Cultura do Estado, Senhora Isaura Rosado, diz que está atendendo a um pedido da classe artística, mas o que lembramos são dos nossos inúmeros pedidos para pagamentos dos editais, nos quais dezenas de grupos artísticos foram contemplados, para montagem e circulação, no governo passado, mas que não receberam.

Do Poder Público Estadual, QUEREMOS o imediato pagamento dos prêmios “Lula Medeiros” de Teatro de Rua e “Chico Villa” de Circulação. Queremos a reforma do Teatro Lauro Monte Filho, que atualmente encontra-se fechado e interditado pelo Corpo de Bombeiros desde o ano de 2008, e desde então serve de chiqueiro para pombos e morcegos. Coberto pela poeira, vergonha e hipocrisia dos gestores. Queremos editais para montagem e circulação de espetáculos de teatro, de dança e de música; para a literatura de cordel, para a cantoria de viola, para a publicação de livros, para a programação das casas de cultura, estas sucatas abandonadas em diversas cidades do nosso RN; para a produção das artes visuais e do artesanato; para a produção de CDs, exposições fotográficas, e demais manifestações de nossa cultura, dos mais variados segmentos.

Exigimos a volta do Festival Agosto de Teatro, pensado e realizado pelos artistas deste Estado, mas afogado por mais um evento, imposto pela extraordinária Isaura Rosado, à revelia dos artistas do Estado e seu público.

No plano nacional, também queremos pedir a ministra Anna de Holanda que retome o formato democrático e aberto, que tanto festejamos no Governo Lula da Silva. QUEREMOS a Funarte, “de Antônio Grassi”, atuante e para todo o Brasil.

EXIGIMOS DE TODOS OS PODERES, A PARTIR DE AGORA: TRANSPARÊNCIA, DEMOCRATIZAÇÃO E DESCENTRALIZAÇÃO.

Assim QUEREM E EXIGEM:

Arruaça de Teatro, Companhia Escarcéu de Teatro, Companhia Mythus, Companhia Xaréu de Teatro, Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, Grupo Focart, Coletivo Juízo Torrado Realiza Ações, Pau e Lata, Núcleo de Dança Nilson Torres, Grito dos Excluídos, Carlos José, Rogério Dias, Walter Silva.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Sem palavras no Festival Gastronômico



O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, de Mossoró (RN) se apresenta hoje e amanhã (sexta dia 6 e sábado dia 7), pela primeira vez na cidade de Monte das Gameleiras (RN), dentro da programação do Festival Gastronômico daquela cidade. O Pessoal do Tarará fará duas apresentações de sua comédia 'Sem Palavras', que tem atuação dos atores Antônio Marcos e Maxson Ariton, com direção de Dionízio do Apodi.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Mossoró recebe espetáculo Com Madre neste sábado



O grupo de atores e bailarinos Verdade Gestual apresentará seu espetáculo Com Madre, no próximo sábado (14), às 20h, em Mossoró, na Praça do Portal do Saber, na Baixinha (Abolição I). O espetáculo do grupo natalense cumpre uma temporada de apresentações por algumas cidades, e Mossoró foi contemplada com este projeto, que acontece graças ao Programa BNB de Cultura 2011, que tem patrocínio do BNDES/Banco do Nordeste e Governo Federal.

Com Madre é um espetáculo baseado no conto “Comadre Morte”, de Adolfo Coelho, e que é dirigido por Giovanna Bezerra. A diretora também compõe o elenco, que ainda conta com atores com experiência em outros grupos na capital, como Ênio Cavalcante, Rodrigo Bico, Anádria Rassyne e Silvia Rodrigues. 

O tema do espetáculo surgiu do desejo de entender e compreender melhor a morte e as implicações que nela estão contidas. “Mesmo sendo algo natural e intrínseco de nossa existência, ainda é temido e afastado por muitos. Buscamos como inspiração o conto Comadre Morte, que traz o tema de forma natural e divertida também”, explica a diretora de Com Madre, Giovanna Araújo.

Perguntada sobre os maiores desafios com este trabalho, Giovanna afirma que foi lidar com o próprio preconceito e medo da morte. “Durante o processo tivemos experiências que nem pensaríamos vivenciar, e aprendemos muito também. Penso que hoje olhamos de forma diferente para esse tema. Não há mensagens, nem moral. Há sim o desejo de maior compreensão sobre essa nossa natureza, comenta a diretora.

A DIREÇÃO 
Giovanna Araújo iniciou no balé clássico, migrou para a dança contemporânea e depois para o teatro. Trabalhou com Edson Claro, Diana Fontes, Roosevelt Pimenta, dentre outros. “Tenho tido muitas experiências enriquecedoras. Fiz espetáculos de dança, musical, teatro, e tenho procurado me alimentar com oficinas, leituras, experiências e trocas artísticas. Tenho aprendido a observar mais do que ’falar’, acho que aprendemos mais assim”, finaliza Giovanna.

REFERÊNCIAS 
Além do fato de apresentar seu espetáculo em um espaço utilizado pelo grupo O Pessoal do Tarará, onde passaram grupos artísticos de muita qualidade, quem quiser saber mais informações sobre o trabalho, pode acessar o link no youtube, e conferir algumas cenas deste trabalho: http://www.youtube.com/watch?v=diPBAtlQ2P0.

SERVIÇO:
Espetáculo Com Madre
Direção: Giovanna Araújo
Elenco: Anádria Rassyne, Enio Cavalcante, Giovanna Araújo, Rodrigo Bico e Silvia Rodrigues
Local: Praça do Portal do Saber (Baixinha – Abolição I)
Data: sábado (14 de abril)
Horário: 20h
Entrada Gratuita
Patrocínio: Programa BNB de Cultura 2011 (BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal

Contato: Giovanna Araújo - 9990-8558 ou 9431-7217

segunda-feira, 26 de março de 2012

Programação d´O Pessoal do Tarará

Cena do espetáculo Aurora Boreal


O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará apresenta ‘Sem Palavras’, nesta terça-feira, às 20h no Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras (PB), dentro de uma ampla programação em homenagem ao Dia Internacional do Teatro, do Governo do Estado da Paraíba. Na sexta-feira, às 20h, na própria sede do grupo em Mossoró, acontecerá um ensaio aberto do outro trabalho intitulado Aurora Boreal, enquanto no sábado O Pessoal do Tarará viaja para Curitiba (PR), onde fará uma série de oito apresentações dos dois novos trabalhos (Sem Palavras e Aurora Boreal) no Teatro Marina Machado. A viagem do grupo para Curitiba conta com a participação decisiva do Banco do Nordeste e Governo Federal. 

Aurora Boreal (ou Casca de Noz) e Sem Palavras (ou Uz Kra D’ku) ainda não estrearam oficialmente. E o espetáculo Aurora Boreal ainda cumpre o seu processo de montagem até o final de abril, quando estreará e cumprirá temporada em Mossoró. Até lá, alguns profissionais ainda chegarão a Mossoró para trabalhar aspectos técnicos da montagem (Robson Haderchpeck, Mayra Montenegro e Rodrigo Silbat). Aurora Boreal (ou Casca de Noz) foi um espetáculo aprovado no Prêmio Fomento, da Prefeitura Municipal de Mossoró. “Desde o início do ano, que resolvemos fazer uma série de ensaios abertos, o que tem feito o trabalho crescer muito, porque já estamos testando o que funciona e o que não funciona, com o público participando. Estamos felizes porque é um trabalho que já conta com uma experiência, e nem ao menos estreou”, explica o diretor Dionízio do Apodi.


Cena do espetáculo Sem Palavras 

O outro espetáculo Sem Palavras também não estreou oficialmente, e a previsão é para maio. “Ainda estamos acrescentando novos quadros. Mas esta coisa de fazer estes testes junto com uma platéia é algo enriquecedor, que acaba contribuindo para uma melhor qualidade em nosso trabalho”, afirma o ator Maxson Ariton.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Programação d´O Pessoal do Tarará

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará abrirá uma programação comemorativa ao Dia Internacional do Teatro (próximo dia 27). A programação começará no sábado (24) com uma apresentação do espetáculo ‘Sem Palavras’, na residência do ator Thiago Bento, no bairro Quixabeirinha, às 20h; no domingo (25), ‘Sem Palavras será apresentado na residência do ator Plínio Sá, no Abolição III, também às 20h. As apresentações acontecem dentro do projeto Teatro em Domicílio.

Segunda e terça-feiras será a vez do espetáculo Aurora Boreal. Este, acontecerá na própria sede do grupo, sempre às 20h, e para assistir a este trabalho, as pessoas podem enviar um email para opessoaldotarara@hotmail.com.br (tem este ‘br’ mesmo, gente), dizendo que quer assistir ao espetáculo, e ao mesmo tempo informar em qual dos dois dias. O grupo irá retornar o email convidando para a apresentação, que será gratuita. Para estes dias, o grupo receberá um público seleto, composto por 40 pessoas.

O Pessoal do Tarará em Cajazeiras – Ao mesmo tempo em que o espetáculo Aurora Boreal estiver sendo apresentado em Mossoró, na terça-feira (27), outro espetáculo do grupo (Sem Palavras) estará no Teatro Íracles Pires, em Cajazeiras (PB). “Sempre foi um sonho nosso fazer trabalhos diferentes, ao mesmo tempo, em cidades distantes, como faz o Cirque du Soleil. Ainda este ano teremos mais dois espetáculos que também seguirão esta linha. Estamos eufóricos com isso”, destaca o ator Maxson Ariton. 

O Pessoal do Tarará em Curitiba - Os espetáculos ‘Sem palavras’ e ‘Aurora Boreal’ ainda não estrearam oficialmente, mas ambos estarão cumprindo uma série de apresentações em Curitiba (PR) de 1° a 4 de abril, no Teatro Marina Machado, e para isto conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e Governo Federal. “Queremos agradecer ao Banco do Nordeste que ajudou o nosso grupo a construir esta pequena trajetória de quase 10 anos”, afirma o ator e diretor Dionízio do Apodi.

Aurora Boreal (50 minutos)
Dramaturgia, direção e atuação: Dionízio do Apodi
Supervisão: Maxson Ariton

Sem Palavras (40) minutos)
Atuação: Antônio Marcos e Maxson Ariton
Direção: Dionízio do Apodi


O que dizem sobre os novos trabalhos:
Aécio Cândido – vice-reitor da UERN: “Um texto de Dionízio do Apodi, jovem diretor do grupo e ator, um monólogo de caráter existencialista, em que a fidelidade a si mesmo é a luta mais ferrenha que o indivíduo trava, e um espetáculo de mímica realizado pelos atores Antônio Marcos e Maxson Ariton. O texto de Dionízio se chama ‘Casca de Noz’ ou ‘Aurora Boreal’ e o espetáculo de mímica, ‘Sem Palavras’.
O espetáculo do Tarará é muito bonito. Dionízio ainda encara com timidez o título de dramaturgo (confessa isto em entrevista ao Poranduba, jornal eletrônico de Mossoró - http://jornalporanduba.com ), mas com este texto ele já se inclui entre os maiores autores de teatro do Rio Grande do Norte. É um texto maduro, dramaticamente denso, poético e profundamente emocionante. Provoca uma alegria imensa constatar que temos na praça um novo escritor, e de grosso calibre”.

Elilson Batista – blog Rapadura Cult: “Assisti ontem ao espetáculo teatral Sem Palavras, com os artistas Maxson Ariton e Antônio Marcos, dirigido por Dionísio do Apodi, na residência do artista plástico e poeta Rogério Dias. Posso afirmar, com palavras: belo, comovente, criativo. Bravo, bravíssimo.
A iniciativa de O Pessoal do Tarará, grupo teatral mossoroense, com esse Teatro em Domicílio, é aproximar, de forma mais íntima, no aconchego do lar, o público com o espetáculo, com os artistas.
Nessa primeira fase do projeto, temos os espetáculos Sem Palavras e Aurora Boreal.
Que venha em breve outras apresentações!”

Para mais informações sobre os espetáculos e o trabalho do grupo, podem acessar o Facebook O Pessoal do Tarará, o twitter @pessoaldotarara, ou ainda ver cenas dos espetáculos no canal www.youtube.com/opessoaldotarara.
O Pessoal do Tarará
Rua Rodrigues Alves, 1012, Baixinha (Abolição 1) – Próximo ao portal do Saber
(84) 8726-4008; (84)9953-0460

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Nove anos de O Pessoal do Tarará

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará comemora os seus nove anos de fundação nesta sexta-feira (25), às 20h, na Praça do Portal do Saber, na comunidade da Baixinha, no conjunto Abolição I. O grupo fará um ensaio aberto ao público de seu espetáculo "Uz Kara D'ku". O Pessoal do tarará foi fundado em 13 de novembro de 2002, e retoma o seu contato com o público mossoroense, mais especificamente, de sua comunidade, depois de quase um ano sem apresentar em Mossoró. 'Uz Kara D´ku' é uma comédia, que não faz uso da linguagem verbal, e conta com atuação de Antônio Marcos e Maxson Ariton, e tem direção de Dionízio do Apodi.

Vamos dar boas gargalhadas juntos!

Abraços d´O Pessoal do Tarará

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Tarará completa nove anos de fundação e lança publicação

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará lança mais uma edição de sua publicação. Esta edição, número oito, enfoca o projeto A Construção da Cena, realizado pelo grupo durante este ano, em cinco cidades da região: Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís, Umarizal e Upanema, através do Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal. A publicação teve tiragem de dois mil exemplares, e é distribuída gratuitamente, para artistas, grupos artísticos, instituições, e interessados no tema.

Mais que um relato do que foi o projeto em cada uma das cidades, a publicação dá um panorama de como andam as atividades artísticas em cada uma das cidades. “Um projeto como este deixa muitos frutos na cidade em que é realizado através da formação e aperfeiçoamento técnico de artistas, como para outras cidades que tomam conhecimento das ações, e principalmente, conhece formas alternativas de manutenção da arte em pequenas cidades, da região”, explica o ator e diretor do grupo, Dionízio do Apodi.

Os integrantes do grupo puderam conhecer melhor realidades já vistas em projetos anteriores, como foi o caso de Apodi, onde O Pessoal do Tarará desenvolveu outros projetos ao longo de sua trajetória; e iniciar intercâmbios novos, como foi o caso de Janduís, onde o grupo ainda não havia passado com ações. “Ficamos bem impressionados com Janduís, que tem seus problemas na área, mas que o movimento é muito vivo através dos grupos artísticos. Em Janduís, cada grupo tem uma sede exclusiva para guardar os seus materiais, e logo na entrada da cidade existe um pórtico com as caras da comédia e da tragédia, que representam o teatro. Não dou notícia se existe outra cidade no Brasil que tenha o teatro como marca, na entrada da cidade”, explica Dionízio.

O Pessoal do Tarará, começou o projeto em julho deste ano, e a primeira cidade a ser visitada foi Upanema. “Upanema está à frente de muitas cidades de nosso estado, e trata a cultura com bastante seriedade, através de sua secretária, Dona Ana, que na verdade é uma operária, que põe a mão na massa pra fazer as coisas acontecerem, comando um grupo grande de crianças, adolescentes e jovens, que têm aulas de teatro, dança e música”, explica o ator Maxson Ariton.

“Upanema tem um espaço excelente para apresentações artísticas, ainda não equipados para grandes apresentações, mas falta muito pouco para isso, porque o espaço existe, é confortável para o público, palco grande, e outras cidades poderiam seguir o exemplo, inclusive as que têm Casas de Cultura, investirem em manutenção”, afirma o ator Antônio Marcos.

Janduís, Apodi e Umarizal possuem Casas de Cultura, e estas estão se deteriorando, porque o poder público não investe em manutenção. “Orientamos sempre, que os grupos artísticos possam movimentar estas casas, e que não esperem pelo poder público, porque ele não vai se preocupar com as casas mesmo. Mal feitas ou não, as Casas de Cultura são espaços que precisam e devem ganhar utilidade. Os artistas são os verdadeiros donos dela”, afirma Dionízio.

TARARÁ EM JOÃO PESSOA – Através de seu diretor Dionízio do Apodi, o Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará será representado no Festival de Teatro da Paraíba, de 12 a 19 deste mês. O diretor do grupo mossoroense será um dos jurados do festival, e assistirá a 14 espetáculos, além de participar de debates sobre cada trabalho apresentado.

TARARÁ NOVE ANOS – O Pessoal do Tarará chega aos nove anos de existência no próximo domingo, dia 13. Para comemorar os nove anos o grupo está preparando uma programação especial, que será divulgada nos próximos dias. O Pessoal do Tarará tem dois espetáculos novos para estrear, mas está estudando as melhores datas, para fazer uma programação marcante. “Queremos um momento especial com o nosso público de Mossoró. Faz um ano que não apresentamos na cidade, e por isso queremos fazer algo que marque esta passagem de 9 anos, tão importante, e onde já começamos a pensar nos 10 anos d´O Pessoal do Tarará”, conclui Maxson Ariton.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Pessoal do Tarará abre inscrições para oficinas de teatro

O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará está com inscrições abertas para uma oficina de teatro, intitulada “O Ator Absoluto” com o ator e diretor Dionízio do Apodi. Os trabalhos acontecerão na própria sede do grupo (à Rua Rodrigues Alves, 1012 – próximo ao Portal do Saber), às terças e quintas feiras, das 18h às 21h30, a partir da próxima terça-feira. O Pessoal do Tarará disponibilizará apenas dez vagas, que poderão ser preenchidas com pessoas com ou sem experiência em teatro. A oficina “O Ator Absoluto” acontecerá em oito encontros (25 e 27 de outubro; 8, 10, 22, 24 e 29 de novembro, e 01 de dezembro). As pessoas interessadas podem entrar em contato, pelo telefone 3314-9078, das 14h às 18h, com Aninha Nunes, para receber mais informações.


“Esta oficina é mais uma vontade do grupo, em estar próximo de tanta gente que quer alguma vivência conosco. Como é um projeto próprio, sem apoio, porque fazemos como colaboração ao desenvolvimento do teatro na cidade, só temos condições de receber dez pessoas, e por isso pedimos comprometimento aos inscritos. Faremos uma seleção entre os inscritos. Só participará quem tiver condições de presenciar todos os encontros e ser pontual. Faz tempo que não ministro esta oficina, e por isso estou com muita vontade de encontrar gente nova, e tenho esperança de formarmos uma turma com muita vontade, para trabalharmos, pensarmos e falarmos sobre teatro”, explica o diretor Dionízio do Apodi.


“O Ator Absoluto” constitui uma série de exercícios e temas sobre o trabalho do ator, desenvolvidos através das direções, e da própria atuação em espetáculos, por Dionízio do Apodi. “Eu sempre falo que o elemento mais importante do teatro é o ator. Ele não pode faltar, e por isso ele precisa ser pleno, absoluto em cena. Muita gente acaba aceitando um bom diretor como sinônimo de um bom espetáculo, e não é. Não adianta ter um cenário grandioso, figurinos sofisticados, luz cheia de efeitos, se não tivermos o ator consciente de seu papel. E é isso que trabalhamos. Para um ator absoluto, basta alguém para assisti-lo. Isto é suficiente para um teatro pleno, vivo, único”, destaca Dionízio do Apodi.


A CONSTRUÇÃO DA CENA – O Pessoal do Tarará concluiu a etapa de trabalho nas cidades contempladas com o projeto A Construção da Cena, realizado através do Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal. Foram cinco cidades visitadas (Upanema, Apodi, Umarizal, Janduís e Governador Dix-Sept Rosado), e que receberam oficinas de formação artística, intitulada A Construção da Cena.


Agora, O Pessoal do Tarará parte para outra etapa do projeto, que é a produção de uma revista e de um documentário a partir do trabalho que foi realizado em cada cidade. Até o final deste mês, o grupo disponibilizará este material gratuitamente, para artistas, grupos, instituições, jornalistas, bibliotecas comunitárias. “É uma forma de mapear a cultura do nosso Estado, e de o povo saber que muita coisa é feita nas cidades, mesmo sem quase que apoio nenhum”, destaca o ator Maxson Ariton, responsável pelas oficinas nestas cinco cidades.


A oficina faz parte de um projeto do grupo, em que a experiência adquirida com as montagens de espetáculos, são passadas para interessados em estudar teatro, independente do nível de formação.


ANIVERSÁRIO – E O Pessoal do Tarará já prepara uma série de atividades em comemoração aos nove anos do grupo, que foi fundado no dia 13 de novembro de 2002. Espetáculos novos, temporadas em Mossoró e em outras cidades, estão previstas, e começarão a partir do próximo mês. “Nos preparamos o ano inteiro, para termos novamente este momento com o público. Já estamos quase chegando, e por isso estamos ansiosos. A última apresentação que fizemos em Mossoró foi em dezembro do ano passado. Passamos por dificuldades, mas sempre trabalhando da maneira correta, nos doando ao máximo, renovamos o repertório, e queremos nos encontrar, mais uma vez, com Mossoró. Divulgaremos a programação de aniversário até o final do mês”, afirma o ator Antônio Marcos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A Construção da Cena em Governador Dix-Sept Rosado


O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará finaliza esta semana, o projeto A Construção da Cena, que executa ações na cidade de Governador Dix-Sept Rosado. O projeto, aprovado no Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Governo Federal e Banco do Nordeste, executa ações em Governador Dix-sept Rosado até a próxima sexta-feira (7), e nesta etapa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Governador Dix-sept Rosado.


“Este projeto não é nosso apenas. É das cidades também, porque é um incentivo aos grupos artísticos da região, que enxergam nesta oficina, uma capacidade de reciclagem e formação”, explica o ator Maxson Ariton.


A Construção da Cena é um projeto para cinco cidades da região: Upanema, Apodi, Umarizal e Janduís, além de Governador Dix-Sept Rosado, a última cidade a ser contemplada, e prevê a realização de uma oficina que aborda exercícios desenvolvidos pelo grupo O Pessoal do Tarará, em seus processos de montagem de espetáculos. “É uma troca de experiências. Não existe uma maneira apenas de se construir a cena, porque nós mesmos temos desenvolvido várias formas, mas o que queremos é passar esta experiência que ganhamos em nosso trabalho diário, e que possa ajudar na descoberta de outros processos, pelos próprios grupos artísticos que participam das oficinas nas cidades”, explica o ator Antônio Marcos.


O Pessoal do Tarará se mostra satisfeito com os resultados até aqui, e empolgado com a possibilidade de contribuir com cidades do Rio Grande do Norte. “Nosso grupo tem compromisso com a qualidade, com a excelência mesmo, porque é isso que buscamos, e tem a preocupação, também, em contribuir com os grupos das inúmeras cidades de nosso Estado, que são tão carentes de apoios. Então, queremos agradecer, também, ao Banco do Nordeste, BNDES e Governo Federal, que através de um programa democrático de acesso às artes possibilita formação em pequenas cidades do interior. Porque apoiar apresentação de espetáculos é mais fácil, porque dá uma visibilidade imediata. Mas formação, os resultados vêm com o tempo, e é isto que esperamos”, destaca o ator e diretor Dionízio do Apodi.


Em cada uma das cidades, O Pessoal do Tarará realiza passa cinco dias, sendo cinco horas de oficinas diárias, totalizando vinte e cinco horas, em cada município. Cada atividade do projeto é registrada através de textos, fotografia e imagens em vídeo, que ajudarão na produção de um documentário e de uma revista, que servirão para divulgar, ainda mais, as ações e os trabalhos artísticos que possuem cada cidade. “A revista e o documentário é algo que nos motiva muito, porque sabemos que estamos registrando a história destes municípios. O seu nascimento artístico, e em outros casos, o seu desenvolvimento. Se a gente não faz isso, tenho certeza que pouca gente, ou quase ninguém, ou ninguém está fazendo. É fundamental registrarmos o que tem estas cidades”, explica Maxson Ariton.


“Descobrimos que em Upanema já existe um trabalho de formação de artistas, capitaneado pela Secretaria de Cultura local, e que serve de exemplo para outros municípios. Em Umarizal, grupos artísticos de rua tentam movimentar a Casa de Cultura, praticamente abandonada pelos poderes públicos. Em Apodi, um pequeno grupo de pessoas que sonham com uma cidade melhor, persiste com muitos esforços, sonhando com oportunidades de crescimento artístico. Em Janduís, é o local onde encontramos a maior organização em termos de grupos, mesmo sem tanto apoio, e temos certeza que ali o movimento não morre porque tem raízes profundas através do Ciranduís e tantos outros. E Governador é o local que estamos conhecendo esta semana”, explica Dionízio do Apodi.


O documentário e a revista, depois de confeccionados, serão distribuídos para escolas, bibliotecas, centros comunitários, artistas, jornalistas e instituições.




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O Pessoal do Tarará chega em Umarizal



Oficina em Apodi
O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará inicia, a partir desta terça-feira (23), a oficina A Construção da Cena, para os artistas da cidade de Umarizal, onde o grupo permanecerá até o próximo sábado, realizando esta etapa do projeto que acontece de forma gratuita graças ao Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal.

A oficina chega de forma gratuita, e tem a carga-horária de 25 horas. “Estamos muito felizes pela oportunidade de conhecer vários grupos artísticos de Umarizal, cidade onde já apresentamos há alguns anos atrás, os nossos espetáculos”, destaca o ator Antônio Marcos.
A Construção da Cena contempla cinco cidades: além de Umarizal, O Pessoal do Tarará ainda desenvolverá outras duas etapas: uma em Janduís (12 a 16 de setembro) e outra em Governador Dix-Sept Rosado (03 a 07 de outubro). O projeto já cumpriu agenda em Upanema (julho passado) e Apodi (no início deste mês).

“A aceitação está acima de nossas expectativas. Em Upanema nos deparamos com uma realidade que nos agradou, porque pegamos uma turma grande, de jovens talentos, que já tinham um trabalho desenvolvido pelo ator Américo Oliveira. E em Apodi, pudemos reencontrar um grupo de pessoas, composto por alguns que participaram de oficinas que já havíamos ministrado antes. A experiência tem sido muito proveitosa e com vários ensinamentos para o próprio grupo”, explica o ator Maxson Ariton.

Oficina em Upanema
A oficina é composta de técnicas de construção de cenas, desenvolvidas pelo grupo O Pessoal do Tarará, ao longo das montagens de seus espetáculos, nestes quase nove anos de existência. “Esta oficina nos dá a possibilidade de vermos como funciona esta técnica com outros grupos, com formações e trajetórias diferentes da nossa. Não existe uma única técnica, correta, certa. Mas existem muitas que são desenvolvidas e que precisam de aprofundamento. Estamos numa fase de muitas descobertas”, afirma o diretor e ator Dionízio do Apodi.

Além das oficinas, o projeto tem um caráter documental, já que serão confeccionados, após a realização de todas as etapas nas cidades, um jornal e um documentário, que juntos formarão um canal de informação e debate, para artistas, estudantes e professores de artes.



Informações: Assessoria de Comunicação d'O Pessoal do Tarará

terça-feira, 9 de agosto de 2011

O Pessoal do Tarará realiza projeto e prepara novos espetáculos

Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará
           

                  
O Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará tem se deparado com grande aceitação de seu projeto de formação em cidades do interior do Rio Grande do Norte, como é o caso de A Construção da Cena, que já percorreu as cidades de Upanema e Apodi, e agora chegará em Janduís, Umarizal e Governador Dix-sept Rosado, dentro do Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do BNDES, Banco do Nordeste e Governo Federal.



                Diferente dos últimos projetos do grupo, em que muitas apresentações eram realizadas com um repertório variado de espetáculos, este contempla formação artística. A Construção da Cena consiste na realização de oficinas baseadas nos processos de montagem de espetáculos que O Pessoal do Tarará realiza ao longo de seus quase nove anos de existência. Cinco cidades são contempladas (Upanema, Apodi, Janduís, Umarizal e Governador Dix-sept Rosado, e em cada uma delas o grupo passa cinco dias, realizando um trabalho de 25 horas diárias, totalizando 25 horas de oficina, para cada local.

“Sempre tivemos muita vontade de passar nas cidades apenas trocando experiências através de oficinas, sem apresentações de espetáculos. Porque quando estamos apresentando, acabamos sem muito tempo para conhecer a realidade das cidades, da forma que realmente queremos”, explica o ator Maxson Ariton.
Depois de Upanema (13 a 17 de julho) e Apodi (02 a 06 de agosto), O Pessoal do Tarará se prepara para a próxima etapa, que será em Janduís, a partir do próximo dia 23. “Estamos ansiosos em chegar em Janduís, porque será a nossa primeira vez nesta cidade, que tem uma tradição tão grande de grupos artísticos, e é tão respeitada em nosso Estado pela história de luta que seus grupos têm”, destaca o ator e diretor Dionízio do Apodi.
                A Construção da Cena chegará ainda em Umarizal (12/09/2011 a 16/09/2011) e Governador Dix-Sept Rosado (03/10/2011 a 07/10/2011). Após a realização das etapas nas cidades, o grupo finalizará um documentário e uma revista, que está sendo produzida a partir da experiência do grupo, em cada uma destas cidades.

CIRCULANDO – O ator e diretor Dionízio do Apodi, encontra-se em Teresina (Piauí), participando do Festival Nacional de Teatro daquela cidade, como um dos jurados do concurso em que o grupo, em sua última participação em 2008, ganhou sete premiações. O festival reúne artistas de várias regiões brasileiras, e por isso a importância de ter uma pessoa assistindo, debatendo e participando ativamente do que está acontecendo de mais importante na cena brasileira. O festival acontece até o próximo domingo. Em seguida, Dionízio do Apodi embarca para o Rio de Janeiro (RJ) onde participará, também, de outra programação.

NOVOS TRABALHOS – Muito em breve O Pessoal do Tarará estreará seus novos espetáculos. Dois trabalhos são montados pelo grupo, no momento: o drama Casca de Noz, que segue com uma agenda de ensaios abertos, sendo montado a partir de um processo onde se escuta a opinião do público, e a partir dele a montagem se modifica. Este trabalho também está sendo montado numa versão em inglês, pelo grupo, já que O Pessoal do Tarará se prepara para uma experiência internacional, em breve; e a comédia Sem Palavras, onde o grupo, mais uma vez chega a um trabalho sem a utilização da linguagem verbal. Os dois trabalhos já tem temporada prevista em São Paulo.

NOVO SITE – O novo site do grupo, na internet, está sendo produzido para entrar no ar nos próximos meses, com muitas novidades. “Estamos preparando a nossa página para comemorarmos os nove anos do grupo. Está ficando muito bonita, e por isso pedimos um pouquinho de paciência às pessoas que gostam de nosso trabalho, porque estamos trabalhando para melhorarmos”, finaliza o ator Antônio Marcos.





segunda-feira, 1 de agosto de 2011

O Pessoal do Tarará em Apodi‏

 
 
A Construção da Cena. Este é o projeto do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará que chega em Apodi, nesta terça-feira (02), estendendo-se até o próximo sábado. O projeto, que está dentro do Programa BNB de Cultura 2011, com patrocínio do Governo Federal, BNDES e Banco do Nordeste, consiste em visitar cinco cidades da região, levando oficinas de formação teatral, de forma gratuita, para artistas e grupos de cada cidade.
 
Há duas semanas O Pessoal do Tarará realizou a primeira etapa na cidade de Upanema, e lá conheceu a realidade artística da cidade. “Em Upanema percebemos que já existe um trabalho sólido, e que precisa ser mantido. No caso, nossa ida a estas cidades acontecem como forma de intercâmbio, porque também queremos conhecer a realidade de cada cidade”, explicou o ator Maxson Ariton.
 
Já a cidade de Apodi, onde o grupo ministra as oficinas a partir desta terça-feira é uma velha conhecida do grupo. “Já conhecemos a realidade de Apodi, porque já fizemos muitos projetos por lá, e a maior parte deles com o patrocínio do Banco do Nordeste. Sempre colocamos a cidade, porque gostamos dela, e é uma forma de estar mantendo um laço tão forte”, destaca o ator Antônio Marcos.
 
Além de Upanema e Apodi, O Pessoal do Tarará percorrerá ainda, neste mês de agosto, as cidades de Governador Dix-Sept Rosado, Umarizal e Janduís. “Destas, só não conhecemos Janduís, mas sabemos que é uma das cidades do Rio Grande do Norte com grande representatividade no teatro. Sabemos da luta dos grupos daquela cidade, e por isso, estamos querendo muito conhecer esta realidade”, completa Dionízio do Apodi.
 
A Construção da Cena é um projeto que além de oficinas de teatro, contempla outras artes, como a fotografia, o vídeo e a literatura. “Estamos registrando tudo em fotografia, vídeo e literatura, para que ao final do projeto possam ser confeccionados um jornal e um documentário. Esta é uma forma que O Pessoal do Tarará tem de divulgar os seus projetos, mesmo depois deles serem executados”, explica o ator Igor Moreira.