A equipe que produziu o curta-metragem "O Poeta e a Bicicleta" comemora a aprovação do filme para participar da mostra competitiva do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa que acontecerá de 26 de abril a 1º de maio no cinema São Jorge em Lisboa, Portugal.
O filme O Poeta e a Bicicleta foi um dos cinco documentários de curta-metragem produzidos como conclusão do projeto Curta Mossoró, realizado em 2010. Gravado em Mini DV, o filme é um documentário sobre o poeta Antônio Francisco, considerado um dos maiores poetas populares da atualidade.
Com 12 minutos de duração, o curta-metragem presta uma belíssima homenagem ao poeta mossoroense que também é bacharel em História, e é conhecido como homem simples, cordelista, ocupando desde 2006 a cadeira 15 da Academia Brasileira de Literatura de Cordel cujo patrono é o poeta cearense Patativa do Assaré. O filme mostra a história de Antônio Francisco, que antes de tudo é um cidadão que ama sua bicicleta e a utiliza para diversos fins. O poeta iniciou a sua trajetória no mundo literário aos 46 anos, e até hoje, aos 61, não abandona sua bicicleta companheira de suas andanças. O filme revela uma alma liberta e artística, cuja sabedoria profunda e amor pela natureza são uma emocionante lição de vida para que assiste ao filme. A trilha sonora original foi composta pelo músico Zelito Coringa, da cidade de Carnaubais.
Em pouco tempo o curta-metragem já tem uma carreira de festivais, nacionais e internacionais, e agora a equipe se prepara para viajar a Portugal para acompanhar a mostra competitiva do FESTin. "Será uma ótima oportunidade por proporcionar um contato com a indústria cinematográfica mundial e para o próprio poeta Antônio Francisco, que terá sua obra lançada na Europa", disse Thalles Chaves, um dos diretores do filme.
"Como se trata de um festival itinerante, existe a possibilidade do filme percorrer todos os países que fazem parte da comunidade da língua portuguesa, como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Macau na China," concluiu.
A equipe produtora do curta contou com a participação de Thalles Chaves, que acumula diversas experiências em cinema quando estudou no Rio de Janeiro; de Gustavo Luz, diretor da Editora Queima Bucha e produtor de programas de TV; de Toinha Lopes, que é produtora cultural e trabalha com música, teatro, cinema e TV. O filme também contou com a colaboração de Mario Ilo, formando em Comunicação Social pela Uern e de Raimundo Batista, diretor do estúdio Sonora Pro Music, e das montadoras Edileusa Martins e Ana Lúcia Gomes da produtora Caminhos Comunicação e Cultura, responsável pelo projeto Curta Mossoró.
* A matéria acima foi publicada no Caderno Universo, do Jornal O Mossoroense.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOTA DO BLOG:
Como grande admiradora do Antônio e de sua bela poesia, estou ansiosa para assistir ao filme. Antônio é merecedor dessa homenagem, não apenas por ser um grande poeta, mas principalmente pelo ser humano fantástico que é. Aqueles que já tiveram a oportunidade de conhecê-lo, sabem do que estou falando. É impossível conversar com Antônio e não ficar encantado. Ele parece exercer em nós uma influência mágica, que o digam "meus meninos" da AEL (Academia Estudantil de Letras), que são todos apaixonados por ele.
Aos produtores do curta "O Poeta e a Bicicleta" meus parabéns pelo trabalho que, além dessa indicação, tem recebidos inúmeros elogios tanto do público quanto da crítica cinematográfica.
AEL PAF durante encontro com seu patrono em Mossoró |
Aos produtores do curta "O Poeta e a Bicicleta" meus parabéns pelo trabalho que, além dessa indicação, tem recebidos inúmeros elogios tanto do público quanto da crítica cinematográfica.
Muito interessante e bem merecido. Antonio Francisco é um grande talento. Excelente escrevendo e recitando também. Fico feliz que seu talento seja reconhecido por aí a fora. Ótima matéria!!!
ResponderExcluir