Através da companheira de luta por essa tão relevante causa, Sirlia Lira, tomei conhecimento desta ideia simples, que pode ser adotada em qualquer lugar onde haja gestores verdadeiramente preocupados com a formação de leitores e cidadãos críticos.
Parada Para leitura nos Parques |
Este suporte (na foto acima) faz parte da “Parada Para leitura nos Parques” (PPP), um programa criado, há 10 anos, pelo governo da Colômbia com o intuito de ajudar a promover a alfabetização em todo o país. O programa faz parte da FUNDALECTURA em associação com os parques da cidade.
Atualmente, existem 47 PPP em vários bairros de Bogotá, e um total de 100 em todo o país. Cada “stand” funciona por cerca de 12 horas por semana, sob a responsabilidade de um voluntário (na verdade, eles recebem uma pequena bolsa, mas não é muito).
As PPP's abrem frequentemente durante os fins de semana, e quando em atividade, oferecem serviços de uma biblioteca regulares. O pessoal da PPP organiza algumas atividades (principalmente direcionado as crianças), onde os usuários além de ler e pesquisar, tiram também as dúvidas dos deveres de casa.
Ao ver a foto acima, logo imaginei um... um não... Imaginei vários "stands" desse espalhados por vários pontos da minha Apodi: Praça da Bíblia, Bico Torto, Bacurau I e II, Conjunto IPE, Posto Brasília, Calçadão da Lagoa... Alguns dirão que ando sonhando demais. Talvez sim, já que os nossos gestores dedicam-se tão somente a construir em nossa cidade praças e espaços recheados de bares. E depois ainda nos questionamos porque nossos jovens se envolvem tanto com droga e violência. E eu respondo com outra pergunta: o que andamos oferecendo a eles?
De qualquer forma, fica a sugestão para os candidatos nas próximas eleições. Quem sabe, no futuro, algum deles abrace a ideia de fomentarmos a leitura em nosso povo e torne minha utópica ideia em uma feliz realidade.
"Um país se faz com homens e livros."
(Monteiro Lobato)
Fonte do vídeo: ►. http://www.citytv.com.co/videos/4744/detengase-en-un-paradero-para-libros-para-parques-ppp-este-dia-del-idioma
Mais informações: ► http://www.bilinguallibrarian.com/2010/02/21/paradero-para-libros-para-parques
Nenhum comentário:
Postar um comentário