sábado, 22 de dezembro de 2012

Faça valer a pena!

Um vídeo curto, mas que nos diz muito. São 30 segundos que nos levam a repensar uma vida inteira.



 ANTES QUE SEJA TARDE, FAÇA SUA VIDA VALER A PENA!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Que livro você quer ler antes do fim do mundo?


Amanhã... Como será o amanhã?

Responde rápido pra dar tempo! 

Se hoje for o último dia, que livro você escolheria para ler e esperar o BUM final???



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Professor apodiense é ouro na Olimpíada de LP

O apodiense Ladmires Carvalho, professor de Língua Portuguesa,
é medalha de ouro nas olimpíadas de Língua Portuguesa.


A Educação Pública do Rio Grande do Norte foi um dos destaques da Olimpíada de Língua Portuguesa, que teve o seu resultado final divulgado nesta segunda-feira (10). O Estado conquistou o primeiro lugar em duas categorias. Na categoria Artigo de Opinião, a estudante Taiana Cardoso Novais, da Escola Estadual Professor José Fernandes Machado, de Natal, saiu vencedora com o texto “Natal: Noiva do Sol, Amante da Prostituição”. Ela foi orientada pelo professor Ladmires Luiz Gomes de Carvalho, que já havia conquistado um bom resultado na edição anterior.



Já o primeiro lugar na categoria Poema veio para o estudante Henrique Douglas de Oliveira, da Escola Municipal Ariamiro Germano da Silveira, do município de José da Penha. Orientado pela professora Simone Bispo de Moura Costa, ele escreveu o poema “Ô de casa?!”. Além da medalha, os alunos premiados receberão notebook e impressora. Já as escolas nas quais eles estudam receberão laboratórios de informática com 10 computadores, impressora, projetor e telão, além de livros para biblioteca.

A Olimpíada de Língua Portuguesa premiou os cinco estudantes vencedores nacionais em cada categoria. Na grande final, em Brasília, 38 candidatos concorriam nas categorias Poema, Memórias, Crônica e Artigo de Opinião. Do Rio Grande do Norte, sete estudantes conquistaram espaço na última etapa.

Além de Taiana Cardoso e Henrique Douglas, concorriam Diego Sousa Guimarães, da Escola Estadual Ainda Ramalho, de Mossoró, na categoria Artigo de Opinião; Eridiany Aparecida Gonçalves, da Escola Estadual Tarcísio Maia, de Pau dos Ferros, na categoria Memórias Literárias; Larissa Rebeca Araújo, da Escola Estadual Teônia Amaral, de Florânia; Maria Klívia Melo, da Escola Municipal Professora Nair Fernandes Rodrigues, de Assú, e Vinícius Henrique Silva, da Escola Municipal Elisiario Dias, de São Miguel, todos na categoria Crônica.

Iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, a Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A cada biênio, nos anos pares, o projeto realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, o projeto tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação - CONSED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, e o Canal Futura.
FONTE: da Assecom Educação / RN


NOTA DA PROFESSORINHA

Aluna Taina Cardoso e Professor Ladmires
Fã de carteirinha desse grande professor, encontro-me imensamente feliz e orgulhosa por mais uma conquista desse amigo e conterrâneo. Para mim, surpresa nenhuma receber sempre notícias, como a apresentada acima, de exitosos  feitos desse excelente profissional da educação potiguar. São colegas como esse que nos mostram e nos fazem acreditar numa educação pública de qualidade.

Parabéns, Ladmires!


Convite




Recebendo convite da Cooperativa Cultural Universitária para prestigiar o encerramento das atividades culturais de sua livraria. O evento consiste na apresentação da Orquestra Potiguar de Clarinetas tocando músicas regionais, e celebração dos 100 anos de Luiz Gonzaga.

A Orquestra Potiguar de Clarinetas é um grupo de música instrumental formado por instrumentos da família das Clarinetas e Percussão. Criado em 2008 pelo músico e professor Paraibano João Paulo Araújo no âmbito da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, apenas para oferecer oportunidades de aperfeiçoamento musical através da prática instrumental em conjunto para alunos dessa instituição.

O espetáculo “A Música Nordestina” faz uma homenagem a alguns dos principais compositores de Música Tradicional e Urbana do Nordeste Brasileiro, incluindo músicas do Rei do Baião Luiz Gonzaga. Para a série proposta de Concertos Didáticos, o repertório do grupo será composto basicamente por arranjos de música nordestina, choros, frevos e maracatu. Os arranjos são todos escritos, concebidos e adaptados para a formação do grupo. 


Dia: 14/12 às 11h
Local: NAC, Centro de Convivência Djalma Marinho - UFRN - Natal/RN

Imperdível!!!



Revista Contexto deste mês de dezembro, que chega hoje às bancas, está imperdível! Com matéria especial sobre o artista mais pop do sertão, Luiz Gonzaga, a partir de pesquisa realizadano Exu (PE), pelo jornalista José De Paiva Rebouças


Então, o que você está fazendo aí sentado? Corra! Garanta já a sua! Faça um passeio pelas terras do Exu (PE) e descubra tudo sobre a vida do nosso Rei do Baião.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

BALE realiza III Encontro com Escritores e Leitores



O BALE e II SINATE promovem, no próximo dia 14 de  dezembro, no Auditório do CAMEAM, em Pau dos Ferros, o III Encontro de Escritores e Leitores, no II Ciclo de Conferências do Bale.

O formato do evento privielgia em cada atividade (Encontro e Conferências) um Escritor de Literatura Infanto-juvenil (de outro Estadoda Federação) e um Poeta popular (da Região), onde cada um falará de sua constituição leitora e composição de suas obras. 

No dia 14/12, o encontro será da escritora, atriz e contadora de histórias Cléo Busatto (Curitiba _PR) com o cordelista e compositor musical Zé Pessoa (RN). No segundo momento,  mais três nomes de peso: o jovem poeta jornalista e editor Mário Gerson com seu livro “A noite de luvas brancas” (2011), o acadêmico, editor e jovem escritor Pedro Fernandes com “RETRATOS PARA A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NA PROSA DE JOSÉ SARAMAGO (2012) ” e a Poetisa popular, agente cultural e escritora Maria Carlos Carlos com seu mais novo livro "PROFETAS DO TEMPO" (2012). 

A programação é inteiramente gratuita e indiscutivelmente imperdível. Participe e leve suas crianças para assistirem a esse tão importante evento literário.

Para maiores informações, acesse projetobaleuern.blogspot.com




O sertão dos rafaelenses virou mar e a história já virou filme



Trinta anos depois que o saudoso sertão dos são-rafaelenses virou mar, as águas passadas continuam movendo moinhos. A imagem da antiga São Rafael ainda reside na memória de seus desabrigados. A partir desta constatação, surgiu a ideia de registrar os prejuízos simbólicos e subjetivos sofridos pela população da cidade, em forma de documentário, o que nos possibilita ver o Projeto Baixo-Açu além das paredes concretas da barragem, enxergando nos números, pessoas que represam na memória suas histórias de vida. 

O documentário “São Rafael: águas passadas que movem moinhos” se propõe, pois, a registrar o trabalho de memória realizado pelos personagens na reconstrução do passado que inevitavelmente se atualiza e se reinventa em forma de histórias que revelam subjetivamente a experiência humana.

O documentário tem produção e direção de André Araújo, Anna Oliveira e Ceiça Guilherme, estudantes do 8º período do Curso de Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, sob a orientação do professor Ms. Jucieude de Lucena.

Mais informações, clique aqui e acesse o site do documentário.